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Testamos Arcade Quest, Super Ghost Battles e Tekken Ball

dezembro 13, 20238 Min. de Leitura

O torneio Iron Fist está se aproximando no PS5 e, para me preparar mental, física e espiritualmente, passei algumas horas treinando com a mais nova versão de Tekken 8. Após trocar golpes com alguns dos melhores jogadores do mundo em uma variedade de novos modos, mal posso esperar para conquistar meu lugar na elite quando o jogo for lançado em 26 de janeiro.

Se você também está ansioso, tenho boas notícias. Uma demo será lançada para PS5 em 14 de dezembro, antes de qualquer outra plataforma.

Uma aventura totalmente nova

Eu estava ansioso para ver o que o novo modo Arcade Quest tinha a oferecer e, para minha surpresa, parecia mais uma campanha completa do que um simples modo bônus. A premissa era bastante simples. Crie uma versão divertida de si mesmo e jogue em arcades digitais para se tornar o melhor jogador do mundo. E a execução é excepcional.

Você tem uma equipe com a qual pode praticar e competir. Eles torcem por você durante as partidas quando você realiza feitos impressionantes e dão bons conselhos sobre como melhorar como jogador, passando de uma distração divertida da história para uma jornada de autoaperfeiçoamento para chegar ao topo com os amigos, tanto digitais quanto reais. Foi surreal ter meu parceiro digital me dando dicas de como obter aprovação com base na partida que ele estava acompanhando.

“Temos essas histórias incríveis criadas pelos próprios jogadores”, disse o produtor Michael Murray, “e eu pensei que [Arcade Quest] seria uma boa ponte para as pessoas entenderem a cultura dos arcades e o que torna o jogo tão divertido.”

À medida que você se torna conhecido como competidor em seu arcade local, avança para novas cidades para enfrentar jogadores locais e aumentar a notoriedade de sua equipe e sua reputação pessoal. Foi uma ótima adição que realmente faz sentido, mesmo sem o destino do mundo em jogo.

“Esse gênero nasceu nos arcades. E os arcades basicamente desapareceram no Ocidente, e até mesmo no Japão mais recentemente”, disse o diretor de jogo Kohei Ikeda, “mas o melhor dessa época era que você aparecia no arcade e seus amigos estavam lá, ou você fazia novos amigos, todos compartilhavam essa paixão pelo jogo e você podia aprender coisas novas enquanto estava lá. Era uma ótima experiência. Então quem vivenciou essa cultura pode relembrar os velhos tempos. Lembrar como era incrível. Já os jogadores mais novos, que talvez só tenham ouvido falar, podem ter um gostinho de como era.”

PlayStation x Tekken

Ao entrar em minha sessão de jogo, eu já sabia que Tekken era um jogo bonito, mas ver e sentir na prática melhorou muito minha experiência. Não era apenas a impressionante fidelidade visual, mas também a atenção aos detalhes. A maneira como a fase desmorona sempre foi impressionante, mas foi incrível ver os cabelos e as roupas dos personagens sendo soprados pelo vento, molhados pela chuva e até mesmo a luz refletindo neles, tudo em tempo real.

“Um dos nossos pilares era alcançar um alto nível de qualidade gráfica no jogo”, disse Ikeda-san. “A responsividade é muito importante. E os tempos de carregamento muito curtos que temos com a geração de hardware do PS5 servem muito bem ao jogo e tornam a experiência ainda melhor.”

A resposta tátil do controle sem fio DualSense também foi um destaque, respondendo aos impactos em meu personagem. Digamos que realmente dá para sentir a pressão do adversário. Mesmo fora do combate, temos a resposta tátil à ação nas cenas, então foi raro ter um momento em que eu quisesse largar o controle.

“Sentir a destruição do ambiente, o poder dos ataques dos personagens, a vibração do controle realmente ajustada… Isso acrescenta muito à experiência do jogador”, disse Ikeda-san.

A resposta tátil também melhora o novo Heat System, que coloca o lutador em um estado agressivo em que o jogo faz você se sentir uma força imparável. O DualSense responde com vibrações mais intensas do que nos ataques simples e, à medida que eu avançava contra meu adversário, sentia que seria um milagre se alguém ficasse de pé depois de eu acertar meus ataques. Eu nunca fui muito de fazer combos complicados nos adversários, mas com o novo Heat System, parece que o jogo me desafia a derrotar os adversários da maneira mais espetacular possível.

“Tanto para o Tekken quanto para jogos de luta em geral, percebo que as pessoas se dividem entre usar um controle clássico de arcade ou um controle moderno”, disse Murray. “Mas parece que muitas pessoas realmente preferem o controle do PS5. Funciona muito bem com o jogo.”

Hora de jogar

Após mais de uma década, temos o retorno do Tekken Ball, um modo de jogo em que você derrota jogadores usando uma variedade de objetos redondos e só sofre dano se não conseguir bloquear a esfera que se aproxima. E ficou ainda melhor com as opções de personalização de personagens ainda mais detalhadas do Tekken 8. Foi muito divertido criar a versão mais maluca dos meus lutadores favoritos e ir para a praia.

Outra melhoria de um recurso do passado são as Super Ghost Battles, em que a IA aprende seu comportamento em tempo real e começa a jogar mais como você. A IA refletiu perfeitamente minhas ações, realizando meus combos favoritos, e eu tive que aprender a bloquear e escapar dos meus próprios movimentos. Isso me fez perceber como é possível escapar, contra-atacar e até mesmo aperfeiçoar movimentos que normalmente faço.

Gostaria de ter jogado mais para descobrir quais outras surpresas me aguardam, mas aproveitei ao máximo o tempo aprimorando meu soco.

Tekken 8 será lançado mundialmente em 26 de janeiro de 2024 para PS5, com a demo chegando em 14 de dezembro de 2023.


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Fotos por: Divulgação, Playstation Blog

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