A Qualcomm divulgou nesta terça-feira (24) o Snapdragon X Elite. O novo processador para computadores foi apresentado durante o Snapdragon Summit, evento anual da empresa que ocorre nesta semana em Maui, no Havaí (EUA). De acordo com a fabricante, o componente promete um desempenho de CPU até duas vezes mais veloz do que os concorrentes.
—
O blog KaBuM! está diretamente no Havaí*, acompanhando em primeira mão todas as novidades da Qualcomm e de seus parceiros.
Confira abaixo outros conteúdos da nossa cobertura e não deixe de nos acompanhar também nas redes sociais: @tecmastersbr no Instagram, X (ex-Twitter) e TikTok (teremos conteúdos especiais por lá, mas – infelizmente – não espere por danças…)
—
Além do desempenho, a Qualcomm afirma que o chipset consome apenas um terço da energia em comparação com a concorrência, o que pode se traduzir em “vários dias de bateria” para notebooks.
O novo processador para computadores também possui uma GPU supostamente poderosa; adequada para aqueles que trabalham com edição de imagens e vídeos, além de jogadores. A GPU Adreno integrada no chipset suporta um monitor com resolução 4K e 120Hz com HDR10.
Em sua apresentação, a Qualcomm afirmou que o núcleo de processamento gráfico oferecerá o dobro do desempenho da concorrência, enquanto consome apenas um quarto da energia.
Snapdragon X Elite
Fabricado no processo de 4 nanômetros, com 12 núcleos de alto desempenho e desenvolvido com foco em inteligência artificial, o Snapdragon X Elite tem a capacidade de executar modelos generativos de IA com mais de 13 bilhões de parâmetros diretamente no dispositivo; segundo a fabricante, esse poder de processamento de IA é 4,5 vezes mais rápido do que a concorrência.
“O Snapdragon X Elite representa um avanço dramático em inovação para a computação, já que apresentamos a nossa nova CPU Qualcomm Oryon personalizada para um desempenho super carregado, que encantará os consumidores com sua incrível eficiência energética e elevará sua criatividade e produtividade para um patamar superior”, disse Kedar Kondap, vice-presidente sênior e gerente geral de computação e jogos da Qualcomm.
Também vale ressaltar outras características do novo processador, como a conectividade 5G, Wi-Fi 7 e diversas soluções proprietárias baseadas em IA, como áudio imersivo e sistema de câmera avançado.
Atualmente, o principal concorrente do chipset pode ser considerado o atual M2, da Apple, que também é fabricado com arquitetura ARM. No entanto, a Qualcomm está dando seus primeiros passos para competir também com a Intel e a AMD.
Os primeiros dispositivos, em diferentes formatos de notebooks, equipados com o novo processador devem chegar ao mercado a partir de 2024.
_
*O jornalista acompanhou os lançamentos do Snapdragon Summit no Havaí (EUA) a convite da Qualcomm.
Nosso blog Geek.etc é como um overclock potente de entusiasmo e paixão pelo mundo dos hardwares e computadores gamers.
Fotos: Divulgação, Google e TecMasters