Agora lendo: Desenvolvedores do PlayStation Studios relembram suas experiências como Guardiões

Carregando
svg
Abrir

Desenvolvedores do PlayStation Studios relembram suas experiências como Guardiões

setembro 9, 202411 Min. de Leitura

Pode-se acreditar que já se passaram 10 anos desde o lançamento de Destiny para PS3 e PS4? Uma década desde que os jogadores escolheram se tornar Caçadores, Titãs ou Arcanos e mergulharam no vasto mundo de ficção científica criado pela Bungie para criar seus Guardiões iniciantes. Ainda me recordo vividamente da primeira vez que enfrentei um Andarilho Decaído no Cosmódromo durante o alfa de Destiny, há tantos anos.

Para celebrar a década desde a estréia da série, pedimos aos desenvolvedores dos PlayStation Studios que compartilhassem suas memórias mais queridas de jogar Destiny, além de uma perspectiva de desenvolvedores sobre o que torna o jogo tão viciante e gratificante.


10º Aniversário de Destiny: Desenvolvedores do PlayStation Studios refletem sobre seus anos como Guardiões

Sem mais delongas, feliz aniversário de 10 anos, Destiny!

“Quando Destiny foi lançado e depois de jogar um pouco, entrei em contato com meus antigos amigos da escola, que moravam em outra cidade, para convencê-los a comprar um PS4 e jogar comigo. Foi uma época incrível que deu início às nossas noites semanais de jogos, que duram desde 2014 até hoje. Destiny foi, basicamente, o motivo de termos retomado o contato e nos aproximado ainda mais.

Normalmente, não consigo jogar nada sem analisar as animações. E as animações e cinematografia dos inimigos de Destiny sempre me impressionam. Cada facção tem uma aparência distinta, todas se diferenciam umas das outras, com personalidades variadas que ficam evidentes na forma como se movem. O uso do runtime e dos esqueletos IK de corpo inteiro da Bungie também sempre foi incrível.”

  • Bruno Velazquez, Diretor de Jogo, Santa Monica Studio

10º Aniversário de Destiny: Desenvolvedores do PlayStation Studios refletem sobre seus anos como Guardiões

Comecei a jogar Destiny dois meses depois do lançamento, como um presente de aniversário para mim, e ele me proporcionou muitos momentos de alegria ao longo dessa última década, além de um grupo de amigos para a vida toda.

Porém, um momento que jamais esquecerei é a missão de abertura da expansão Fortaleza das Sombras. Um dos meus amigos conseguiu sair dos túneis da Colmeia primeiro e disse: ‘Caramba, pessoal, vocês precisam vir aqui agora’. Ainda me lembro do assombro e do terror ao virar uma curva nos túneis da Lua e ver aquela enorme pirâmide cravada na pedra lunar, tentando entender o que tudo aquilo significava. Uma das revelações mais incríveis que já presenciei.

Como artista de iluminação, Destiny é uma grande fonte de inspiração, seja pelos céus deslumbrantes ou pelo excelente uso de cor e silhueta para criar pontos de interesse e guiar o jogador por espaços fantásticos. É um sonho trabalhar em um jogo com tanta liberdade de cor e atmosfera!”

  • Jen Carlin, Artista de Iluminação, Insomniac Games

Jogo Destiny com certa regularidade desde setembro de 2014. Implorei à minha tia para me dar como presente de Natal antecipado, porque sabia que o jogo era especial apenas ao ver os trailers antes do lançamento. Desde meus tempos de escola, da faculdade até a minha carreira na PlayStation, ele sempre esteve presente.

Quando entro na Torre, não importa quanto tempo tenha passado, sinto como se estivesse voltando para casa. Isso tornou tudo ainda mais devastador quando perdemos aquela primeira Torre, e ainda mais emocionante quando a encontramos novamente no Coração Pálido. Destiny criou uma conexão incrível baseada na dedicação não apenas dos desenvolvedores, mas também dos jogadores e da comunidade, o que gerou um laço emocional intenso.

Como designer de missão e narrativa, a longevidade da história, a profundidade do universo e a memorabilidade, não apenas das campanhas principais, mas também das histórias sazonais, deixaram uma marca em mim e me fazem desejar reviver tudo novamente e aspirar a alcançar essa façanha ao longo da minha carreira.

  • Sam Jordan, Designer, Insomniac Games

Minha primeira lembrança de Destiny é ajudar um amigo a obter ferros de relíquia em Marte, mas minha favorita deve ser quando meu grupo de incursão derrotou Nezarec no modo Disputa depois de sermos eliminados durante a última batalha, tudo graças à insistência de um amigo em usar Osteo Striga.

A expressão dos jogadores por meio da construção de sinergias em suas armas mantém meu interesse constante em Destiny, especialmente as diversas maneiras como construir cada personagem. Adoro personalizar minhas construções de suporte para ajudar meus colegas de equipe, seja criando orbes como Caçador Arcano, controlando o campo de batalha como Arcano Estático ou criando abrigos como Titã Sentinela. Feliz 10 anos, Destiny! Você se tornou uma verdadeira lenda!”

  • Matthew Makuch, Designer Técnico Sênior, Bend Studio

10º Aniversário de Destiny: Desenvolvedores do PlayStation Studios refletem sobre seus anos como Guardiões

Cada incursão tinha uma jaqueta física que você podia comprar se a concluísse na primeira semana. Minha favorita é a minha primeira, a jaqueta da Coroa do Desalento. Ela tem um cálice e minha identificação. Eu não fazia parte de um clã, mas valeu a pena encontrar um grupo na hora. Com o nível de Poder mínimo, a dificuldade era absurda. Levar um único golpe me deixava a um tiro da morte. No final, o grupo me expulsou e fui dormir desapontado e desanimado.

No dia seguinte, encontrei outro grupo para uma última tentativa, uma hora antes da redefinição. Nesse grupo, havia speedrunners da Fast, que acabariam estabelecendo o recorde mundial duas semanas depois. Só me dei conta quando eles voaram por todo o quebra-cabeça de saltos!

No último chefe, surgiram cristais aleatórios que exigiam que dois jogadores os atacassem corpo a corpo. Eu estava tão concentrado em sobreviver que constantemente perdia esses cristais, então só ouvia a todo momento: ‘Atrás de você! Rápido!’. Dez minutos antes da redefinição, morremos no furor [um ataque utilizado quando os jogadores demoram demais] logo antes de derrotarmos o chefe. Mas voltamos e conseguimos derrubá-lo, faltando apenas alguns minutos. Em menos de 24 horas, passei de um ponto baixo para um ponto alto em toda a minha jornada em Destiny.”

  • Jeffrey Lininger, Designer de Jogo Sênior, Guerrilla

Uma das coisas que mais gosto em Destiny é que é como um ambiente social e um programa de TV que adoro, tudo misturado em uma coisa só. Guiar um grupo de amigos pela Câmara de Cristal, a primeira incursão deles, foi uma experiência brilhante!

Meu primeiro instinto sempre que encontro algo legal é compartilhá-lo com alguém. Então, foi muito divertido compartilhar uma das minhas experiências favoritas, guiá-los em cada confronto e vê-los morrer repetidamente, mas ficarem animados à medida que pegavam as mecânicas e, finalmente, triunfarem no final.

Ao mesmo tempo, é um mundo fascinante de explorar e mergulhar. Ler os Livros do Desalento e apreciar o trabalho da excelente equipe de roteiristas é tão marcante para mim quanto explorar o Coração Pálido ou derrotar Skolas quando tentávamos tola (ou corajosamente?) na semana do modificador Lightswitch. Bons tempos. E nada supera Telesto.”

  • Luke Gillard, Testador Funcional Sênior, CQ Guerrilla / PlayStation

10º Aniversário de Destiny: Desenvolvedores do PlayStation Studios refletem sobre seus anos como Guardiões

O momento mais memorável para mim foi a abertura da expansão A Bruxa-Rainha, quando você é lançado de um canhão por uma paisagem deslumbrante. Fiquei maravilhado.

Destiny 2 é uma obra-prima em termos de gráficos e qualidade visual; os ambientes criados com tanto cuidado são ricos em design narrativo e, especialmente para mim, a iluminação é soberba. Desde o início de Destiny, a iluminação artística teve uma influência significativa na minha maneira de iluminar ambientes exuberantes assim. Desde o uso de cores, composições e implementação até as mecânicas, o talento da equipe de artistas estabelece um dos mais altos padrões de qualidade da indústria e continua a se provar a cada expansão.

  • Daniel Sewell, Artista de Iluminação Sênior, Haven

Quais são suas lembranças favoritas e mais antigas dos últimos 10 anos de Destiny?


Nosso blog Geek.etc é o verdadeiro parceiro de aventuras e apaixonado de carteirinha pelo universo do Playstation, mergulhando de cabeça em suas incríveis histórias e levando nossos leitores a uma experiência de jogo única e envolvente.
Fotos por: Divulgação, Playstation Blog

Qual seu voto?

0 People voted this article. 0 Upvotes - 0 Downvotes.
svg