Às vezes, sinto-me sobrecarregado com a quantidade de jogos táticos que são lançados – muitas mecânicas e cenários para aprender que acabam sendo cansativos. A demo de “Burden of Command” da Green Tree Games LLC quase seguiu esse caminho, mas a desenvolvedora está tornando o jogo acessível e merece nossa atenção.
Após anos de desenvolvimento, “Burden of Command” traz uma premissa aparentemente simples, porém extremamente difícil de implementar: como transmitir as dificuldades de um ambiente de guerra sem cair em estereótipos? A maioria dos jogos faz isso apenas com um sistema de “moral” que define a preparação de uma tropa para o combate. A Green Tree Games vai além.
Nos cinco cenários disponíveis, o jogo apresenta não só um sistema de moral baseado na movimentação das tropas, proximidade do inimigo e outros fatores, mas também na capacidade dos líderes de lidar com situações de alto estresse.
Esse sistema é apresentado por meio de uma série de microeventos que ocorrem durante um turno e exigem que o jogador tome a melhor decisão, ou a “menos pior”. Em alguns momentos, uma seção pode estar receosa em avançar, e o jogador precisa escolher entre ser rígido ou explicar o motivo da decisão. Explicar pode resultar na impossibilidade de movimentar os soldados no turno desejado, mas eles estarão preparados para o próximo.
Esse preparo resulta em maior chance de acertar o inimigo, menos custo para certas ações, menor probabilidade de perder um soldado e ganho de experiência. A demo já possui várias variáveis que devem aumentar com a versão final do jogo.
Quanto ao combate em si, ele é bastante semelhante a um dos meus jogos favoritos de 2023 – “Second Front”. Cada unidade possui uma moral e várias checagens são feitas antes de um soldado abrir fogo: posição do inimigo, posição das tropas, equipamento, terreno e assim por diante.
Porém, ao contrário de “Second Front”, que possui uma interface pouco intuitiva, “Burden of Command” possui um estilo visual atraente e fácil de entender. Se o hexágono onde suas tropas estão localizadas está marcado como verde, significa que a moral está boa e há pelo menos 50% de chance de acertar o alvo. Esse valor aumenta com os eventos narrativos mencionados anteriormente.
O resultado é um jogo dinâmico, onde os turnos, que poderiam ser monótonos, se tornam intensos e instigantes. Eu pensava e repensava qual era o melhor caminho para as tropas, quais eventos surgiriam ou se tomei a decisão correta ao ser “duro” com um soldado que reclamou que eu falo demais.
Em um gênero onde sempre temo pela estagnação – especialmente com o uso contínuo de pontos de ação semelhantes a XCOM (2013) – “Burden of Command” é um lembrete de que ainda existem desenvolvedores dispostos a sacudir as mecânicas.
Se você tem interesse pela Segunda Guerra Mundial ou quer ver um jogo tático com uma premissa diferente e ênfase narrativa durante o combate, recomendo que baixe a demo o quanto antes.
Agora, não venha reclamar se sua tropa for aniquilada porque você decidiu ser apressado ou achou que eles eram apenas mais um grupo de soldados. Paciência e perspicácia são o que vencem em “Burden of Command”.
Se a demo já me deixou empolgado assim, mal posso esperar pela versão final.
Veja o trailer e mais imagens abaixo:
“Embarcamos no Reino Cogumelo da Nintendo e mergulhamos fundo na paixão geek pelo icônico encanador bigodudo Mario Bros e todos os seus incríveis consoles!”
Fotos por: Reprodução, Google e Hu3br