Após um período prolongado de recuperação, os preços atuais dos SSDs em todo o mundo ainda precisam encontrar um equilíbrio na entrega desses equipamentos, pelo menos entre os principais fornecedores, como Samsung e Micron. Isso se deve aos componentes internos, como a Flash NAND.
De acordo com o Economic Daily News, a indústria está buscando maior lucratividade e, por isso, espera-se aumentos agressivos de preço no futuro. Estima-se que os preços precisem ser reajustados em pelo menos 50% para alcançar rentabilidade.
Quando olhamos mais atentamente para a indústria, podemos ver que a Samsung ainda é líder de mercado, com uma participação de 31,4%, seguida pelo grupo SK com 20% e a Western Digital com 16,9% de participação.
No entanto, as coisas podem mudar em breve para os SSDs, já que a rentabilidade da Flash NAND é menor em comparação com as DRAMs. Por isso, a indústria precisa encontrar um equilíbrio entre o uso dessa tecnologia e o volume de vendas.
SSDs no mercado
Um exemplo desse movimento pode ser observado na Samsung, que reduziu a produção de chips NAND em 50% de sua capacidade atual. Agora, a empresa está focando em equipamentos com camadas empilhadas. Com isso, espera-se que os estoques diminuam antes de um aumento gradual nos preços em 2024.
Fontes da indústria mencionam que os preços dos chips NAND caíram nos últimos meses, o que pode indicar que os fornecedores estão se adaptando às novas tendências e às demandas do mercado.
Via: TrendForce
Geek.etc, um blog apaixonado por tecnologia, respira o universo dos hardware e computadores gamers como nenhuma outra página.
Fotos: Divulgação, Google e TecMasters