Após quase dois anos em acesso antecipado, a equipe da Team 17 e o desenvolvedor Ernestas Norvaišas anunciaram que “Sweet Transit” – originalmente um jogo sobre trens que se transformou em um construtor de cidades – será oficialmente lançado em 22 de abril por R$149,00. Uma versão de teste da versão 1.0 já está disponível para os jogadores que possuem o jogo.
Entre todos os jogos que eu acompanho em acesso antecipado, “Sweet Transit” foi o que passou por mais mudanças ao longo do tempo. A ideia original de Norvaišas era criar um jogo no estilo “Railroad Tycoon”, onde os jogadores conectavam cidades através de trilhos e garantiam o transporte de matérias-primas e produtos. A versão atual está mais próxima de ser um “Anno” com trens.
Resumidamente, a versão atual de “Sweet Transit” começa com o estabelecimento de uma cidade próxima a locais com matérias-primas. Em seguida, os jogadores criam fazendas para a produção de alimentos e, após algum tempo, expandem para uma segunda cidade para compensar a falta de certos materiais. E assim por diante, para uma terceira, quarta e assim por diante.
Os trens ainda são o foco central do jogo, com um sistema complexo de sinais e condições que podem ser definidos para determinar se eles devem parar ou não em estações específicas, ou esperar por uma certa quantidade de materiais. A curva de aprendizado desse sistema é alta, mas gratificante, o que me deixa feliz.
Não esperava por essa mudança radical em “Sweet Transit”, mas confesso que gostei da nova visão de Ernestas Norvaišas. A franquia “Anno” é uma ótima referência e poucos jogos conseguiram copiá-la de forma satisfatória até agora. É provável que “Sweet Transit” seja uma rara exceção.
Como já mencionei em outros textos, com “Manor Lords”, “Pioneers of Pagonia” e agora “Sweet Transit”, os fãs de jogos de construção de cidades terão muito o que aproveitar em 2024.
Para os interessados em jogar a versão 1.0 de “Sweet Transit” que já possuem o jogo, basta clicar com o botão direito sobre ele, escolher as propriedades e selecionar a opção “Experimental” na aba de betas.
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