A possibilidade de renovar a trilha sonora de Until Dawn foi ao mesmo tempo excitante e assustadora. A reputação musical de Until Dawn é respeitada, e nós queríamos honrar e preservar a essência da trilha sonora original, ao mesmo tempo em que inovávamos e elevávamos a música. Queríamos que Until Dawn seguisse seu próprio caminho, introduzindo novos compositores e músicas na história para diferenciá-lo de outros jogos narrativos de terror. Com novas composições e músicas cuidadosamente selecionadas, cada aspecto da trilha sonora foi tratado com cuidado para proporcionar uma experiência imersiva ainda maior ao jogador, ao mesmo tempo em que criamos uma identidade única para Until Dawn em 2024. Aqui estão alguns pontos importantes para se observar nas músicas enquanto você sobrevive à noite na Montanha Blackwood…
Música do terror
Ao revisitarmos a sequência de abertura, sabíamos que precisávamos de uma música que combinasse com a atmosfera sombria e visualmente impressionante. Tivemos a sorte de descobrir a artista Mae Stephens, que ainda não tinha contrato e tinha o talento que estávamos procurando. Ela ficou animada com a oportunidade de explorar um som mais sombrio e cinematográfico em comparação com suas músicas pop que estavam fazendo sucesso no TikTok. Todos ficaram arrepiados ao ouvir sua primeira demo… Meses depois, tínhamos “Out of the Shadows”, uma composição original que fala sobre confiança, um elemento chave do jogo e o destino final que todos nós enfrentamos. A música se desenvolve em torno do novo tema principal, que cresce com o uso de cordas grandiosas ao se aproximar do final.
“Out of the Shadows” será lançada digitalmente na sexta-feira, 18 de outubro. Veja um trecho do clipe inspirado em Until Dawn abaixo. O vídeo completo será lançado amanhã!

Um compositor lendário
Passamos por um longo processo de seleção para encontrar compositores com contribuições significativas para o gênero de terror. Foi assim que encontramos Mark Korven, um compositor canadense com uma reputação estabelecida no gênero, conhecido por trabalhos como “A Bruxa” e “O Farol”. Mark é o criador do Apprehension Engine, um instrumento personalizado que se tornou um elemento marcante nas trilhas sonoras contemporâneas de terror.
Esta foi a primeira incursão de Mark no mundo dos jogos eletrônicos, e ele trabalhou em estreita colaboração com a equipe de música da PlayStation Studios Creative Arts para adaptar sua música para uma mídia interativa.
Um novo tema
O novo tema é fundamental para a trilha sonora, uma combinação simples, mas marcante, de melodias adicionadas à trilha sonora e novas composições. É como um presságio de horrores ainda não revelados, uma melodia maliciosa que atrai você para o mundo de Until Dawn. Ouça a faixa abaixo.
Nota: a parte abaixo contém spoilers da história de Until Dawn
Locais e antagonistas
Cada local no jogo possui sua própria identidade musical. O chalé e a floresta apresentam um som mais acústico e orgânico. Já o Sanatório traz ecos do passado em sua mixagem (frases românticas clássicas ricas e refrões que lembram os anos 1950), além de uma paleta mais sombria que reflete a desolação da propriedade abandonada. As texturas musicais das minas possuem elementos metálicos e texturas de rock, influenciadas pela presença do Wendigo.
Falando nisso, cada antagonista no jogo possui seu próprio som. O Estranho é caracterizado por uma mistura sombria de madeiras e percussões que refletem sua lealdade incerta. O Wendigo possui um tema musical marcante, com cordas estridentes que alertam os jogadores sobre sua presença, mesmo que ele não tenha sido visto ainda. Por fim, o Psicopata (que você pode ouvir abaixo) utiliza uma mistura distorcida de guitarra, percussão e piano, incluindo um tema que pode dar uma pista sobre sua identidade aos jogadores.
Criando a atmosfera com a música
Pode parecer estranho, mas em 2024, Until Dawn é considerado um jogo de época, ambientado entre 2014 e 2015. Em certos momentos, parecia apropriado utilizar músicas da época para cristalizar a emoção de uma cena ou simplesmente ambientar o jogo no período correto através da música.
Uma nova versão de “In For The Kill”, que é tocada durante uma pegadinha cruel, combina com as diferentes perspectivas de Hannah e seus “amigos”, junto com forças sobrenaturais sedentas por sangue. (Você também pode ouvir brevemente o tema nesta gravação).
Faixas de Purity Ring, SG Lewis, Maverick Sabre e outros ajudam a entender melhor os gostos musicais de outros personagens. Cada música foi cuidadosamente escolhida para cada cena. Falaremos mais sobre isso depois. Os fãs atentos também poderão encontrar uma referência à encarnação anterior do jogo…
Um design musical letal
Ao reconsiderarmos todos os aspectos da trilha sonora de Until Dawn, tivemos a oportunidade de aprofundar o design e a implementação musical. Aqui estão alguns aspectos do design musical aos quais você deve prestar atenção durante sua estadia no Chalé Washington.
Devido à natureza ramificada da história, existem centenas de edições espalhadas pelo jogo, baseadas nas escolhas do jogador.
Um momento em que isso fica claro é durante a guerra de bolas de neve no início do jogo. A cena utiliza uma música licenciada, a música “Warm” de SG Lewis. Assim como outras músicas no jogo, a faixa começa de forma discreta, tocada no celular de Jess. Conforme a cena avança, ela deixa de ser diegética e se torna a trilha sonora da cena. A cena tem resultados tanto positivos quanto negativos: se o jogador matar o pássaro, a música licenciada para, sendo substituída por outro tema musical que combina com o momento triste. Por outro lado, se o jogador fizer a escolha correta e decidir beijar Mike, a letra da música é reproduzida como uma forma de recompensa musical por alcançar o “melhor” resultado.
Cada personagem possui temas musicais relacionados: se o personagem morrer, seu tema musical também desaparece.
As cenas são muito importantes no jogo, e a música é fundamental para definir o clima. Cada crescendo musical é interativo, ficando mais intenso à medida que o jogador se aproxima de um susto em potencial. E, às vezes, o crescendo leva a lugar nenhum, deixando o jogador sem saber quando o medo é justificado.
O Dr. Hill é um dos personagens favoritos dos fãs, e queríamos manter a atmosfera de tranquilidade perturbadora de suas sessões. A trilha clássica que acompanha essas sessões vai mudando gradualmente, refletindo a deterioração mental de seus pacientes. A peça é um prelúdio e fuga baseada no tema central de Until Dawn.
Por fim, queríamos que, ao chegar ao final do jogo, você sentisse que estava assistindo a um filme de terror da época. Portanto, preste atenção em outra composição personalizada – “Forgive and Forget” de So Below – que transforma o tema principal de Until Dawn em uma faixa gótica sombria para os créditos finais. É uma catarse musical após os eventos aterrorizantes de uma noite na Montanha Blackwood.
Esperamos que aproveite o jogo, disponível para o console PS5 e PC*. Não perca o lançamento da trilha sonora oficial, que estará disponível em breve em todos os principais serviços de streaming.
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Fotos por: Divulgação, Playstation Blog