Agora lendo: Anime | Denúncias de ‘cópia’ da MAPPA em Shingeki no Kyojin emergem

Carregando
svg
Abrir

Anime | Denúncias de ‘cópia’ da MAPPA em Shingeki no Kyojin emergem

janeiro 19, 20244 Min. de Leitura


Shingeki no KyojinShingeki no Kyojin
©Shingeki no Kyojin

Os estúdios MAPPA se envolveram em várias polêmicas nos últimos tempos, principalmente relacionadas às más condições de trabalho e à exploração dos funcionários devido à quantidade de projetos em andamento simultaneamente. Porém, o que chama a atenção agora é uma situação curiosa que foi descoberta anos depois.

Este é o décimo quarto episódio do anime “Shingeki no Kyojin: The Final Season” (Attack on Titan), lançado no Japão em 22 de março de 2021. Em uma cena desse episódio, onde Eren Yeager derrota Armin Arlert brutalmente, é possível ver uma pintura ao fundo com navios de guerra.

Shingeki no KyojinShingeki no Kyojin
©Shingeki no Kyojin

Na época, alguns questionaram por que haveria pinturas de navios em Paradis, mas não deram muita importância. Somente recentemente, em um fórum do Reddit, foi descoberto que a imagem daquela pintura foi diretamente retirada do jogo “Total War: EMPIRE”. Quem estava encarregado disso nem se deu ao trabalho de editar a imagem, apenas a copiou e colou nas molduras.

Total War: EMPIRETotal War: EMPIRE
©Total War: EMPIRE
Total War: EMPIRETotal War: EMPIRE
©Total War: EMPIRE

Se isso é considerado “roubo”, “plágio” ou “homenagem” depende do ponto de vista, seja você fã de “Shingeki no Kyojin” ou do estúdio MAPPA. No entanto, é inegável que a ilustração foi diretamente copiada do jogo, e os fãs não demoraram a comentar sobre isso:

  • “Por que diabos haveria pinturas de navios de guerra antigos em Paradis?”
  • “Shingeki no Kyojin, que plagiadores eles são…”
  • “Uau, eles arruinaram completamente essa cena.”
  • “Não acredito que o MAPPA recebeu orçamento suficiente para animar a quarta temporada, e não o WIT STUDIO.”
  • “Eu não entendo a lógica disso. Existem milhares de obras de arte históricas de guerra naval em domínio público que poderiam ter sido usadas nessa cena e não parecer fora do lugar. Em vez disso, eles usam uma captura de tela promocional de Total War: EMPIRE. Uma opção que levanta questões de direitos autorais?”
  • “Parece que o animador estava tão sobrecarregado de trabalho no MAPPA que essa foi a única maneira de cumprir o prazo. É engraçado, não é?”
  • “Pode ser que um dos animadores seja apenas fã de Total War: EMPIRE e quis fazer uma referência. Eu não gosto do final de Shingeki no Kyojin como muitos de vocês, mas isso está indo longe demais.”
  • “Caramba, há alguns anos eu comentei que aquela pintura parecia estranha, e agora isso aconteceu!”
  • “Se fosse o WIT STUDIO fazendo isso, todos estariam chamando de ‘easter egg interessante’, mas como é o MAPPA, dizem que é ‘plágio’.”
  • “Não tenho problema em copiar, mas eles poderiam ter feito algumas edições para não parecer que é uma cópia direta.”

Fonte: Aqui!

Nosso blog Geek.etc é um oásis vibrante e acolhedor, onde abraçamos com paixão e entusiasmo o mundo dos animes, desenhos e tudo mais que nos encanta no universo nerd!
Fotos: Reprodução, Divulgação, Animeunited, Google

Qual seu voto?

0 People voted this article. 0 Upvotes - 0 Downvotes.
Tags:#Animes,
svg

O que você acha?

Mostrar comentários / Deixe um comentário

Leave a reply

svg