Está quase chegando a hora de reunir sua equipe e entrar na fila para jogar a nova versão de Concord*. Além do lançamento, também estamos muito satisfeitos em compartilhar todas as opções de acessibilidade que estarão disponíveis. Criar um jogo que pudesse ser desfrutado pelo maior número de pessoas possível sempre foi uma prioridade para nós durante o processo de desenvolvimento. Além de implementar muitos elementos no jogo, como mapas, modos, Freegunners, itens cosméticos, estilos de jogo e histórias, também foi muito importante para nós garantir que o maior número possível de pessoas pudesse aproveitar essas experiências. Por esse motivo, incluímos várias opções de acessibilidade, como tamanho de texto e espessura de contornos.
Aqui estão todas as opções de acessibilidade que estarão disponíveis para todos no PS5 e no PC, tanto para download digital quanto para mídia física.
Mais do que apenas um menu
Sistema de marcação
Nosso sistema de marcação permitirá que você indique áreas no mapa para alertar seus colegas de equipe. Além disso, a marcação criará um ícone no mundo, ativará vibrações em direção ao local e reproduzirá uma narração do personagem.
Treinamento jogável
Criamos uma experiência de treinamento que ensinará o básico e a mecânica principal de Concord. Você poderá repeti-la quantas vezes quiser para revisar essas informações.
Como jogar
Desenvolvemos um menu que fornecerá muitos detalhes sobre todos os aspectos do jogo.
Otimização dos personagens
Certos personagens foram projetados com habilidades e armas que levam em consideração jogadores com restrições motoras.
- Lark: A jogabilidade dos Lark consiste em se mover pelo mapa e posicionar esporos para criar uma área estendida que oferece um bônus para colegas de equipe e causa uma penalidade para inimigos, em vez de se envolver em combates diretos.
Além disso, a arma dos Lark não requer precisão nem exige uma linha de visão direta com o inimigo para ser eficaz. Ele dispara um projétil que fica suspenso no ar e explode em vários projéteis teleguiados quando o alvo se aproxima.
- Jabali: A arma e as duas habilidades do Jabali possuem um componente teleguiado robusto, o que pode reduzir a precisão necessária para atingir os alvos. O Orbe de Pulso da Vida do Jabali permanece no mundo depois que ele o lança, então, mesmo se você errar, seus aliados poderão recuperá-lo.
- Daw e Kyps: Esses dois Freegunners possuem kits que podem ser dedicados a posicionar elementos de suporte pelo mapa, permitindo que você ajude sua equipe sem precisar se envolver em combates diretos. Além disso, eles têm armas explosivas, o que reduz a necessidade de mirar com precisão ao atirar.
Navegação geral do menu
Configurações modificadas
- Quando você alterar uma das configurações, essa alteração será destacada em cada tela.
- Cada aba pode ser filtrada para mostrar apenas as configurações modificadas.
- Cada configuração indicará qual era o valor padrão e poderá ser restaurada individualmente ou em toda a aba.
Controles
Geral
Inverter eixo vertical/horizontal: Permite inverter o controle analógico de visão.
Apenas para PC: Inversão do mouse.
Sensibilidade
- Sensibilidade do toque duplo: Permite ajustar o intervalo entre cada pressionar rápido dos botões para contar como “toque duplo”. Por exemplo, em Concord, a ação padrão para realizar um esquiva usa o toque duplo, então você pode ajustar o intervalo entre cada toque. Isso também pode ser definido separadamente no PC, de modo que o teclado e o controle tenham configurações diferentes.
- Configurações de sensibilidade do controle analógico: Permite ajustar a sensibilidade do controle analógico de visão. É possível ajustar a sensibilidade vertical e horizontal separadamente para Olhar e Olhar com Mira de Precisão. No PC, é possível ajustar a sensibilidade do mouse separadamente para Olhar e Olhar com Mira de Precisão.
Comandos
- Predefinições de vínculos do controle: Escolha entre vários esquemas de controles analógicos e botões. Disponível apenas ao usar um controle. Inclui também uma predefinição de acessibilidade motora para reduzir a necessidade de segurar botões, e vínculos padrão para movimento automático e recentralizar a câmera.
- Vínculo de comando completo personalizado: Permite remapear o botão de um comando e a ação necessária (por exemplo, pressionar, toque duplo, ativar/desativar, segurar). Disponível tanto para o controle, como uma predefinição personalizada, quanto para o teclado.
Opções de vínculos específicas para acessibilidade
- Ativar/desativar movimento automático: Move automaticamente o personagem para a frente (também funciona ao correr). Não será possível usar o controle analógico de movimento.
- Recentralizar câmera: Faz a câmera voltar ao centro da tela, virada para a frente.
Jogabilidade
Geral
- Tremor da câmera: Liga ou desliga o tremor da câmera durante o jogo.
- Balanço da arma: Ajusta o movimento da arma ao correr.
- Orientação do minimapa: Permite escolher entre girar o mapa em torno do jogador, cujo ícone sempre aponta para cima, OU manter o mapa parado e mover o ícone do jogador.
- Espessura do contorno de jogadores e objetos: Altera a espessura dos contornos com a cor da equipe dos jogadores e objetos.
Vibrações
- Resistência dos gatilhos adaptáveis (apenas DualSense): Ativa ou desativa a resistência dos gatilhos para o controle DualSense.
- Desligue TODAS as vibrações do controle.
- Diálogos de cenas com vibrações: Reproduz todos os diálogos durante as cenas com vibrações do controle (apenas DualSense).
- Capacidade de ajustar a intensidade de grupos de vibrações.
Subgrupos de vibrações
Os seguintes grupos de vibrações estarão disponíveis:
Armas e habilidades
- Armas: Ações de combate corpo a corpo e disparo, recarga, preparação e guarda de armas.
- Resposta adicional de armas: Resposta adicional relacionada às armas, como o carregamento da arma de Haymar, o preenchimento do aspirador industrial de UN1QU0, o ataque de Bazz com suas facas, etc.
- Habilidades: Vibrações associadas à ativação das habilidades dos personagens, como arremesso de granadas, posicionamento de itens implantáveis, etc.
Estado do jogador
- Efeitos negativos recebidos: Dano, explosões próximas e efeitos de condições negativas (como queimadura causada pela parede de chamas de Haymar).
- Efeitos positivos recebidos: Cura, escudos e bônus, como furtividade ou maior mobilidade.
- Alerta de saúde: Vibração contínua que ocorre quando a saúde não está cheia.
- Passos ao correr: Vibrações dos passos do seu personagem enquanto ele corre.
Jogabilidade geral
- Recolhimentos: Vibrações que ocorrem ao pegar automaticamente vários objetos no jogo, como cartas de jogador em Caça ao Troféu, cargas de habilidades e o Azulzinho.
- Interações: Vibrações ao usar interações: início da interação, interação contínua, parada da interação, conclusão da interação.
Noção espacial
- Locais das habilidades no mundo: Vibrações ao entrar em uma área relacionada a um objeto do jogo, como o domo ou curativo de Daw, ou quando um objeto é colocado perto de você.
- Interações próximas: Vibração pulsante que ocorre quando uma interação próxima está disponível para uso.
- Resposta tátil de marcas e chamados: Vibrações que ocorrem onde um aliado fez uma marca.
Vibrações de IU
- Navegação do menu: Vibrações que ocorrem ao selecionar e confirmar itens no menu.
- Seleção de personagem: Vibrações que indicam quando é sua vez de escolher um personagem ou que seu tempo de seleção está acabando.
- Guia Galáctico: Vibrações associadas ao Guia Galáctico.
Atualizações da condição da partida
- Estados da zona: Vibrações relacionadas às zonas de objetivos, como entrar ou sair de uma zona, o time adversário tomar o controle de uma zona, etc.
- Estados do modo global: Vibrações relacionadas aos estados globais da partida, como uma zona sendo desbloqueada, prorrogação, etc.
Interface
- Legendas: Possibilidade de ativá-las ou desativá-las. As legendas também incluem o nome de quem está falando.
- Seleção do idioma do jogo
- Escala do HUD: Ajusta a escala do heads-up display (HUD) no jogo. Não afeta a mira.
- Apenas para PC: Taxa de proporção da IU – Define a taxa de proporção da IU do jogo.
- Usar o tamanho mínimo de fonte e texto: Força o texto a ter pelo menos o tamanho mínimo selecionado. Isso inclui legendas e texto falado. O tamanho da fonte varia de 18 a 40.
- Alto contraste de texto: Ativar isso adicionará um contorno de cor contrastante em qualquer tipo de texto.
- Usar fonte alternativa: Alterna o texto do jogo de padrão para fontes alternativas para maior clareza do texto.
- Opções de cor: Escolha as cores que deseja atribuir a vários elementos visuais do jogo, incluindo:
- Cores de inimigos, aliados e neutros
- Opções positivas versus negativas (por exemplo, saúde cheia versus baixa, posição válida versus inválida)
- Alertas específicos para você
- Elementos do HUD
- Cor da mira
- Elementos que podem causar um brilho branco na tela por padrão:
- Efeito de cegueira causada pela habilidade de Haymar
- Efeito de ataque corpo a corpo em tela cheia
Configurações de áudio
- Separação de controles de volume para todos os tipos de áudio, incluindo música, efeitos sonoros e diálogos.
- Fala em texto para bate-papo por voz: Ativa a narração de fala em texto para o bate-papo por voz do jogo. Isso aparece logo abaixo das legendas na tela.
- Apenas para PC: Escolha o dispositivo de saída de áudio.
- Apenas para PC: Desempenho de áudio para equilibrar a latência de áudio de acordo com o uso.
Gráficos
- Brilho: Ajuste o brilho como desejar.
- Desfoque de movimento: Liga ou desliga o desfoque de movimento no mundo e ao se mover.
- Apenas para PC: Resolução, Sincronização Vertical, Limite de FPS e Escala do Campo de Visão (CDV).
Suporte pós-lançamento
Essas são apenas as opções iniciais de acessibilidade do jogo Concord. Estamos trabalhando em outras configurações que serão anunciadas futuramente e forneceremos atualizações assim que possível.
Embora estejamos felizes por poder oferecer tudo isso já no lançamento, nosso compromisso é aprimorar e expandir continuamente a acessibilidade em Concord, mesmo após o lançamento.
Para que nossas considerações sobre acessibilidade sejam as melhores possíveis, precisamos do seu feedback! Portanto, quando você e sua equipe estiverem explorando a galáxia, enviem suas opiniões e sugestões para nossa equipe de Suporte ao Jogador ou compartilhem-nas em nosso servidor de comunidade oficial no Concord. Compartilharemos essas informações com a equipe para continuar aprimorando a experiência para todos os Freegunners ao redor do mundo.
Nos vemos em breve no Concord!
*Requer uma conta na PlayStation Network e conexão com a internet. Requer assinatura paga do PlayStation Plus (vendida separadamente) no PS5.
Nosso blog Geek.etc, é um verdadeiro apaixonado pelo universo Playstation, mergulhando de cabeça nos games, discussões temáticas e tudo que envolve essa incrível plataforma de entretenimento.
Fotos por: Divulgação, Playstation Blog