O portal HKEPC divulgou um novo esquema que aparentemente está se espalhando no mercado de placas de vídeo usadas. Foi relatado que um dos leitores do site foi enganado ao comprar uma falsificação de uma RTX 4090.
Para adquirir o equipamento, ele desembolsou aproximadamente US$ 1.660 (cerca de R$ 8.120 em conversão direta). Na hora da compra, ele afirma ter recebido imagens do produto, que aparentava estar funcionando, já que as luzes estavam ligadas.
No entanto, irônicamente, essa foi a única parte da placa que funcionou quando ele a recebeu – nem as ventoinhas ligaram. Ao examiná-la mais cuidadosamente, foi descoberto que ele tinha adquirido uma placa de vídeo sem GPU.
Engano com a RTX 4090
Acredita-se que ele tenha sido enganado por um esquema que revende placas de vídeo em que as GPUs são retiradas para serem usadas em outros dispositivos. Isso tem sido muito comum ultimamente, já que algumas marcas estão desmontando placas de vídeo que funcionam para aproveitar os chips em outras.
Essa prática ocorre devido à escassez de estoque de certos modelos na China, levando alguns fabricantes a reutilizar componentes.
A pergunta que fica é como esses criminosos têm acesso às “carcaças” das placas e conseguem comercializá-las livremente para aplicar golpes em pessoas desavisadas no mercado de segunda mão.
Via: VideoCardz
Nosso blog Geek.etc é uma mistura frenética de bytes tecnológicos e gráficos pixelados, onde alimentamos nossa paixão incontrolável por hardware e computadores gamers.
Fotos: Divulgação, Google e TecMasters