Agora lendo: Surgem na internet mais evidências de pinos derretidos na nova RTX 4090

Carregando
svg
Abrir

Surgem na internet mais evidências de pinos derretidos na nova RTX 4090

setembro 13, 20234 Min. de Leitura

Embora seja a placa mais poderosa da NVIDIA atualmente, a RTX 4090 ainda enfrenta problemas – desta vez, são os conectores de 16 pinos que estão derretendo, como relatado em fóruns online.

De acordo com um usuário no Reddit, sua GPU TUF Gaming GeForce RTX 4090 (Asus) ficou completamente deformada após seis ou sete meses de uso. O autor afirmou que os cabos e conectores estavam corretamente instalados, sendo até mesmo testados para garantir que não havia problemas.

Imagem mostra derretimento em um dos conectores da RTX 4090, da NVIDIA

Imagem: panchovix, via Reddit

Essa situação nos remete aos meses de outubro e novembro de 2022, quando o mesmo problema ocorreu com a placa, que era recentemente lançada pela NVIDIA. Na época, houve até rumores de que a versão mais potente, a RTX 4090 Ti, havia sido cancelada pela fabricante devido a esses problemas.

No entanto, no caso do usuário mencionado anteriormente, nenhum problema foi encontrado em outra RTX 4090 que ele possuía – um modelo da Gigabyte. O modelo com derretimento estava conectado a um adaptador “Moody”. Não existe uma empresa de informática com esse nome, então pode ser que esteja se referindo a um componente adaptativo da MODDIY, comumente usado em máquinas com overclock ou para customização de PCs.

Outro usuário também relatou um caso de derretimento, que só foi percebido ao trocar o hardware do gabinete. Nesse caso, o dano foi maior, pois o derretimento começou de forma pequena e, sem perceber, o usuário continuou usando a placa. O problema se agravou e chegou ao conector de energia, resultando em uma “perda total” da placa.

Outros relatos semelhantes foram feitos, mas uma coisa em comum é que todas as máquinas foram configuradas ou compradas em meados de novembro do ano passado – o que indica uma relação com os primeiros problemas relatados.

A NVIDIA não comentou sobre esses incidentes mais recentes, mas em novembro ela emitiu um comunicado com algumas recomendações: garantir que todos os conectores estejam bem conectados e que a capacidade máxima de energia (850W) seja respeitada.

Na época, a NVIDIA sugeriu que a alta probabilidade de erro humano poderia ser a causa, dado que o conector principal da RTX 4090 (12VHPWR) é muito pequeno. No entanto, tanto naquela época quanto agora, os usuários afetados são experientes em montagem de PCs – o primeiro mencionado é especialista em overclock, o que indica que montar um PC é algo natural para eles.

Resta saber se esses novos relatos terão algum impacto nas vendas da RTX 4090. Na primeira vez, muitos atribuíram os problemas ao fato de ser uma placa mais recente, mas agora que o modelo está mais estabelecido, a resposta pública pode ser diferente.



“Nosso blog Geek.etc é como um laboratório tecnológico onde a paixão pela ciência dos computadores gamers se mistura com o entusiasmo por descobrir cada novo componente de hardware. É onde a mente nerd se diverte e a evolução tecnológica não tem limites!”

Fotos: Divulgação, Google e TecMasters

Qual seu voto?

0 People voted this article. 0 Upvotes - 0 Downvotes.
svg