Agora lendo: Samsung apresenta novo SSD de 256 TB e inova na tecnologia de armazenamento em petabytes

Carregando
svg
Abrir

Samsung apresenta novo SSD de 256 TB e inova na tecnologia de armazenamento em petabytes

setembro 10, 20233 Min. de Leitura

Parecendo não conhecer a expressão “vai devagar aí”, a empresa sul-coreana Samsung lançou dois anúncios no setor de SSD (disco de estado sólido) que são, literalmente, muito grandes: um novo disco com capacidade de 256 terabytes – sim, TERAbytes – e uma arquitetura de SSD que promete no futuro ter discos com capacidade de petabytes – sim, PETAbytes.

É importante ressaltar que tanto o SSD de 256 TB quanto a nova arquitetura não são projetados para o consumidor final, então não espere aumentar drasticamente o armazenamento do seu computador pessoal. Ambos os projetos têm foco comercial de alto desempenho – como “servidores”, “parques tecnológicos” e “data centers”.

Imagem mostra um SSD da Samsung

Imagem: Ruslan Lytvyn/Shutterstock

Esses anúncios foram feitos durante a Flash Memory Summit (FMS), uma feira dedicada a novidades na área de armazenamento e memória, com foco no desenvolvimento de tecnologias para a ampliação de aplicações de inteligência artificial (IA).

Começando pelo menor dos produtos, o SSD de 256 TB utiliza memória NAND com células de quatro níveis (QLC) e, de acordo com testes realizados pela Samsung, ele consome até sete vezes menos energia do que o equivalente a oito SSDs de 32 TB (com o mesmo volume de armazenamento, mas com um consumo de energia muito maior).

Já a nova arquitetura é uma estrutura tecnológica para que outras empresas possam criar seus próprios produtos com base nela. É semelhante ao que a NVIDIA faz com as placas de vídeo Geforce, por exemplo, com várias opções disponíveis de diferentes fabricantes.

A tecnologia chamada “Flexible Data Placement” é usada nessa arquitetura e permite otimizar o desempenho em tarefas pesadas, como aplicações de IA. O software utilizado é de código aberto.

É possível que algumas dessas novidades cheguem ao público consumidor no futuro? Sim, mas provavelmente não será tão cedo. A produção em massa de um SSD dessa escala costuma levar tempo, e a Samsung provavelmente está de olho nesse mercado.

Levando em consideração a demora que houve para os discos rígidos (HDs) aumentarem sua capacidade de armazenamento de dezenas para centenas de gigabytes, é provável que ainda haja muito trabalho de pesquisa antes que essas tecnologias se tornem comuns em computadores pessoais.



“Com entusiasmo e paixão, nosso blog Geek.etc abraça a cultura gamer, sendo um verdadeiro admirador do universo dos hardwares e computadores destinados aos jogos!”

Fotos: Divulgação, Google e TecMasters

Qual seu voto?

0 People voted this article. 0 Upvotes - 0 Downvotes.
svg

O que você acha?

Mostrar comentários / Deixe um comentário

Leave a reply

svg