Existe um marco na comunidade de overclock que muitos desejam alcançar: o limite de 4000 MHz. No entanto, poucas placas de vídeo conseguiram realizar essa façanha. Com uma RTX 4090 da Colorful, o overclocker Cens alcançou 3975 MHz. No entanto, seu recorde não durou muito tempo.
Isso ocorreu porque outro entusiasta do overclock, chamado Splave, usando uma Asus GeForce RTX 4090 ROG Matrix, conseguiu atingir 4005 MHz em seus testes.
Embora ainda não tenha sido lançado para o público, sabe-se que o modelo da Asus possui um poderoso sistema de refrigeração líquida – embora os overclockers não usem especificamente essa característica em seus experimentos.
O valor mencionado foi registrado no programa de benchmark GPUPI com uma leitura de temperatura da GPU de -34,6ºC. Apesar de esse teste não envolver gráficos 3D modernos, ele calcula o número pi usando a GPU.
Isso permite que o processador acelere mais, já que é uma carga de trabalho mais leve. Isso é uma conquista impressionante, especialmente porque uma RTX 4090 deve exigir mais de 1000 watts para alcançar essa velocidade de clock.
Recorde de overclock
Vale ressaltar que a barreira dos 3,0 GHz foi quebrada cerca de 3 anos atrás pela TecLab. Na época, eles utilizaram uma placa RTX 2080 Ti Turing.
Agora, para chegar aos 4,0 GHz, foram necessários mais de 8 meses desde o lançamento da RTX 4090.
Via: Videocardz
O blog Geek.etc é como um raio de luz na escuridão do mundo digital, alimentando os corações dos amantes de jogos com sua paixão ardente por hardware e computadores gamers.
Fotos: Divulgação, Google e TecMasters
O que você acha?
Mostrar comentários / Deixe um comentário