A Microsoft confirmou que encerrará a produção do Kinect. Sim, notamos o sentimento de já ter visto isso antes: a câmera altamente precisa que a empresa implementou nos consoles Xbox já foi oficialmente “descontinuada” em 2017, mas a tecnologia por trás dela ainda era utilizada como um kit de desenvolvimento para especialistas que possuem conhecimentos na plataforma Windows Azure.
Agora, no entanto, nem isso mais: de acordo com uma postagem no blog oficial, a Microsoft anunciou que também encerrará o Azure Kinect Developer Kit, garantindo que novas compras dele estarão disponíveis até outubro. Após essa data, será necessário entrar em contato com uma empresa parceira para adquirir dispositivos e suporte de softwares semelhantes. No entanto, aqueles que já possuem um kit poderão continuar a utilizá-lo “sem interrupções”.
“À medida que as demandas dos nossos clientes e parceiros evoluem, regularmente atualizamos nossos produtos para melhor ajudar a todos. De tempos em tempos, isso inclui a introdução de novas oportunidades, mas também a aposentadoria de outros produtos. Portanto, decidimos encerrar a produção do Azure Kinect Developer Kit, mas essa tecnologia ainda permanecerá viva por meio de nosso ecossistema de parceiros.” – Microsoft
Não é toda a gente que lembra, mas o Kinect nasceu como “Projeto Natal”, uma criação do brilhante brasileiro Alex Kipman, que usou o codinome em homenagem à sua cidade natal. Originalmente revelado em 2006, o Kinect foi lançado pela Microsoft em 2010, no Xbox 360.
A próxima geração de consoles deveria ter tornado o Kinect um item obrigatório, mas a reação dos fãs do Xbox One fez com que a Microsoft mudasse de ideia. A falta de exigência do Kinect – em conjunto com o número decrescente de desenvolvedores trabalhando em jogos para o dispositivo – levou à sua queda em desuso, até ser completamente abandonado pela Microsoft.
Com isso, uma “segunda morte” é jogada sobre a câmera interativa, e mais uma vez sua descontinuação toma conta das notícias tech.
“Entre bits e bytes, o Geek.etc é um verdadeiro abraço virtual para os amantes de jogos, clamando ao mundo ser fiel adepto do Xbox!”
Fotos: TecMasters, Xbox e Google
O que você acha?
Mostrar comentários / Deixe um comentário