Ele está chegando, pessoal. O indivíduo. O mito. A lenda. Phil Spencer, o poderoso do Xbox, teve sua participação confirmada pela Microsoft na Comic Con Experience (CCXP) deste ano, que acontecerá de 30 de novembro a 3 de dezembro. A empresa apresentará seu evento conhecido como “Xbox Fanfest” dentro da feira, de acordo com o perfil brasileiro no X-Twitter.
Sim, um evento dentro de outro evento. Com Phil Spencer. No Brasil. Isso mesmo, essa é a notícia. Mas se você quiser aumentar sua empolgação, recomendamos ler o tweet do próprio Spencer abaixo, com esse som nos fones de ouvido:
Looking forward to connecting with Xbox fans in São Paulo this November! 🇧🇷 https://t.co/H96HG60ii6
— Phil Spencer (@XboxP3) September 12, 2023
“Estou ansioso para me conectar com os fãs do Xbox em São Paulo neste novembro!” – Phil Spencer, CEO da divisão Microsoft Gaming
O evento está marcado para o dia 29 de novembro, provavelmente, a chamada “Spoiler Night” da CCXP 23 (aquela noite de “abertura” que não é aberta para todos, mas que geralmente é a mais lotada). Não está claro se Phil Spencer estará presente nos outros dias.
Ok, mas quem é Phil Spencer?
Para aqueles que não sabem de quem estamos falando, primeiro, como é possível? Em segundo lugar: Phil Spencer, como mencionamos, lidera todos os esforços da marca Xbox, desde o lançamento de um novo console até atualizações de políticas do Game Pass, distribuição de jogos, aquisição de estúdios e publicadoras – se envolve com Xbox, ele está envolvido.
Embora tenha se destacado como o segundo no comando da divisão Microsoft Gaming na época em que era liderado por Don Mattrick, Spencer alcançou rapidamente um alto nível de fama em um mercado que estava se tornando mais maduro e enxergando os videogames como algo além de “coisa de criança” – ele próprio, inclusive, teve influência nisso.
Phil Spencer entrou na Microsoft como estagiário em 1988, trabalhando na produção dos CD-ROMs exclusivos da empresa. Lembra da época em que a Microsoft vendia o Office em discos separados, como Word, Powerpoint, etc.? Pois é, Spencer estava envolvido nisso.

Imagem: IGN/Reprodução
Depois disso, ele avançou em várias divisões da empresa até se tornar o gerente geral da área de produtos de consumo online. Nessa época, ele ficou conhecido por jogar Ultima Online no escritório – a partir daí, ele era conhecido como “Phil, o jogador”.
Em 2014, Spencer foi “promovido” a presidente da divisão responsável pelo Xbox pelo CEO Satya Nadella, cargo que ocupa desde então.
A razão dessa visita de Phil Spencer ao Brasil ainda é especulativa: embora o marketing fale em “conectar-se com os fãs”, é comum que altos executivos tenham negócios a tratar localmente, aproveitando o momento oportuno de visitas para tratar de bastidores.
Isso sendo dito, tudo também dependerá dos anúncios futuros da Microsoft para o Xbox: até agora, apenas os jogos SteamWorld Build (1º de dezembro), Avatar: Frontiers of Pandora (7) e GNOSIA (14) estão confirmados para dezembro. No entanto, é bastante provável que Phil Spencer traga novidades – Starfield acabou de ser lançado e ainda teremos novos títulos como Warhammer, Forza Motorsport, Ghostrunner 2 e Metal Gear Master Collection chegando à plataforma até lá.
“Em um universo repleto de pixels e aventuras, nosso blog Geek.etc se torna o verdadeiro aficionado de jogos, dedicando seu coração e seus neurônios ao Xbox, onde cada vitória é um troféu digno de louvor nerd.”
Fotos: TecMasters, Xbox e Google