Para os entusiastas de PCs, é evidente que as CPUs estão constantemente melhorando a cada ano. No entanto, além do aumento na eficiência, é esperado que as temperaturas dos processadores também aumentem. Essa é a visão tanto da AMD quanto da Intel.
Um exemplo disso são os processadores AMD Ryzen 7000, que estão entre os mais eficientes do mercado atual. Isso se deve, em grande parte, à arquitetura de núcleo Zen 4, que oferece melhorias significativas no desempenho em tarefas únicas e multitarefa devido ao aumento na densidade do transistor e alterações arquitetônicas.
No entanto, o problema é que essa melhoria também resulta em temperaturas mais altas. De fato, a CPU em questão geralmente atinge a temperatura máxima de 95°C em tarefas de uso intenso. Portanto, é necessário um bom sistema de resfriamento para uso casual e, especialmente, para overclock.
A má notícia é que essa alta temperatura provavelmente aumentará nas próximas gerações de processadores, conforme destacado por David Mcafee, vice-presidente da AMD.
“À medida que processos mais avançados forem utilizados no futuro, acreditamos que o fenômeno atual de alta densidade de calor será mantido ou até mesmo intensificado. Portanto, será crucial encontrar uma maneira eficaz de dissipar o calor gerado por esses chips de alta densidade no futuro”, disse o executivo à QuasarZone.
Parece que a Intel também reconhece que o aumento da temperatura dos processadores é algo inevitável. Tanto é que seus últimos chips de 14ª geração podem atingir mais de 100°C. Isso levou os fabricantes de placas-mãe a expandirem os limites térmicos de seus hardwares para além de 115°C.
Aumento na temperatura das CPUs é algo “natural”
Engenheiros da Intel acreditam que isso é algo esperado. E a boa notícia é que os novos chips são projetados para suportar altas temperaturas. De fato, há quem diga que alcançar o máximo desempenho da CPU está relacionado a ultrapassar os limites térmicos e de potência.
Portanto, é inevitável que as próximas gerações de processadores sejam mais quentes. Agora, resta esperar para que mais opções de resfriamento para PCs surjam no mercado para acompanhar essa tendência.
Via: Wccftech
“Com tecnologia pulsando em nossos circuitos, Geek.etc é o coração acelerado dos entusiastas de hardware e computadores gamers.”
Fotos: Divulgação, Google e TecMasters
O que você acha?
Mostrar comentários / Deixe um comentário