Agora lendo: Nobuo Uematsu e Loren Allred criaram “No Promises to Keep” para Aerith, conforme revelado.

Carregando
svg
Abrir

Nobuo Uematsu e Loren Allred criaram “No Promises to Keep” para Aerith, conforme revelado.

março 14, 202418 Min. de Leitura

Para aqueles que estão descobrindo o mundo de Final Fantasy VII Rebirth, esta matéria não contém spoilers da segunda metade da história. Como mostrado no trailer do pré-lançamento no ano passado, o tema musical do RPG de ação, “No Promises to Keep”, é cantado por Aerith no jogo. Porém, nos bastidores, a faixa foi composta por Nobuo Uematsu, o lendário compositor responsável por muitas das trilhas sonoras icônicas da série Final Fantasy, incluindo Final Fantasy VII Remake. A cantora americana Loren Allred emprestou sua voz encantadora para a faixa, enriquecendo ainda mais a bela e trágica história de Final Fantasy VII Rebirth.

Os dois músicos sentaram conosco para uma entrevista exclusiva sobre os bastidores da criação desta famosa balada inspirada em Aerith.


Final Fantasy VII Rebirth: Como Nobuo Uematsu e Loren Allred criaram “No Promises to Keep” para Aerith

Nobuo Uematsu

Nobuo Uematsu é um compositor japonês cuja carreira se destacou em 1986, quando se juntou à Square, um estúdio de videogames baseado em Tóquio. Durante seus 18 anos como compositor para a Square, ele contribuiu em vários jogos, incluindo a série Final Fantasy, Final Fantasy Legend e Chrono Trigger. Em 2004, ele deixou a Square para estabelecer sua própria empresa de produção, a SMILE PLEASE e a Dog Ear Records, onde continuou a trabalhar em diversos projetos musicais para videogames. Em 2020, Uematsu compôs a música tema de Final Fantasy VII Remake, que ganhou o Japan Gold Disc Award de “Trilha Sonora do Ano”. Além de suas renomadas trilhas para videogames, ele alcançou sucesso global produzindo e dirigindo turnês mundiais de orquestras. Recentemente, ele realizou o Nobuo Uematsu conTIKI SHOW, com performances pessoais do próprio Nobuo Uematsu e de sua banda, performances ao vivo com sua banda e uma leitura ao vivo de “The Story of Blik-O”, uma obra original escrita e composta por ele.

Loren Allred

Loren Allred é uma cantora e compositora aclamada por sua incrível performance vocal na música “Never Enough”, que ganhou múltiplos discos de platina, da trilha sonora do filme indicado ao Oscar e vencedor do Grammy, “The Greatest Showman”. Mesmo não sendo muito conhecida pelo público, Loren apareceu no Britain’s Got Talent, em abril de 2022, onde cantou “Never Enough” e recebeu um “Golden Buzzer”, causando impacto na indústria. Loren é considerada uma das maiores vozes da indústria e já colaborou com Michael Bublé, além de ter se apresentado em turnês mundiais com lendas como Andrea Bocelli e David Foster.

Uematsu soube que a voz de Allred era perfeita para a música

: Já que você compôs as trilhas de Remake e Rebirth, o que achou de trabalhar nas trilhas de Final Fantasy VII hoje?

Uematsu: O Final Fantasy VII original foi lançado há 27 anos. Acredito que a música daquela época não ressoaria com os fãs atuais. Portanto, fico grato por ser convidado para voltar a trabalhar nessas trilhas. É uma grande sorte.

Para compor “No Promises to Keep”, que tipo de comunicação você teve com o diretor criativo, Tetsuya Nomura, e o roteirista chefe, Kazushige Nojima?

Uematsu: Acho que os três já tinham uma visão unânime de criar uma balada. Como essa é a minha inclinação típica, eu esperava criar uma balada com as melodias que meu coração desejasse. E todos concordaram no final. Quando assistimos a uma cena conceitual de Aerith cantando, os três concordaram que uma balada clássica seria a melhor escolha.

O Sr. Nomura fez algum pedido específico para a música?

Uematsu: Na verdade, não, pois todos concordamos em fazer uma balada sem problemas. No entanto, ele disse que queria que Loren Allred cantasse a música tema.

Qual foi sua primeira impressão ao ouvir Loren cantar?

Uematsu: Embora eu não a conhecesse na época, percebi imediatamente que ela era perfeita quando ouvi sua voz. Depois ouvi “Never Enough”, de “The Greatest Showman”, e pensei: “Ela é ótima. Ela é quem estávamos procurando!” Mas não podíamos assumir isso antes de contratá-la e saber se ela concordaria.

Qual foi a inspiração por trás de “No Promises to Keep”?

Uematsu: Como é uma balada, eu queria que ela fosse emocionante. Me pediram para escrever a letra de forma que a frase-chave fosse repetida, e foi aí que me lembrei de “Without You”, de Harry Nilsson. Me inspirei nessa música e decidi repetir a frase-chave no refrão.

Loren: “Without You” é uma das minhas músicas favoritas.

Uematsu: Também é uma das minhas. Mas, no final das contas, a frase-chave não foi repetida em lugar nenhum da letra [risos].

Isso quer dizer que você começou a compor sem a letra do Sr. Nojima?

Uematsu: Sim. Primeiro compus a melodia e depois entreguei para o Sr. Nojima e sua equipe. A partir daí, eles criaram a letra. Quando escrevi a música, queria que fosse memorável e que ficasse na mente das pessoas, repetindo a frase várias vezes.

Loren: Então, mesmo que você (Sr. Uematsu) não tenha escrito a letra, você já tinha em mente uma estrutura em que o refrão se repetiria para tornar a faixa mais pop?

Uematsu: Sim, pensei que a repetição faria com que as pessoas lembrassem da música.

Loren: Legal! Que interessante!

Confiando um no outro: como superaram os desafios durante a gravação

Então, Loren, por favor, nos conte como se sentiu quando a Square Enix entrou em contato com você.

Loren: Faz dois anos que recebi um e-mail da Square Enix. No entanto, a mensagem era muito vaga. Eu imediatamente comecei a pesquisar e descobri que era para um novo jogo e que era uma música do Sr. Uematsu. Eu já conhecia o trabalho dele e fiquei animada ao saber que era para a franquia Final Fantasy. Eu já conhecia a personagem Aerith, então isso significava muito para mim.

Qual era sua impressão da franquia Final Fantasy?

Loren: Final Fantasy é uma série de jogos de fantasia com muita imaginação e personagens complexos, e, é claro, eu sabia que o Sr. Uematsu era o compositor. Tanto a história quanto a música são aspectos essenciais do jogo.

Uematsu: Fico feliz que pense assim.

Como você se sentiu quando ouviu “No Promises to Keep” pela primeira vez?

Loren: A melodia era muito marcante. Eu pude sentir os momentos emotivos e épicos da história através da melodia e senti a grandiosidade da música. Pensei como seria incrível experimentar todas essas emoções dentro do jogo. Além disso, sabia que essa seria uma ótima oportunidade para Aerith mostrar sua personalidade interior através da letra, expressando-a aos fãs, já que era a primeira vez que ela cantava.

Uematsu: Esta é a primeira vez que ouço isso, e fico feliz que ela sentiu exatamente o que queríamos transmitir. “No Promises to Keep” é uma música de amor. Eu queria que tivesse uma sensação doce, mas ao mesmo tempo, evocar o sentimento complexo de Aerith ao confessar seus sentimentos. Tentei elevar a música à medida que ela chegava ao clímax, exatamente como Loren descreveu.

Loren: Uma das primeiras coisas que pensei foi o desafio de cantar essa música. Como vocalista, tenho mais facilidade em cantar notas mais altas com a boca aberta para produzir o som “aa”, mas muitas estrofes da música terminavam com o som do “ee” [risos].

Uematsu: Você terá que reclamar com o compositor da letra em inglês [risos].

No que você prestou atenção ao cantar “No Promises to Keep”?

Loren: Eu queria conhecer bem Aerith e também queria mostrar seu relacionamento com Cloud. Então, para canalizar sua personalidade frágil e pura, precisei alterar certos aspectos da minha voz natural para combinar com a personagem.

Loren: Mas também adorei cantar a versão da banda, pois me permitiu ser eu mesma e adicionar mais riffs e elementos divertidos.

Uematsu: Concordo com você. Você parecia se divertir mais com a versão da banda. Você cantou a versão orquestral usada no jogo com excelência, mas parecia vibrante ao cantar a versão da banda. Foi fascinante assistir a essas duas performances diferentes e fiquei feliz em ver essas duas versões suas.

Loren: Fiz um trabalho semelhante em “The Greatest Showman”, onde emprestei minha voz para um personagem. Então, de certa forma, essas duas experiências são como atuar para mim. No entanto, como tenho meu próprio estilo fora de filmes e jogos, sinto-me honrada por você ter gostado do meu estilo de canto.

Você estava no estúdio durante as gravações, Sr. Uematsu?

Uematsu: A equipe do Japão e dos EUA estavam trabalhando remotamente durante o processo de gravação. Loren estava gravando nos EUA e eu no Japão, então não pudemos trabalhar juntos pessoalmente.

Você tem alguma lembrança memorável do processo de gravação?

Loren: Trabalhei remotamente com a equipe do Japão. Mas tivemos alguns problemas de internet e houve algumas desconexões. A ligação caía quando um intérprete dizia algo, e eu ficava imaginando o que tinha sido dito. Quando a conexão era restabelecida, a ligação caía novamente quando eu estava prestes a responder. Como isso acontecia com frequência e o processo estava demorando, perguntei se eles teriam algum problema se eu cantasse a música da minha maneira e enviasse as melhores versões gravadas. Eles prontamente concordaram. Fiquei emocionada com a confiança que mostraram. Havia uma equipe de vídeo de Londres comigo naquele dia e terminamos depois das 2 da manhã, mas foi uma ótima experiência [risos].

Uematsu: Não foi como se ela simplesmente cantasse do jeito que queria desde o início; já tínhamos nos comunicado sobre como queríamos que a música fosse cantada como um todo, como “quero que você cante essa parte assim”. Já tínhamos discutido e confirmado os detalhes antes de decidirmos não continuar devido à conexão instável. Nesse momento, já tínhamos confiança de que ela cantaria de forma independente, então não foi como se eu tivesse apenas passado a bola para ela [risos]. Embora eu não estivesse lá para vê-la cantar, ouvi a versão final quando estava pronta.

O que você pensou ao ouvir Loren cantar “No Promises to Keep”?

Uematsu: Em uma palavra: incrível! Nunca esquecerei disso. Recebi muitos e-mails de vários funcionários da Square Enix, todos maravilhados com a música. Até mesmo o Kazushige (Nojima) não conseguia esconder sua emoção. Já escrevi muitas músicas para Final Fantasy, mas a reação que vi para “No Promises to Keep” foi incomparável. Há algo na voz dela que é realmente cativante.

Loren: Sinto-me verdadeiramente honrada. Obrigada.

Loren, há algo diferente em cantar uma música para um videogame?

Loren: É completamente diferente. Primeiro, como Aerith é um personagem fictício, não é como se eu pudesse conhecê-la de verdade. Tive que passar muito tempo pesquisando sobre ela online. Além disso, como Final Fantasy tem fãs de longa data de várias gerações, não é a mesma coisa que cantar uma música para um novo filme. Sinto-me sortuda por ter tido a oportunidade de cantar para um videogame, pois sei o quão único e fascinante é o mundo dos jogos.

Uematsu: Você está absolutamente certa de que não pode conversar com Aerith. Como compositor, eu tenho alguém com quem posso consultar, como o diretor. Mas Loren, estando tão longe do Japão, provavelmente teve mais dificuldade em fazer perguntas e mergulhar no mundo de Final Fantasy VII Rebirth.

Loren: Pesquisei muito no YouTube, Wikipedia e li vários artigos.

Por último, você tem alguma mensagem para os fãs de Final Fantasy VII Rebirth?

Loren: Sinto-me verdadeiramente honrada por ter trabalhado em um jogo tão amado e por ter sido a voz melódica de um personagem tão amado. Mal posso esperar para que todos ao redor do mundo joguem o jogo e ouçam “No Promises to Keep”. Sei que muitas pessoas estavam esperando pelo lançamento de Final Fantasy VII Rebirth e estou muito animada para ver como a cena de Aerith cantando tocará os fãs.

Uematsu: Este é outro marco para mim, ter escrito mais uma música para a série Final Fantasy da qual estou realmente orgulhoso. Tanto a versão orquestral quanto a versão da banda são incríveis, e mal posso esperar para que todos possam ouvir a música. Espero que “No Promises to Keep” seja amada por muito, muito tempo, assim como as memórias de Aerith.

“No Promises to Keep” estará disponível no Spotify e Apple Music no PS5/PS4 a partir do dia 20 de março. Também temos uma playlist no Spotify de Final Fantasy, com faixas clássicas da franquia, que você pode ouvir aqui.

*O single também inclui a versão da banda de “No Promises to Keep”.


Nosso blog Geek.etc é apaixonado pelo universo PlayStation, mergulhando de cabeça neste mundo cheio de ação, aventura e diversão virtual.
Fotos por: Divulgação, Playstation Blog

Qual seu voto?

0 People voted this article. 0 Upvotes - 0 Downvotes.
svg

O que você acha?

Mostrar comentários / Deixe um comentário

Leave a reply

svg