Agora lendo: Streaming | 6 longas-metragens baseados em relatos reais da Segunda Guerra Mundial

Carregando
svg
Abrir

Streaming | 6 longas-metragens baseados em relatos reais da Segunda Guerra Mundial

março 16, 20247 Min. de Leitura


Recentemente tenho assistido a diversos filmes – e uma série – com personagens reais nos eventos da Segunda Guerra Mundial. Isso ocorre nos filmes vencedores do Oscar, Oppenheimer (que estreia na Prime em abril), e Zona de Interesse (que estreia dia 31 também na Prime). Também temos Uma Vida: A História de Nicholas Winton, que estreou esta semana nos cinemas. Além disso, não podemos deixar de mencionar a série The New Look, disponível na Apple TV Plus. Com isso, tive a ideia de listar algumas recomendações de filmes sobre pessoas reais que viveram a Segunda Guerra Mundial, disponíveis para streaming.

A Lista de Schindler – Globoplay

Ganhou sete Oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção para Spielberg. A trama conta a história de Oskar Schindler (interpretado por Liam Neeson), um indivíduo oportunista, sedutor e comerciante no mercado negro. Oskar era também um homem que tinha excelente relacionamento com o regime nazista, incluso sendo membro do Partido Nazista. Apesar de ter sido preso em diversas ocasiões, sempre era libertado rapidamente devido às suas conexões. Apesar de seus defeitos, ele possuía um amor genuíno pela humanidade. Assim, ele realizou o impossível e conseguiu salvar mais de mil judeus dos campos de concentração. É um filme belíssimo!

O Destino de uma Nação – Prime Video

A trama se passa durante um mês específico, maio de 1940. Enquanto Hitler começava a dominar a Europa, na Inglaterra, o primeiro-ministro é deposto devido ao fracasso de sua estratégia de buscar um acordo de paz. Para substituí-lo, Winston Churchill (interpretado por Gary Oldman) é chamado, mesmo com as dúvidas do rei George (pai da Rainha Elizabeth). Churchill é uma figura difícil, mas incrivelmente brilhante. Ao assumir o cargo, ele precisa tomar uma decisão difícil: seguir o desejo de algumas facções do governo de buscar um tratado de paz, ou permanecer firme na luta pelos ideais de liberdade que são a base da Grã-Bretanha. Enfrentando a oposição dentro de seu próprio partido e deixando o povo confuso sobre a situação, Churchill precisa fazer a escolha certa para determinar o destino não apenas de uma nação, mas do mundo inteiro. Gary Oldman ganhou o Oscar de Melhor Ator por sua incrível interpretação de Winston Churchill.

O Pianista – Globoplay/ Prime Video

O filme retrata a vida do pianista polonês Wladyslaw Szpilman (interpretado por Adrien Brody, vencedor do Oscar de Melhor Ator). Szpilman era conhecido por tocar peças clássicas em uma rádio em Varsóvia quando a cidade foi bombardeada em 1939. Com a invasão alemã e o início da Segunda Guerra Mundial, os judeus poloneses começaram a enfrentar restrições impostas pelos nazistas. O filme se baseia nas memórias do pianista e mostra como o Gueto de Varsóvia foi estabelecido pelos alemães, com a construção de muros para isolar a população judaica. O filme acompanha a perseguição que levou à captura e deportação da família de Szpilman para campos de concentração. Szpilman é o único membro de sua família que consegue escapar e precisa se esconder em prédios abandonados pela cidade até o fim do pesadelo da guerra.

O Jogo da Imitação – Netflix/ Max

Este filme retrata uma história verdadeira de grande importância histórica. Durante a Segunda Guerra Mundial, o matemático e especialista em criptografia britânico Alan Turing (interpretado por Benedict Cumberbatch, indicado ao Oscar) é convocado pelo governo do Reino Unido para decifrar o código nazista chamado Enigma. Correndo contra o tempo, Turing e sua equipe constroem uma máquina capaz de encontrar a informação que pode mudar o destino do conflito. Eu não conhecia essa história, então foi uma dupla descoberta. Fiquei encantado não apenas com o filme muito bem feito, mas também com o personagem que teve um impacto profundo na nossa realidade atual. Muitos dos fundamentos da internet que usamos hoje em dia são baseados nos estudos de Turing.

Patton, Rebelde ou Herói – Star Plus

A história se passa no Norte da África, em 1943. O General Patton (interpretado por George C. Scott) assume o comando e impõe disciplina aos seus subordinados. Durante a Segunda Guerra Mundial, preocupado com a batalha contra o Marechal Rommel (interpretado por Karl Michael Vogler), Patton procura entender seu inimigo ao ler o livro escrito pelo próprio Rommel. Ele é promovido e enviado para a Itália, mas coloca sua carreira em risco ao esbofetear um soldado que estava tendo uma crise nervosa. Esse incidente faz com que ele perca o comando de seu exército e seja excluído do Dia D, além de ser obrigado a se desculpar publicamente pelo ocorrido. George C. Scott foi o vencedor do Oscar de Melhor Ator, mas recusou o prêmio. Esse caso ficou famoso na década de 70.


“O blog Geek.etc é a mistura perfeita de um cinéfilo entusiasta, um otaku devotado e um viciado em séries, tudo isso e muito mais, porque aqui amamos explorar todos os cantos do universo nerd!”
Fotos: Reprodução, Divulgação, bloghollywood, Google

Qual seu voto?

0 People voted this article. 0 Upvotes - 0 Downvotes.
Tags:#Streaming,
svg

O que você acha?

Mostrar comentários / Deixe um comentário

Leave a reply

svg