Agora lendo: Gravação demonstra o funcionamento do Raspberry Pi 5 com placa de vídeo externa

Carregando
svg
Abrir

Gravação demonstra o funcionamento do Raspberry Pi 5 com placa de vídeo externa

novembro 30, 20232 Min. de Leitura



A comunidade dos entusiastas de montagem de computadores está bastante entusiasmada com o lançamento do Raspberry Pi 5 e, por uma boa razão, um especialista já demonstrou que o novo mini computador não é brincadeira: um vídeo compartilhado no canal de Jeff Geerling mostra o novo produto em funcionamento com uma placa de vídeo (GPU) conectada externamente.

Isso ocorre porque, entre as novidades do Raspberry Pi 5, há uma porta PCIe que permite a conexão de dispositivos externos. Por esse motivo, Geerling conseguiu conectar uma placa de vídeo antiga – fabricada em 2016, segundo ele mesmo – embora a conexão não tenha sido imediata e tenha exigido alguma adequação.

Antes de entrarmos nos detalhes técnicos, é importante ressaltar que esse projeto não pode ser reproduzido imediatamente por qualquer pessoa. Isso ocorre porque Geerling usou componentes que não estão disponíveis para venda – mais especificamente, um módulo personalizado feito pela Pineberry Pi. Uma versão comercial deve estar disponível no próximo ano, mas sem uma data precisa.

Esse módulo personalizado foi o que serviu de “ponte” entre a GPU e o Raspberry Pi 5. Sem ele, a interface de conexão PCIe x16 não seria compatível com a placa de vídeo. Além disso, a própria placa não era robusta o suficiente e precisava de uma fonte de alimentação separada apenas para ela.

Todo o processo de construção e funcionamento é explicado em detalhes no vídeo acima. Se você é fã da comunidade DIY que frequentemente utiliza o Raspberry Pi 5 (e versões anteriores) em seus projetos, certamente vai querer assistir com atenção para descobrir o que o futuro reserva para você.


“Nosso blog Geek.etc é o oásis perfeito para os amantes de tecnologia, onde celebramos a união perfeita entre a paixão por computadores gamers e o entusiasmo desenfreado por hardware inovador.”
Fotos por: Divulgação, TecMasters, Google

Qual seu voto?

0 People voted this article. 0 Upvotes - 0 Downvotes.
svg

O que você acha?

Mostrar comentários / Deixe um comentário

Leave a reply

svg