Agora lendo: Relatório detalhado do Astro Bot – PlayStation Brasil

Carregando
svg
Abrir

Relatório detalhado do Astro Bot – PlayStation Brasil

junho 12, 202412 Min. de Leitura

Astro está de volta, agora com sua maior aventura até o momento. E eu tive a oportunidade de testar uma prévia exclusiva do jogo por aproximadamente 40 minutos. O jogo de plataforma multicolorido da Team Asobi traz níveis com novas habilidades incríveis, obstáculos criativos e participações especiais de personagens do PlayStation.

A demo contava com cinco fases para explorar, incluindo níveis completos, desafios mais curtos e intensos, além de uma batalha de chefe de proporções gigantescas. Embora apenas algumas fases estivessem disponíveis na prévia, os mapas galácticos nos deram uma ideia da grandeza do jogo final: a nova aventura de Astro contará com dezenas de fases diversas e uma série de bots convidados para resgatar.

Vamos mergulhar no jogo agora.

Controles de plataforma clássicos e confiáveis

Para aqueles que jogaram Astro’s Playroom, sabem que controlar nosso amiguinho robótico é uma experiência de alta precisão e responsividade. Astro ainda mantém seus saltos, ataques, ataques carregados giratórios e a habilidade versátil de pairar com o laser. Se a Team Asobi fez grandes atualizações nas mecânicas principais do jogo, elas foram tão sutis que eu mal percebi. Como diz o ditado, em time que está ganhando, não se mexe…

Uma galáxia com diferentes níveis de dificuldade

O mundo central (ou seria universo central?) de Astro Bot conta com diversos mapas galácticos. Ao acessar a galáxia específica apresentada na demo, somos apresentados a uma infinidade de planetas, cada um com seus próprios níveis. Para facilitar a escolha, ao passar o cursor sobre cada nível podemos ver a dificuldade (fácil, normal ou difícil).

Jardins Celestes

Uma das fases “fáceis” da galáxia é Jardins Celestes, onde encontramos uma paisagem paradisíaca com flamingos-robôs de cor rosa passeando por lagos azuis convidativos. Esse paraíso é agraciado com cerejeiras que deixam suas pétalas caírem sobre a água. Nessa fase, Astro explora diversas ilhas flutuantes interconectadas.

Astro inflado

Nos Jardins Celestes, Astro tem a habilidade de coletar um novo item que o infla como uma bola de praia. Isso não só o ajuda a alcançar alturas ocultas, mas também o deixa incrivelmente fofo.

Robô nadador

Astro parece ter recebido uma atualização de software desde Astro’s Playroom, pois agora ele é capaz de explorar áreas subaquáticas em busca de bots e tesouros escondidos. Os controles são simples: botão círculo para descer e botão xis para subir.

Segredos ocultos

Falando em nadar, quando pulei em um lago, uma área subaquática protegida por uma bolha de ar apareceu. Derrotar inimigos nessa área revelou um buraco escondido. Dentro do buraco, encontrei um bot inspirado em Rivet de Ratchet & Clank: Em Outra Dimensão, mantido prisioneiro por um grupo de inimigos. Ao derrotar esses vilões e drenar a água do ambiente, fui capaz de resgatar Rivet facilmente. Segredos sutis como esse canto subaquático sugerem que o jogo recompensará a exploração.

Au-au para Todos os Serviços

Nessa fase de dificuldade normal, Astro explora um canteiro de obras localizado a uma altura incrível (talvez essa fase tenha sido inspirada em Destruction Derby, jogo do PlayStation original?). Guindastes, vigas, andaimes e outros equipamentos se estendem até as nuvens, se tornando plataformas precárias. No meio da fase, Astro encontra um bot lutador de sumô que protege um heliponto e precisa ser golpeado na parte de trás.

Cachorro propulsor a jato

Assim como Jardins Celestes oferece a habilidade de inflar, Au-au para Todos os Serviços possui sua própria mecânica especial e adorável. Um cachorrinho robótico se agarra às costas de Astro, proporcionando um impulso a jato que serve como um ataque eficiente ou permite que Astro voe pelo ar. Esse poderoso impulso também permite que Astro atravesse certas paredes para avançar na fase.

Fases desafiadoras a serem desbloqueadas

Um planeta nessa galáxia, Pendências Perigosas, é marcado como uma fase difícil. Esse percurso pequeno pode parecer simples e fofo, mas possui diversas plataformas com inimigos segurando maças giratórias. No entanto, não se engane com a aparência adorável e o tamanho reduzido dessa fase: a dificuldade na modalidade difícil de Astro será um desafio até mesmo para os jogadores mais experientes em jogos de plataforma. Felizmente, ao morrer, Astro volta rapidamente à vida e podemos continuar tentando quantas vezes quisermos.

Concluir essa fase fez um novo cometa atravessar o mapa da galáxia e explodir, revelando um novo nível difícil. Em Mestre do Tempo, Astro usa um objeto em formato de ampulheta para desacelerar inimigos, plataformas e perigos no cenário, que se movem a uma velocidade impossível.

E uma referência divertida é que as duas fases desafiadoras são baseadas nos símbolos sagrados do PlayStation: o círculo em Pendências Perigosas e o xis em Mestre do Tempo.

Design de níveis divertido

Os níveis do jogo estão repletos de detalhes divertidos e objetos pequenos que estão lá apenas para entreter. Em Jardins Celestes, podemos descer por um escorregador junto com bolas infláveis que quicam. Já em Au-au para Todos os Serviços, podemos brincar com diversos baldes de tinta pegajosa, parafusos brilhantes e latas de spray. Ficar batendo nesses objetos já é uma diversão por si só, e tudo fica ainda mais engraçado com a física detalhada do jogo.

Participações especiais de personagens do PlayStation

Resgatar os bots continua sendo uma das principais missões de Astro. Assim como nos jogos anteriores, esses amigos vulneráveis estão escondidos nas fases, pendurados em bordas, escondidos em arbustos ou em situações perigosas. O menu do jogo mostra quantos bots estão escondidos em cada fase, e os símbolos do PlayStation indicam que há bots com participações especiais. Esse detalhe sutil já deixa os jogadores ansiosos para descobrir qual será a próxima referência encontrada. Não irei revelar todas as participações especiais, mas saibam que elas estão muito mais presentes em Astro Bot do que em seu antecessor, Astro’s Playroom.

Imersão com o controle DualSense

Astro’s Playroom foi, essencialmente, o jogo introdutório do console PS5, já instalado em todos os consoles lançados em 2020. A Team Asobi continua impressionando com a implementação expressiva do feedback tátil e dos gatilhos adaptáveis do controle DualSense.

Os efeitos táteis refletem a textura do terreno enquanto Astro salta pela grama ondulante, caminha sobre cascalho ou mergulha em um lago. Um momento divertido em Au-au para Todos os Serviços envolve um enigma em que Astro precisa percorrer um caminho feito de circuitos, procurando por uma alavanca secreta com a ajuda do feedback tátil do controle.

Batalha contra um chefe polvo robótico

O chefe final da galáxia apresentado na demo é um polvo gigantesco chamado Wako Tako. A fase aquática começa com Astro aterrissando em um naufrágio e obtendo um novo item para a batalha iminente. As luvas de boxe de sapo se esticam, permitindo que Astro derrote inimigos à distância, se balance de um ponto a outro e agarre postes para criar um tipo de estilingue que o lança para frente. Não irei revelar todos os detalhes da batalha contra o chefe, mas posso dizer que essas luvas serão essenciais para destruir a máscara de mergulho de Wako Tako. Fica claro que a Team Asobi possui uma inclinação por batalhas de chefes grandiosas que se fazem muito presentes em Astro Bot.

Companheiros Míticos

A demo termina com uma prévia rápida de uma fase temática baseada nos jogos mais recentes da franquia God of War, desenvolvidos pelo Santa Monica Studio. Astro encontra uma canoa flutuando na água. Ao derrubar o barco, são reveladas versões robóticas adoráveis de Kratos e Atreus, e todos eles voam juntos em uma embarcação Dual Speeder.


Até hoje, tive a sorte de jogar diversas demonstrações durante minha carreira, mas poucas vezes me senti genuinamente triste ao terminar de jogar. A Team Asobi está desenvolvendo um jogo amplo e encantador, repleto de energia, variedade e movido pelo mesmo combustível que impulsiona os melhores jogos do mercado. Preparem-se para embarcar na nova jornada de Astro Bot no lançamento de Astro Bot para PS5, em 6 de setembro.


“Com a paixão de um gamer e a expertise de um geek, o blog Geek.etc entrega conteúdos PlayStation que elevam o universo dos consoles a um novo nível de experiência incrível e viciante.”
Fotos por: Divulgação, Playstation Blog

Qual seu voto?

0 People voted this article. 0 Upvotes - 0 Downvotes.
svg

O que você acha?

Mostrar comentários / Deixe um comentário

Leave a reply

svg