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Final Fantasy VII Rebirth explora a tecnologia envolvente do PS5

fevereiro 21, 202417 Min. de Leitura

A sua jornada para além de Midgar terá início em apenas uma semana, com o lançamento de Final Fantasy VII Rebirth para PS5 em 29 de fevereiro. Talvez você já tenha começado a explorar esse mundo mais amplo por meio de uma demo recente ou admirado o cenário durante o State of Play dedicado ao jogo. E as paisagens são incríveis! Áreas abertas e cenários urbanos detalhados, modelos de personagens renovados, inimigos recriados, uma infinidade de missões secundárias e minijogos. Final Fantasy VII Rebirth está repleto de conteúdo.

Para entender como essa experiência envolvente está sendo alcançada no PS5, conversamos com os criadores do RPG de ação, que incluem a maior parte da equipe de desenvolvimento de Final Fantasy VII Remake. E quem está nos mostrando os bastidores é o Diretor de Final Fantasy VII Rebirth, Naoki Hamaguchi, que faz parte do projeto FFVII Remake desde o início e fala sobre como o estúdio deu vida ao mundo de Gaia.


Como Final Fantasy VII Rebirth aproveita a tecnologia imersiva do PS5

Com a sua experiência em desenvolvimento, quais foram as suas primeiras impressões sobre o poder e a tecnologia do PS5?

Com os avanços nos SSDs, que melhoram a velocidade de carregamento de dados e possibilitam o carregamento instantâneo de recursos necessários, sentimos que mudanças significativas seriam necessárias no design do sistema para garantir uma experiência de jogo fluída, sem tempos de espera para os jogadores. Na verdade, para aproveitar os SSDs de alta velocidade em Final Fantasy VII Rebirth, o pipeline gráfico e o sistema de streaming de recursos foram reformulados em comparação com o título anterior.

Quais aprendizados do desenvolvimento de Final Fantasy VII Remake Intergrade você trouxe para ajudar a desenvolver Final Fantasy VII Rebirth?

Desde o início, estávamos cientes do tamanho do disco para Final Fantasy VII Rebirth, e foi absolutamente necessário que ele ficasse dentro de 150 GB, mesmo com a inclusão do mapa do mundo e locais cinematográficos, como em Final Fantasy VII Remake Intergrade. (*O tamanho do disco de Intergrade é de aproximadamente 80 GB.) Para a compressão de texturas, a experiência prática com o uso de Oodle Kraken* e Oodle Texture** em Final Fantasy VII Remake Intergrade foi muito útil para planejar o tamanho do disco deste jogo. Embora o PS5 esteja equipado com um SSD que melhora significativamente a velocidade de carregamento, ainda há um limite no tamanho do disco original que pode ser lido. Portanto, essa tecnologia é verdadeiramente indispensável.

Final Fantasy VII Rebirth foi criado principalmente como um jogo para PS5. Portanto, como vocês aproveitaram o poder do hardware em termos de gráficos e jogabilidade?

Para criar uma sensação de densidade no mapa do mundo, em vez de simplesmente melhorar a aparência em uma captura de tela, focamos em aumentar a quantidade real de elementos para dar a sensação de um mapa preenchido. O PS5 implementou o novo Primitive Shader como seu próprio pipeline de geometria e, combinado com o Compute Shader, o pipeline de renderização foi projetado para ser capaz de processar uma grande quantidade de elementos. Essa abordagem também se alinhou bem com o SSD, que é capaz de carregar instantaneamente um grande número de elementos. Dessa forma, os jogadores podem esperar um mundo bonito, diverso e expansivo para explorar em Final Fantasy VII Rebirth.

Como as funcionalidades do SSD do PS5 foram utilizadas neste jogo?

A versão para PS4 de Final Fantasy VII Remake precisava ser pré-carregada devido às restrições de velocidade de carregamento, o que limitava a capacidade da memória e comprometia os recursos. O streaming também era necessário, pois sabíamos que o mundo fluido que precisávamos criar para o jogo exigiria ainda mais em termos de uso de memória em comparação com jogos anteriores. Um dos desafios que enfrentamos em Final Fantasy VII Remake Intergrade foi que, na maioria dos casos, após o carregamento, o tempo de processamento da CPU necessário para expandir a memória era muito longo devido à alta velocidade dos SSDs. Neste título, o carregamento da CPU para a expansão da memória foi definido para ser o mais próximo possível de zero, e o formato do arquivo foi projetado para ter um layout de memória alocada e aproveitar a alta velocidade dos SSDs. Especificamente, os pipelines de renderização e streaming dos modelos em segundo plano foram criados do zero. O desempenho dos SSDs de alta velocidade do PS5 foi extremamente útil para carregar elementos em pequenos intervalos, permitindo renderizar objetos de forma altamente detalhada quando estão próximos e com menos detalhes quando estão distantes.


Como Final Fantasy VII Rebirth aproveita a tecnologia imersiva do PS5

Os modelos de personagens em Final Fantasy VII Remake e também na versão atualizada para PS5 de Final Fantasy VII Remake Intergrade eram e continuam visualmente impressionantes. O PS5 permitiu adicionar mais detalhes ao design do elenco?

Os personagens em Final Fantasy VII Remake Intergrade, incluindo Cloud, foram criados com base na geração de consoles do PS4. Desta vez, os modelos foram adaptados às especificações do PS5, e os personagens principais foram totalmente redesenhados, desde o cabelo até as roupas. Além das novas expressões dos personagens durante os closes, gostaria que as pessoas também prestassem atenção aos detalhes adicionais da pele e do cabelo. Acredito que a melhoria nos detalhes e nas texturas físicas será muito evidente.

Além dos modelos e texturas, Final Fantasy VII Rebirth também apresenta melhorias nas sombras, animações e iluminação, e os visuais gerais dos personagens, que combinam esses diversos componentes, superam em muito os de Final Fantasy VII Remake. Portanto, é algo que vale a pena esperar.

O elenco será ampliado com a chegada de Cid, Cait Sith e Vincent. O mesmo processo criativo do elenco de Final Fantasy VII Remake foi aplicado na reimaginação desses personagens com tecnologia moderna?

Esses novos personagens foram criados utilizando basicamente o mesmo processo, mas posso dizer que o fluxo de trabalho foi aprimorado desde Final Fantasy VII Remake. A maior parte da equipe de desenvolvimento do título anterior continuou trabalhando em Final Fantasy VII Rebirth, o que nos permitiu começar a produção com experiência e aprimorar bastante os detalhes físicos e texturização dos novos personagens Cid, Cait Sith e Vincent. Esperamos que todos prestem uma atenção especial nesses personagens ao jogar.

Os desenvolvedores de jogos para PS5 têm oferecido aos jogadores a opção de jogar em um modo Gráfico que prioriza gráficos em 4K ou em um modo Desempenho que prioriza uma ação suave a 60 FPS. Você pode compartilhar o que podemos esperar de Final Fantasy VII Rebirth e por que foram feitas essas escolhas de opções?

Em Final Fantasy VII Rebirth, também temos um Modo Gráfico, com ênfase em gráficos em 4K, e um Modo Desempenho, com ênfase em 60 FPS, que os jogadores podem selecionar livremente no menu de opções. A escolha entre esses dois modos se tornou uma tendência entre os jogadores de PS5, então sentimos que seria um recurso essencial para este título também.

As funcionalidades exclusivas do controle sem fio DualSense, como o feedback tátil e os gatilhos adaptáveis, podem ajudar os jogadores a terem uma experiência mais imersiva. Como essas funcionalidades foram aproveitadas no jogo?

Incorporamos ativamente o feedback tátil e os gatilhos adaptáveis em batalhas e cenas, que são segmentos de jogo com fortes elementos de ação e apresentação cinematográfica, para que tudo o que for transmitido pelos gráficos esteja sincronizado diretamente com o controle. Além disso, como existem muitos minijogos neste título, planejamos utilizar a funcionalidade do DualSense em cada um deles. Além do feedback tátil e dos gatilhos adaptáveis, os jogadores também podem experimentar uma variedade de recursos, como o sensor de movimento, o microfone integrado e o touch pad.


Como Final Fantasy VII Rebirth aproveita a tecnologia imersiva do PS5

Como vocês utilizaram o áudio 3D?

Este título utiliza todos os recursos de áudio Tempest 3D. Isso permite que a maioria das vozes, efeitos sonoros e música ambiente venham de cada objeto e personagem, com o som variando de acordo com a distância da câmera e o ambiente ao redor. O sistema de áudio 3D também responde ativamente à verticalidade e, em algumas áreas, colocamos sons diferentes acima dos jogadores para proporcionar uma experiência de movimento e objetos nessa dimensão espacial. Estamos ansiosos para ver os jogadores experimentando a atmosfera realista e imersiva que o áudio 3D proporciona, como quando o helicóptero da Shinra sobrevoa o campo, os vários ruídos em uma área ampla como a Grasslands ou a música ambiente vinda do céu quando você está explorando o Gold Saucer. A atualização recente do SDK também é compatível com a saída do Dolby Atmos. Portanto, se você tiver uma soundbar, sistema de alto-falantes ou outros dispositivos compatíveis, além de fones de ouvido, poderá desfrutar dessas saídas de áudio.

Final Fantasy VII Remake Intergrade tinha um Modo Foto. Esse recurso retornará em Final Fantasy VII Rebirth e haverá alguma modificação?

O Modo Foto foi, é claro, implementado em Final Fantasy VII Rebirth. Também adicionamos uma função de moldura. Agora você pode selecionar a moldura que desejar para as suas fotos favoritas. Além disso, o próprio Modo Foto está integrado à visão do mundo do jogo, com conteúdos secundários apresentando um personagem chamado Snaps, que é um fã de fotografia e pede para Cloud tirar fotos em vários locais no mapa do mundo. Completar esses pedidos desbloqueará recursos adicionais do Modo Foto, então é mais um elemento para aguardar ansiosamente.

Há alguma cena, local, momento ou recurso específico em Final Fantasy VII Rebirth que você acredita resumir realmente o que foi possível alcançar graças ao poder do PS5?

Sinceramente, todas as cenas utilizam as especificações do PS5, sendo impossível tê-las feito sem ele… Mas, se eu tiver que escolher apenas uma coisa, acho que seria a cidade. As cidades exigem um grande número de NPCs, além do aumento na densidade de elementos em geral. Dedicamos um cuidado especial para criar a sensação de que a cidade e os NPCs são vibrantes e têm vida, e acho que os jogadores poderão experimentar a capacidade total do PS5 ao caminhar pelas ruas. Pessoalmente, adoro a representação da cidade de Junon durante o desfile da posse do Presidente Rufus, então espero que todos possam ter essa experiência no jogo também.

Quais outros jogos para PS5 impressionaram você? Pensando na sua experiência com desenvolvimento, como você acredita que eles aproveitaram as capacidades do PS5?

Marvel’s Spider-Man 2 foi o jogo que mais me permitiu experimentar as capacidades do PS5 entre os lançados em 2023. O uso dos SSDs acelerou muito o deslocamento do Homem-Aranha por teias e paredes, aumentando minha empolgação no jogo. Além disso, o recurso de viagem rápida era de cair o queixo, e eu quase chorei com o quão rápido é viajar pelo mapa. Mesmo do ponto de vista de alguém que trabalha no desenvolvimento, tive a sensação de que esse jogo não poderia ter se tornado realidade sem o SSD de alta velocidade do PS5.


Como Final Fantasy VII Rebirth aproveita a tecnologia imersiva do PS5

Final Fantasy VII Rebirth chegará ao PS5 em 29 de fevereiro.

*Oodle Kraken é uma tecnologia de compressão de dados desenvolvida pela RAD Game Tools, criada especificamente para reduzir o tamanho de recursos de vídeogames e melhorar os tempos de carregamento sem sacrificar a qualidade visual.

**Oodle Texture é um componente do pacote Oodle que se concentra especificamente na compressão de texturas. Ele utiliza tecnologias inovadoras para reduzir o tamanho dos arquivos de texturas enquanto preserva a qualidade visual.


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Fotos por: Divulgação, Playstation Blog

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