Agora lendo: Benchmark mostra Snapdragon 8 Gen 3 em ação no Galaxy S24+

Carregando
svg
Abrir

Benchmark mostra Snapdragon 8 Gen 3 em ação no Galaxy S24+

setembro 10, 20234 Min. de Leitura

A nova versão principal do celular inteligente top de linha da empresa Samsung – o Galaxy S24+ – foi detectada em um teste no Geekbench 6, executando com nada mais, nada menos do que o processador Snapdragon 8ª Geração 3. Sim, um celular que ainda não foi revelado está rodando com um chip que a Qualcomm ainda não lançou.

Não é novidade que as empresas de tecnologia costumam ter produtos meses – talvez até anos – antes de lançá-los. No entanto, o fato de o Galaxy S24+ aparecer tão cedo (o atual Galaxy S23 foi lançado em fevereiro deste ano) é algo a ser observado – ainda mais com um processador que, até agora, só tem um anúncio marcado para outubro.

Imagem mostra teste do Snapdragon 8 Gen 3 no Geekbench

Imagem: Geekbench/Reprod..

Obviamente, é tudo um tanto incerto por enquanto, mas tudo o que temos são os resultados exibidos dos dois produtos no Geekbench 6 – e eles são bastante interessantes. De acordo com a avaliação na página, o Galaxy S24+ com o Snapdragon 8ª Geração 3 obteve uma pontuação de 2233 nos testes de núcleo único (single core) e 6661 nos testes de múltiplos núcleos (multi core). O dispositivo estava executando uma versão prévia do Android 14.

Os números em si não são surpreendentes – eles são elevados, mas o Galaxy S23+ obteve 1866/4947 com o Snapdragon 8ª Geração 2 atual.

No entanto, o interessante aqui é a configuração do processador: se o Geekbench for um indicativo, a Qualcomm deve trazer mudanças significativas na próxima geração de seu processador. Em resumo, a empresa liderada por Cristiano Amon abandonou um núcleo de eficiência de processamento e adotou um núcleo principal de desempenho.

Imagem mostra teste do Snapdragon 8 Gen 3 no Geekbench

Imagem: Geekbench/Reprodução

No caso do Snapdragon 8ª Geração 3, entretanto, a Qualcomm parece ter adotado uma arquitetura organizada no formato 1+3+2+2. Seguindo o padrão da versão anterior, isso significa um núcleo principal e três núcleos secundários de desempenho para apps 64-bit, dois núcleos de desempenho para apps antigos e dois núcleos de eficiência. A diferença está no clock de cada núcleo – os núcleos “1” e “3” parecem mais rápidos, mas não vamos entrar em detalhes nesse momento.

Ainda não temos informações sobre o modelo de cada núcleo, mas é possível presumir que a Qualcomm tenha seguido o padrão usual e preferido os processadores ARM Cortex. Em termos práticos, os testes no Geekbench indicam um aumento de desempenho de 15% com o Galaxy S24+ e o Snapdragon 8ª Geração 3 em comparação com a geração atual.

O que isso significará para a indústria? Ainda não se pode dizer: tradicionalmente, os processadores Snapdragon são usados em smartphones intermediários de alta capacidade ou em modelos top de linha. Mas só descobriremos mais quando os primeiros dispositivos forem lançados.

O Snapdragon 8ª Geração 3 deve ser lançado em outubro deste ano. Quanto ao Galaxy S24+, será lançado… bem, quando a Samsung decidir.



“Exploramos o universo geek com entusiasmo, mas o coração do nosso blog Geek.etc bate mais forte pela paixão dos hardware e computadores gamers.”

Fotos: Divulgação, Google e TecMasters

Qual seu voto?

0 People voted this article. 0 Upvotes - 0 Downvotes.
svg

O que você acha?

Mostrar comentários / Deixe um comentário

Leave a reply

svg