Para quem não tem conhecimento, Liam Neeson nasceu na Irlanda. De vez em quando ele grava filmes por lá com temas que são importantes para ele. Um exemplo disso é “Michael Collins: O Preço da Liberdade”, de 1996, ou ainda “Rastros de Justiça”, de 2010. Recentemente, ele lançou outro filme, “Na Terra de Santos e Pecadores”. Apesar de ser do gênero policial/ação, é muito melhor do que os últimos filmes do mesmo gênero que o ator fez. Foi até exibido no Festival de Veneza, embora não na categoria principal. Além de ter uma trama interessante, o filme também apresenta belas paisagens da Irlanda.
A história se passa nos anos 70, durante o período em que o IRA causava violência na Irlanda. Na esperança de deixar para trás seu passado sombrio, o assassino Finbar Murphy leva uma vida tranquila em uma cidade costeira irlandesa, longe da violência política que afeta o resto do país. No entanto, após um atentado fracassado em Dublin, terroristas se escondem na pequena cidade. E quando Finbar descobre que um deles está cometendo atrocidades, ele decide agir. O problema é que uma série de situações o faz ter que escolher entre expor sua identidade e proteger seus amigos e vizinhos.
Minha opinião
É claro que a história não é muito original, mas tudo é feito com cuidado, e ainda conta com atores incríveis. O roteiro e a direção priorizam a apresentação dos personagens e suas motivações para fazer o que fazem. Isso permite que grandes atores como Kerry Condon (de “Os Banshees de Inisherim”), Colm Meaney e Ciarán Hinds desenvolvam empatia com o público. Sem mencionar Jack Gleeson, o Joffrey de “Game of Thrones”, que está completamente diferente do papel que o tornou famoso. Confesso que nem o reconheci. E é claro, Liam Neeson está excelente (ele é sempre um ótimo ator), trazendo humanidade ao seu personagem. Adoro as cenas dele com Ciaran Hinds e os outros moradores locais.
O filme começa com uma cena bem tensa, o atentado fracassado. Há outros momentos de suspense ao longo do filme. E, ao contrário de outros filmes do mesmo gênero feitos por Liam Neeson, não sabemos ao certo quem vai sobreviver. É talvez o melhor filme do ator recentemente.
Nosso blog Geek.etc é a fusão perfeita entre o fascínio pelo cinema, a paixão pelos animes e a dedicação incansável aos melhores seriados, entre outras tantas paixões do universo geek!
Fotos: Reprodução, Divulgação, bloghollywood, Google