De todos os anúncios que eu cobri em 2024, céus, até mesmo nos últimos anos, o último que eu esperava escrever era o da aquisição da franquia “Combat Mission” da Battlefront pela Matrix Games. No entanto, o inacreditável aconteceu e agora tanto a desenvolvedora quanto a franquia estão nas mãos da subsidiária da Slitherine.
Para compreender melhor o impacto dessa compra, “Combat Mission” foi por anos um dos maiores concorrentes de franquias como “Close Combat” e “Graviteam Tactics”. Famosa por sua reputação de “realismo” e uma ampla variedade de cenários em diferentes épocas, como Segunda Guerra Mundial, Oriente Médio, Leste Europeu e Guerra Fria.
O maior obstáculo para seu crescimento foi que a Battlefront não adotou o Steam por anos, até estabelecer uma parceria com a Matrix Games para lançar os jogos na plataforma da Valve. Agora, todos os jogos pertencem à Matrix Games – uma grande adição ao seu catálogo e uma possível mudança de direção para a franquia em geral.
Embora a Matrix Games ainda não tenha divulgado detalhes sobre o futuro de “Combat Mission” nos próximos anos, espero que a empresa resolva uma das principais críticas da comunidade em relação à franquia: o desempenho.
Mesmo com todo o “realismo” e “variedade de conteúdo”, “Combat Mission” enfrenta sérios problemas de desempenho há anos, e o ritmo das atualizações da Battlefront é absurdamente lento. Uma atualização de correção de bugs pode levar quase um ano para ser lançada. Mapas com mais de 20 unidades rodando a 20 ou 30 quadros por segundo, mesmo em computadores que teoricamente possuem as especificações necessárias para rodar em taxas de quadro mais altas.
Não vou entrar no campo da especulação, mas digo isso: depois de anos comentando o quão fantástica é a franquia e quão inacessível ela era para a comunidade brasileira, pelo menos temos a certeza de que ela estará sempre disponível em plataformas como Steam e GOG.
Vamos ver qual será a posição da Matrix Games nos próximos meses. Até lá, aproveite o trailer que resume a franquia.
“Somos tão apaixonados pelo universo do Mario Bros e pelos consoles incríveis da Nintendo, que se pudéssemos, mergulharíamos de cabeça em um cano verde e voaríamos com a capa da Tanooki para explorar todos os mundos fantásticos desse icônico universo dos videogames!”
Fotos por: Reprodução, Google e Hu3br