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Snake Eater no

agosto 26, 20249 Min. de Leitura

Quando a Konami revelou Metal Gear Solid Delta: Snake Eater para PlayStation 5, praticamente se podia sentir a excitação se espalhando pela comunidade gamer. Um remake do clássico jogo furtivo, Metal Gear Solid 3: Snake Eater, lançado originalmente para PlayStation 2, em breve estará disponível, com uma série de atualizações e melhorias. Não há lugar onde Snake possa se esconder. O mundo inteiro está de olho…

Tive a oportunidade de jogar uma breve demonstração do Delta e conversar com o produtor do jogo, Noriaki Okamura, sobre tudo o que o jogo promete oferecer aos fãs no lançamento.

A equipe adequada para a tarefa

Não é uma tarefa fácil fazer um remake de um clássico tão reverenciado como MGS3. É por isso que a equipe de desenvolvimento conjunta da Konami e da Virtuos Studios inclui tanto novos talentos quanto nomes conhecidos do título original, combinando experiência com novas ideias.

“Tivemos que consultar alguns documentos antigos do desenvolvimento, mas graças à experiência daqueles que trabalharam em Snake Eater, não precisamos gastar tanto tempo no processo de preparação”, diz Okamura. “Também sabemos que há toda uma geração que nunca jogou nenhum jogo da série Metal Gear Solid.”

Controles renovados com opções tradicionais

Mantendo a filosofia crucial de atrair todos os tipos de público, houve uma dedicação significativa aos controles. Os jogadores tradicionais de MGS3 se sentirão em casa, mas também há uma opção que será natural para o público mais moderno. Ou seja, se você preferir jogar com a câmera em terceira pessoa no controle direito enquanto se move e atira simultaneamente de uma perspectiva por cima do ombro, agora essa opção estará disponível.

“Inicialmente, nosso objetivo era manter tudo o mais próximo possível do original”, explica Okamura. “Mas está claro que, em 20 anos, a forma como as pessoas jogam evoluiu e mudou. Por isso, demos uma olhada nos jogos de ação modernos para garantir que o Delta estivesse à altura deles, sem comprometer a experiência.”

Isso definitivamente teve o efeito desejado enquanto eu jogava a demonstração, com as alterações no Delta criando a ilusão satisfatória de que os controles em MGS3 sempre foram assim em minha memória, mesmo sabendo que não eram. Foi uma transição natural, fácil e divertida.

Considerações sobre acessibilidade

As melhorias gerais incluem a modernização do design do menu e uma variedade de opções de acessibilidade que melhorarão a jogabilidade para um público maior. Entre elas, a capacidade de alterar a forma como você prepara e usa suas armas e equipamentos, eliminando a necessidade de manter um botão pressionado ao agarrar inimigos, e a oportunidade de alterar elementos visuais, como a correção de cores e a exibição de um ponto central.

Utilizando a Unreal 5

E é claro, em termos visuais, as melhorias não ficam para trás. A Unreal Engine 5 torna o Delta visualmente impressionante. “Não queríamos que as pessoas que nunca jogaram tivessem a impressão de que o jogo é antigo ou retrô”, diz Okamura.

É uma conquista notável. Todos os detalhes de direção permanecem, incluindo planos mostrando detalhes mínimos ou paisagens deslumbrantes à distância da floresta de Tselinoyarsk, e closes durante cutscenes em tempo real que permitem ver os poros na pele do Snake.

Unindo o antigo e o novo visualmente

No entanto, como em qualquer missão do Snake, alcançar essas melhorias não foi fácil. “No começo, achamos que poderíamos simplesmente alterar o modelo externo dos personagens”, ri Okamura. “Mas quando vimos isso acontecer no jogo, com os movimentos antigos dos personagens, percebemos que a combinação não funcionava tão bem. Então, tivemos que ajustá-los. Era importante manter o jogador imerso na experiência, buscando a maneira original como os personagens se moviam e respiravam, e ao mesmo tempo deixar tudo fluido.”

Exibindo o sistema de danos em combate

Criar gráficos novos que também pareçam familiares não é importante apenas do ponto de vista estético. A Konami já havia destacado que os ferimentos que o Snake sofresse durante as missões seriam visíveis ao longo do jogo, e fui verificar o quanto o Snake poderia ficar ensanguentado ao ser descoberto por alguns guardas… Quer saber a resposta? Bem, digamos que o Snake estava praticamente todo pintado de vermelho quando meu teste terminou.

Embora tenha sido cuidadoso em relação a quão impactante isso seria na jogabilidade, Okamura confirmou que Snake será visualmente afetado, enfatizando o sistema original de danos em combate. Quer manter a agilidade do Snake? É melhor cuidar de suas fraturas e ferimentos…

Explorando o sistema de camuflagem

E então temos o sempre complexo Sistema de Índice de Camuflagem. Diferentes uniformes, pintura facial e disfarces aumentam as chances de Snake não ser detectado durante a missão, mas com as melhorias visuais, tudo isso ganha uma nova dimensão. Se você rolar na lama, o Snake ficará convincentemente coberto de lama, aumentando sua camuflagem.

Para testar a fidelidade aprimorada do MGS3 original, mergulhei o Snake na lama do Pantanal Dremuchij, cobrindo-o completamente (confesso que em uma tentativa anterior ele acabou se afogando acidentalmente). Seu rosto e corpo estavam completamente sujos de lama marrom, o cabelo todo grudento… e o Índice de Camuflagem foi para o máximo, tornando-o praticamente invisível para os crocodilos ao redor.

Lidando com expectativas antigas e novas

Se eu tivesse que ressaltar uma coisa que ficou tão clara quanto algumas das melhorias de Metal Gear Solid Delta, seria a seriedade com que Okamura e o resto da equipe encararam a tarefa de trazer Snake Eater de volta à vida. “Há muita pressão o tempo todo, todos os dias”, diz ele.

“Temos uma parte da equipe que é veterana, mas essas pessoas também estão envelhecendo, então pode ser a última oportunidade de ter algumas dessas pessoas cruciais trabalhando nesses títulos enquanto ainda estão na empresa. Mas é nosso dever garantir que esses jogos possam ser jogados, não apenas pelos gamers de hoje, mas também pelas gerações futuras.”

Embora a demonstração tenha acabado rapidamente, na cena lendária do confronto com o chefe na ponte, foi o suficiente para me convencer de que Metal Gear Solid Delta: Snake Eater fará justiça ao jogo original e atenderá às altas expectativas. Você também poderá experimentar no PS5. A data de lançamento será revelada ainda este ano.


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Fotos por: Divulgação, Playstation Blog

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