Agora lendo: Análise: Super Mario RPG proporciona uma jornada empolgante e cheia de diversão

Carregando
svg
Abrir

Análise: Super Mario RPG proporciona uma jornada empolgante e cheia de diversão

novembro 28, 20237 Min. de Leitura

Lançado originalmente em 1996, Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars marcou a estreia do amado Encanador Bigodudo da Nintendo no gênero de RPGs.

Na época, o jogo chamou bastante atenção por ser desenvolvido em parceria com a Square, que mais tarde se tornaria a Square Enix. Por essa razão, o título foi muito bem recebido, especialmente na época em que a franquia Final Fantasy estava em seu auge.

Agora, o jogo foi renomeado para Super Mario RPG e um remake do título original foi lançado para o Nintendo Switch.

Mas será que o jogo consegue manter as mesmas características do original ao mesmo tempo em que se reinventa?

Para responder a essas perguntas e mais, o TecMasters passou os últimos dias totalmente imerso nesse cativante universo e compartilha todos os detalhes do que esperar.

Uma história simples, mas nem tanto

Super Mario RPG

Imagem: Nintendo

A história de Super Mario RPG começa de forma semelhante aos outros jogos estrelados pelo personagem. A Princesa Peach é sequestrada por Bowser e Mario deve resgatá-la no castelo do vilão.

No entanto, quando chega lá e cumpre sua missão, uma espada misteriosa cai do céu, separando cada um dos personagens em locais diferentes. Sem entender o que está acontecendo, Mario retorna ao castelo e se depara com uma ameaça enraizada no centro do local.

Agora, cabe a Mario descobrir onde a Princesa Peach e Bowser estão e desvendar a natureza dessa ameaça.

Super Mario RPG

Imagem: Nintendo

Embora a premissa pareça simples, essa é uma das melhores narrativas dos jogos estrelados por Mario. A forma como a história é conduzida e se desenrola à medida que o jogo avança é fenomenal.

Super Mario RPG

Imagem: Nintendo

Fazia tempo que eu não me via tão envolvido em conhecer mais sobre aquele mundo e seus habitantes. E falando em habitantes, gostaria de destacar Mallow e Geno. Ambos são extremamente carismáticos e excelentes adições ao jogo.

Infelizmente, por serem criações da Square para o jogo, nenhum deles apareceu novamente nos futuros jogos estrelados por Mario.

Destaques das batalhas

Super Mario RPG

Imagem: Nintendo

Como era de se esperar de um RPG, o sistema de batalhas é por turnos – e é muito bom, por sinal. Todos os comandos são simples e diretos, com opções de seleção claras.

A grande novidade aqui são as mudanças implementadas, que se baseiam em comandos que exigem rapidez dos jogadores para evitar ataques. Se o botão for pressionado no momento certo, um medidor começa a ser preenchido.

Super Mario RPG

Imagem: Nintendo

Quando o medidor é preenchido, um poderoso ataque em grupo é desencadeado, que envolve todos os personagens presentes no grupo – e varia de acordo com a composição atual.

No entanto, se o jogador não quiser participar de muitas batalhas, é possível fugir delas pulando para longe dos inimigos nos mapas.

Em Super Mario RPG, não há batalhas surpresas espalhadas pelos mapas e, portanto, todos os inimigos que iniciam os combates são visíveis o tempo todo, facilitando a tarefa de evitá-los.

Super Mario RPG

Imagem: Nintendo

Isso, junto com o salto característico do personagem – sim, neste jogo, Mario consegue pular – dá ao jogo uma camada extra de exploração que raramente é vista nos RPGs daquela época.

Exploração é um dos pontos altos

Super Mario RPG

Imagem: Nintendo

Mantendo o clima divertido dos principais jogos do Mario, a versão RPG traz as mesmas piadas engraçadas e segredos escondidos. Isso, juntamente com alguns minigames, torna o jogo uma experiência incrível para os fãs do personagem.

Ri com as simples interações entre os personagens, principalmente devido à inocência e ao humor leve presente nelas. No entanto, também tive alguns momentos de ansiedade relacionados à exploração.

Super Mario RPG

Imagem: Nintendo

Em determinado momento, Mario adquire uma moeda que revela a localização de baús escondidos – muitas vezes, muito bem escondidos. Alguns deles exigiram uma busca minuciosa de alguns minutos para serem encontrados.

Brincadeiras à parte, isso é de grande ajuda para aqueles que desejam explorar o jogo e garantir que não deixaram nada para trás – embora seja provável que algo seja perdido, já que há muito o que fazer.

Super Mario RPG

Imagem: Nintendo

As 20 horas que dediquei para concluir a aventura passaram voando e, sem dúvidas, deixaram aquele gostinho de “quero mais” que os jogos do Mario sempre proporcionam.

Por fim, a trilha sonora foi refeita e permite que o jogador alterne entre a versão clássica e a nova. Ambas são incríveis e complementam perfeitamente a experiência como um todo.

Vale a pena jogar Super Mario RPG?

Super Mario RPG

Imagem: Nintendo

Super Mario RPG é mais do que apenas um remake de um jogo antigo do personagem, também é um sopro de ar fresco para o gênero, com ideias originais que misturam perfeitamente os elementos dos dois mundos.

Super Mario RPG

Imagem: Nintendo

Com controles empolgantes, personagens carismáticos e muitos momentos engraçados, o jogo se destaca não apenas como um remake fantástico, mas também por trazer identidade e inovação em meio a muitos jogos semelhantes.

Vale lembrar que Super Mario RPG já está disponível exclusivamente para o Nintendo Switch.



“Para o nosso blog Geek.etc, o amor pelo Mario Bros e pelos consoles da Nintendo é tão intenso quanto a determinação de Mario em resgatar a Princesa Peach!”

Fotos por: Nintendo, Google e TecMasters

Qual seu voto?

0 People voted this article. 0 Upvotes - 0 Downvotes.
svg

O que você acha?

Mostrar comentários / Deixe um comentário

Leave a reply

svg