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Primeiras impressões de Silent Hill 2 – análise no

agosto 21, 20249 Min. de Leitura

Silent Hill 2, uma nova versão do clássico jogo de terror de sobrevivência lançado em 2001 para o PlayStation 2, conta a história de James Sunderland, que adentra a cidade abandonada de Silent Hill em busca de respostas sobre sua falecida esposa, Mary. Enquanto lida com suas memórias dolorosas, James se depara com monstros e outros personagens assustadores ao longo de sua jornada. O remake do jogo está previsto para ser lançado no dia 8 de outubro, exclusivamente para o PlayStation 5.

Recentemente, tive a oportunidade de jogar o altamente aguardado remake e gostaria de compartilhar com vocês algumas das cenas marcantes, desde a perturbadora cena de abertura até o intenso confronto com o famoso monstro conhecido como Pyramid Head.

O início da história em um banheiro sujo

O jogo começa com James relembrando o conteúdo de uma carta que recebeu de sua esposa, Mary, enquanto está no banheiro sujo do mirante em Silent Hill. A representação gráfica desse banheiro sujo, com suas sujeiras e entulhos, era um grande marco visual em 2001, quando o jogo original foi lançado, e estabelecia perfeitamente a atmosfera do jogo.

Ao ver o banheiro no remake, percebi que, embora seja praticamente idêntico em termos de proporções ao original, estava mais detalhado e realista, com paredes sujas e riscadas, sujeira no chão e um vaso sanitário visivelmente sujo. Esses detalhes adicionais criaram uma sensação angustiante e anunciavam a jornada sombria à frente para James.

Nova perspectiva imersiva

Uma das primeiras coisas que me chamou a atenção ao começar a jogar foi a nova perspectiva por cima do ombro. Enquanto a visão aérea do jogo original dava a sensação de assistir a um filme, a nova perspectiva colocou-me mais próximo da experiência de James e permitiu uma imersão maior no mundo de Silent Hill. Além disso, o áudio em 3D ampliou ainda mais essa imersão, com os passos de James e o som das folhas sendo reproduzidos de forma mais realista.

A névoa como reflexo do estado mental de James

Na cena inicial do jogo original, o mirante estava envolvido por uma densa névoa, enquanto no remake a visão está mais clara. No entanto, à medida que James se aproxima da cidade, a névoa se intensifica, espelhando o estado mental do protagonista e aumentando a sensação de ansiedade para o jogador.

A primeira área que James visita é o distrito leste de Silent Hill. Inicialmente, achei que o mapa do jogo não tinha muitas diferenças em relação ao original, mas logo percebi que estava enganado. As casas, apartamentos, lojas e outros prédios foram aprimorados com detalhes mais complexos que estavam ausentes no jogo original. Detalhes como cadeiras, vasos de flores, lixo abandonado e outros objetos foram recriados com fidelidade, reforçando a atmosfera das ruas cobertas de névoa de Silent Hill.

Exploração ampliada de prédios

Enquanto explorava a cidade, fiquei surpreso ao descobrir que o remake oferecia mais prédios nos quais James pode entrar em comparação com o jogo original. Em alguns casos, foi necessário arrombar janelas para acessar esses prédios. Dentro deles, encontrei diversos itens, como munição e itens de recuperação, o que tornou a exploração não só vantajosa, mas também essencial. No entanto, é importante estar sempre em alerta, pois monstros também podem estar escondidos nos prédios, o que torna o jogo ainda mais desafiador.

Combate intenso e pessoal

Lutar contra as terríveis criaturas de Silent Hill no remake é uma experiência totalmente diferente do jogo original. Os monstros nas primeiras fases do jogo original eram bastante passivos e podiam ser derrotados com poucos golpes e recursos. No entanto, no remake, alguns inimigos agora têm capacidade de contra-atacar durante o combate. Escapar desses contra-ataques e planejar o momento certo para retaliar tornou a jogabilidade mais envolvente. Além disso, a nova perspectiva por cima do ombro permite uma visão mais detalhada dos inimigos grotescos.

Quebra-cabeças desafiadores

A série Silent Hill sempre foi conhecida por seus quebra-cabeças, e esse aspecto da jogabilidade está presente tanto no Silent Hill 2 original quanto no remake. Tive a oportunidade de jogar os novos quebra-cabeças, nos quais precisei coletar diversos itens para resolver enigmas complexos. Entretanto, também encontrei referências inteligentes aos quebra-cabeças presentes no jogo original. Tenho certeza de que os fãs do Silent Hill 2 original apreciarão essa combinação de elementos conhecidos e novos desafios. É importante ressaltar que a dificuldade dos quebra-cabeças pode ser ajustada separadamente da dificuldade das partes de ação do jogo, como o combate.

Apartamentos renovados

Você se lembra dos apartamentos em Wood Side e Blue Creek, que são visitados no início da história? Pois bem, o layout desses apartamentos mudou significativamente em comparação com a versão original. Embora a história geral continue a mesma, os locais onde James encontra itens, enfrenta inimigos e resolve quebra-cabeças foram completamente reformulados. Isso desafia os jogadores que estão familiarizados com o jogo original a desenvolverem novas estratégias para o remake.

Os jogadores que estão acostumados com os tempos de carregamento entre os cômodos do jogo original irão se surpreender nesse remake. Agora, James pode andar livremente pelos prédios sem interrupções. No entanto, é preciso ter cuidado ao entrar rapidamente em uma sala, pois pode haver monstros escondidos prontos para atacar, como descobri da maneira mais assustadora possível.

Encontro frenético com o Pyramid Head

O confronto final com Pyramid Head no apartamento também foi significativamente aprimorado. James enfrenta essa figura assustadora em uma área maior e mais intensa do que no jogo original, uma espécie de armazém. A imagem icônica do monstro se aproximando com sua lâmina brilhante e maciça ainda causa arrepios.

Os movimentos e ataques de Pyramid Head são mais lentos, mas cada golpe é devastador, como descobri quando ele me lançou longe ao balançar o braço.

Como meu tempo de jogo foi limitado, tenho certeza de que perdi muitos outros aspectos interessantes. No entanto, estou ansioso para poder explorar em detalhes todas as ruas e prédios de Silent Hill no dia do lançamento, em 8 de outubro, exclusivamente para o PlayStation 5.


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Fotos por: Divulgação, Playstation Blog

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