A Lenovo marcou presença na BGS 2023 com dois estandes: um da marca com produtos alimentados por processadores Intel e outro da AMD para promover o Legion GO, o primeiro videogame portátil da empresa — anteriormente apresentado no IFA 2023.
Durante a BGS 2023, o blog KaBuM! testou o dispositivo portátil da Lenovo voltado para jogos, juntamente com os wearables Legion Glasses, e teve a oportunidade de conversar com Luiz Sakuma, diretor de produtos de consumo da empresa. Confira abaixo as primeiras impressões.
Especificações do Lenovo Legion GO
Antes de mais nada, vale lembrar as especificações do Legion Go.
O hardware possui processador AMD Ryzen Z1 Extreme, placa gráfica AMD RNDA e tecnologia de gerenciamento de energia inteligente. Sua tela Lenovo PureSight QHD+ de proporção 16:10 tem 8,8 polegadas com resolução ajustável de 1600p a 800p e taxas de atualização entre 60Hz e 144Hz.
A memória é de 16 GB RAM LPDDR5X (7500 MHz) e o armazenamento é um SSD PCIe Gen4 de até 1 TB, com suporte para até 2 TB de armazenamento extra por meio de um slot micro-SD. A bateria tem capacidade de 49,2Wh e suporta o Super Rapid Charge2, permitindo que a bateria seja recarregada até 70% em apenas meia hora.
O dispositivo possui um modo de bypass de energia e tecnologia térmica Coldfront que mantém o Legion Go resfriado com um ruído inferior a 25dB, além de uma ventoinha de polímero de cristal líquido com 79 lâminas. Também conta com portas USB Type-C, suporte para DisplayPort 1.4, Power Delivery 3.0, Wi-Fi 6E3 e Bluetooth 5.2.
Por fim, os controles Legion TrueStrike removíveis incluem um trackpad integrado, um D-pad grande, uma roda de mouse angular e um total de 10 botões customizáveis — gatilho, laterais e outros para maior flexibilidade.
Testes com o Lenovo Legion Go
Durante os testes, uma das características que chamou a atenção foi o design físico do Legion Go, que é robusto e um pouco mais pesado em comparação a outros dispositivos portáteis para jogos.
De acordo com Sakuma, o Legion Go é o “primeiro console da marca” e foi desenvolvido ao longo de aproximadamente dois anos. “Normalmente, quando os jogadores pensam em jogar jogos ‘Triple A’, que geralmente exigem alta performance, eles pensam em um desktop com configurações poderosas, certo?”, começa o diretor.
“A possibilidade de jogar em um console em qualquer lugar e com controles destacáveis também é muito inovador. Dentro desse contexto, a Lenovo quis criar um produto que atendesse à maioria das comunidades de jogadores.”
Sakuma explica que os controles possuem até 10 botões personalizáveis e foram projetados para atender a uma ampla variedade de gêneros de jogos: “não apenas jogos de simulação, como Flight Simulator, Forza Horizon ou até mesmo GTA, mas também jogos de tiro em primeira pessoa (FPS)”.
Segundo o diretor, a precisão para jogos do gênero FPS é atribuída à base que acompanha o Legion Go, na qual um dos controles pode ser encaixado. “Você coloca [o controle] na base e ele se transforma em uma espécie de mouse vertical, proporcionando maior precisão na mira e uma jogabilidade muito melhor do que em um console convencional”, complementa.
Durante os testes com o Legion Go, foi possível jogar apenas a demonstração de Ghostrunner 2 (um FPS com armas brancas). Após fixar um dos controles na posição para usá-lo como mouse vertical, achei o movimento um pouco confuso no começo. Isso ocorre porque não estou acostumado a jogar com mouse e teclado, mas percebi que, nessa configuração, o movimento é suave e a câmera responde bem aos comandos.
Depois, decidi recolocar os controles nas laterais da tela do Legion Go e voltar a jogar de maneira convencional. Como há 10 botões nos controles, levei um pouco de tempo para me acostumar com a distribuição dos comandos. A boa notícia é que essa configuração é personalizável, portanto, é possível ajustar para tornar a experiência mais acessível.
Além disso, os gatilhos, direcionais e outros botões são confortáveis de pressionar. O Legion Go também possui um suporte removível na parte inferior da parte traseira, permitindo jogar o dispositivo portátil da Lenovo apoiado em qualquer superfície, por exemplo.
Testes com o Lenovo Legion Glasses
Durante os testes, também estava disponível o Legion Glasses, óculos que pode ser conectado ao Legion Go e promete uma experiência ainda mais imersiva para os jogadores. “Estamos falando de uma tecnologia com lentes micro LED que oferecem resolução Full HD 1080P, com suporte para até 70 polegadas”, explica Sakuma.
Os óculos podem reproduzir áudio diretamente dos hastes e funcionam com vários dispositivos. Isso significa que, por meio de um único cabo USB-C, é possível conectá-los a um celular ou tablet compatíveis (tanto iOS quanto Android), além do próprio Legion Go. “Ele transforma qualquer dispositivo em uma segunda tela”, conclui Sakuma.
Infelizmente, não foi possível conectar meu celular, um realme 8 5G, ao Legion Glasses para testar os óculos como segunda tela. Foi possível apenas experimentar a imersão prometida com os wearables conectados ao Legion Go.
Embora a aparência dos Legion Glasses seja robusta, as lentes internas são pequenas e espessas. Pessoalmente, não foi confortável usá-los, pois uso óculos para miopia e astigmatismo. Para mim, é impossível tirar meus óculos, caso contrário, não consigo enxergar — e meu oftalmologista não recomenda lentes de contato.
Além disso, o cabo que conecta os óculos ao videogame portátil é curto, dificultando um pouco a movimentação. Infelizmente, não senti a imersão que imaginei inicialmente. Também não me senti confortável com a experiência dos Legion Glasses.
Ainda assim, fiquei positivamente surpresa com o Legion Go. Embora não tenha sido possível explorar o sistema operacional (Windows), conectá-lo a um monitor ou utilizar os recursos de entretenimento, jogar no videogame portátil da Lenovo foi uma experiência satisfatória.
Outros produtos para gamers ou acessíveis para interessados
Durante a conversa, Sakuma também destacou outros produtos da Lenovo. Um exemplo é a nova linha de produtos de entrada inspirada na Legion. Para começar, a marca apresentou o notebook Lenovo LOQ, que dá nome à coleção.
“Pretendemos expandir [a linha] para outros produtos, mas inicialmente, o Legion LOQ está voltado para atender às necessidades da categoria de entrada de notebooks para jogadores. Mas no futuro, também desenvolveremos acessórios”, afirma Sakuma.
O Legion Slim 5i, outro notebook gamer, também foi um destaque da marca na BGS 2023, assim como o Legion Tower i5, um desktop gamer completo.
“Estamos na BGS desde 2018. Todo ano, o público nos pergunta sobre desktops. Pela primeira vez, a Lenovo está trazendo para o Brasil a venda de um desktop da marca Legion que pode ser personalizado.”
Para gamers e além dos gamers
O diretor de produtos de consumo da Lenovo também destacou como a marca está tornando seus produtos mais acessíveis não apenas para jogadores, mas também para um público não gamer.
“Ao longo do tempo, começamos a perceber que alguns consumidores que compravam nossos produtos nunca os utilizavam para jogos”, revela Sakuma.
“Vou dar um exemplo prático: um dentista. Nunca imaginamos que um dentista compraria um notebook gamer. E por que eles estão comprando um notebook gamer? Atualmente, a maioria dos dentistas está digitalizando seus negócios e precisa de uma placa dedicada e de alto desempenho para renderizar modelos 3D da arcada dentária.”
Sakuma destaca que a Lenovo está focada em tornar seus produtos acessíveis de maneira geral, para que qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo possa ter acesso a tecnologia inovadora como essa, não importando se são jogadores ou se estão interessados em entrar no mundo dos jogos. A empresa também fez uma parceria exclusiva com a Microsoft, oferecendo três meses gratuitos de Xbox Game Pass Ultimate na compra de um de seus produtos.
“Nosso objetivo é proporcionar uma experiência tecnológica inovadora para o consumidor, seja ele qual for, pensando também nas pessoas que desejam entrar no universo dos jogos.”
Lançamento do Lenovo Legion Go
O lançamento do Lenovo Legion Go está previsto para janeiro de 2024. “Começaremos a comercializar esses produtos no Brasil também”, afirma Sakuma.
“Se os bytes fossem tijolos, nosso blog Geek.etc construiria uma gigantesca fortaleza gamer, com hardware de alta potência e um exército de computadores prontos para a batalha virtual!”
Fotos: Divulgação, Google e TecMasters
O que você acha?
Mostrar comentários / Deixe um comentário