A famosa estrela cósmica está retornando ao PlayStation 5 no novo jogo de ação da equipe ASOBI, criadora de Astro’s Playroom. Com uma jogabilidade mais ampla do que nos jogos anteriores e repleto de novos poderes e recursos, Astro Bot será lançado na sexta-feira, 6 de setembro.
Faltando pouco para o lançamento, tive a oportunidade de visitar o estúdio da equipe ASOBI e conversar com os desenvolvedores sobre a história do estúdio, seu estilo de desenvolvimento e os bastidores da criação de Astro Bot. Agora, vamos ao que interessa!
Arte e animação: A origem das ideias de jogabilidade
À esquerda: Jamie Smith, diretor principal de animação na equipe ASOBI
Ao centro: Sebastian Brueckner, diretor principal de arte na equipe ASOBI
À direita: Maki Murakami, animador sênior na equipe ASOBI
Quais são as suas prioridades ao criar personagens?
Jamie: Coloco muita ênfase na brincadeira e na intuição. Ao criar animações, tentamos transmitir as mesmas expressões de felicidade que as crianças têm ao pular e se divertir. As crianças são livres em suas ações e emoções, e tentamos incorporar essa essência em nosso design de personagens.
Como vocês decidem quais ideias serão incluídas no jogo?
Sebastian: Antes de tudo, as ideias precisam melhorar a jogabilidade, não apenas ter um bom aspecto artístico. Começamos pensando na jogabilidade, imaginando vários cenários de jogo e tomando decisões sobre o mundo e seus detalhes. Por exemplo, se a jogabilidade envolve gelo, podemos sugerir o ambiente do mar. Depois de definir os detalhes, a arte entra em cena para aperfeiçoar o mundo do jogo.
Maki: É possível ver claramente esse processo criativo no design dos novos poderes e melhorias do Astro. Por exemplo, o Macaco Escalador foi criado para ajudar o Astro a escalar. Começamos a pensar em como deixar o macaco mais fofo e concordamos que colocá-lo nas costas do Astro seria uma ótima maneira. Criamos protótipos, testamos no jogo e refinamos o trabalho para maximizar a diversão.
Tecnologia e programação: Novos recursos surgem da paixão por oferecer experiências únicas
À esquerda: Toshimasa Aoki, gerente principal sênior de produto
À direita: Masayuki Yamada, líder principal de programação de jogabilidade na equipe ASOBI
Fale sobre as técnicas exclusivas de modelagem da equipe ASOBI.
Masayuki: A equipe de programação da jogabilidade começa criando modelos básicos com base nas especificações dos designers e testa a jogabilidade com eles. Quando confirmamos que os modelos são divertidos, a equipe de arte entra em ação para aprimorar a experiência. Nosso processo é diferente, pois priorizamos o que torna a jogabilidade divertida desde o início e ampliamos esse aspecto do jogo ainda mais.
Como desenvolvedor de hardware, o que você acha do controle sem fio DualSense se transformando em um personagem e aparecendo no jogo como a Dual Speeder?
Toshimasa: Fiquei muito feliz em ver o controle que ajudei a criar se tornando parte do jogo. Antes de Astro Bot, os controles tinham apenas um papel guia para o usuário. Quem poderia imaginar que agora eles estariam voando pelo jogo como personagens 3D, respondendo a cada movimento? Não há melhor maneira de mostrar o poder do nosso hardware.
O trabalho da equipe ASOBI também destaca as novas tecnologias do PlayStation, como o PlayStation VR e o controle sem fio DualSense. Quando é hora de apresentar esses recursos à comunidade, sua equipe tem algum foco específico?
Toshimasa: Lançamos novos recursos porque queremos oferecer novas experiências aos jogadores. Trabalhar em parceria com a equipe ASOBI nos permite testar protótipos no início do desenvolvimento. Quando vemos a equipe sorrindo ou rindo, sabemos que conseguimos trazer algo novo, e essas reações são a motivação para o nosso trabalho.
Um jogo cheio de atividades divertidas e 30 anos de história do PlayStation
Nicolas Doucet, chefe de estúdio da equipe ASOBI
O que você acredita ser o ponto forte da equipe ASOBI em relação aos outros estúdios?
Nicolas: Nossos pontos fortes são as ideias e a velocidade. A inovação sempre foi parte do DNA da Sony, e para ser inovador, é preciso testar muitas ideias. As ideias e a velocidade andam juntas para identificar rapidamente o que funciona. Isso é o que a equipe ASOBI faz de melhor! A equipe está sempre motivada, dedicada e inspirada a criar coisas novas.
Que tipo de experiência você deseja que os jogadores tenham ao jogar Astro Bot?
Nicolas: Para os jogadores mais experientes, queremos oferecer a diversão dos jogos de ação e plataforma, juntamente com uma nostalgia, pois o jogo é cheio de homenagens aos 30 anos de história do PlayStation. Com a participação especial de certos personagens, queremos trazer alegria e nostalgia quando os jogadores encontrarem velhos conhecidos, como PaRappa.
Também sinto uma responsabilidade em relação aos jogadores iniciantes, especialmente os mais jovens que estão prestes a embarcar em sua primeira aventura nos jogos. Lembro-me muito bem da primeira vez que joguei um videogame. Foi extremamente divertido e deixou uma marca. Se Astro Bot for o primeiro jogo para alguém e conseguir despertar a mesma alegria que senti, será extremamente gratificante.
Fazer parte do PlayStation Studios proporciona oportunidades exclusivas. Você pode dar alguns exemplos? E como você colabora com os outros estúdios do PlayStation Studios?
Nicolas: Como este jogo conta muita da história do PlayStation, trabalhamos em estreita colaboração com todos os estúdios do PlayStation Studios. Quando compartilhamos nosso conceito com os diretores e criadores dos estúdios, a reação foi extremamente positiva. No início, pensamos que só poderíamos incluir cerca de 50 dos 150 personagens que queríamos. Mas, para nossa surpresa, os estúdios concordaram em participar com os 150 personagens! Além do PlayStation Studios, também tivemos o prazer de colaborar com distribuidoras de terceiros.
Qual é a sua mensagem para os jogadores que estão ansiosos pelo lançamento de Astro Bot?Nicolas: Levamos três anos para desenvolver Astro Bot, pensando tanto nos jogadores iniciantes quanto nos fãs de longa data do PlayStation. Por isso, aproveitem cada segundo e descubram tudo que o jogo tem a oferecer. Também escondemos surpresas e segredos para que vocês possam se divertir explorando e descobrindo tudo!
Nosso blog Geek.etc é como um encantador de jogos, apaixonado pelo universo do Playstation, mergulhando de corpo e alma nas aventuras digitais e desvendando todos os segredos do console.
Fotos por: Divulgação, Playstation Blog