A Epic Games tem o costume de disponibilizar o jogo Fortnite de duas formas: por meio de um aplicativo dedicado (hospedado em lojas como a PlayStation Network, Xbox Live e sua própria loja, a Epic Games Store) ou por side load, onde você baixa o pacote de instalação fora da Play Store do Google para dispositivos Android.
Entretanto, Tim Sweeney, CEO da Epic, afirmou que isso pode mudar em breve. E com “mudar”, ele se refere a disponibilizar Fortnite na concorrente Steam, da Valve Corporation.
Vamos competir, e também colocaremos o Fortnite em qualquer loja séria que ofereça um ótimo negócio para os desenvolvedores. Steam, Microsoft, OneStore, qualquer um: dê a todos os desenvolvedores um negócio incrível e nós os apoiaremos. O fim dessas taxas ridículas de 30% está próximo. pic.twitter.com/0sxTYJdkP4
— Tim Sweeney (@TimSweeneyEpic) 12 de dezembro de 2023
Respondendo a um ex-desenvolvedor de jogos pelo X (ex-Twitter), Sweeney afirmou que, apesar da concorrência, ele está disposto a permitir o acesso ao principal jogo da Epic Games em qualquer loja, desde que as práticas sejam justas:
“Vamos competir, mas também vamos colocar o Fortnite em qualquer loja que ofereça ótimas condições para os desenvolvedores. Steam, Microsoft, OneStore, qualquer uma: dê condições espetaculares aos seus desenvolvedores e nós os apoiaremos. O fim dessas taxas ridículas de 30% está próximo.” – Tim Sweeney, CEO da Epic Games
A Epic Games, dona do Fortnite, comemora uma vitória após uma longa batalha judicial contra o Google. No último dia 12, um tribunal nos Estados Unidos decidiu a favor da Epic em um processo contra as taxas cobradas pelo Google pelo uso da Play Store. Essa situação é irônica, já que a Epic perdeu um processo semelhante contra a Apple.
No entanto, a vitória contra o Google fez a Epic expressar o desejo de uma segunda rodada de batalha contra a gigante de Cupertino.
Compreendendo as diferentes taxas do Fortnite
30%.
É comum que as principais lojas digitais cobrem uma taxa de 30% sobre os aplicativos que são hospedados em suas estruturas. Isso inclui a Apple e o Google.
No entanto, o valor de “30%” não é fixo, mas sim uma porcentagem aplicada sobre a receita gerada pelo aplicativo dentro da loja, seja ele pago ou gratuito com anúncios de terceiros.
Por exemplo, se o Fortnite estivesse na App Store e faturasse US$ 1 milhão em um determinado ano, a Apple receberia US$ 300 mil. Se a receita aumentasse para US$ 2 milhões no ano seguinte, a Epic Games teria que pagar US$ 600 mil em taxas, e assim por diante. Outras lojas também cobram percentagens diferentes – a própria Epic Games Store cobra uma taxa de 12%.
Devido a isso, a Epic percebeu que estava gastando mais dinheiro com as taxas das lojas do que investindo no próprio jogo Fortnite. Foi por isso que eles ofereceram o side load para dispositivos Android (o que ainda não é possível no iPhone, a menos por meio de pirataria) e também entraram com processos contra a Apple e o Google.
A situação com a Apple ainda está em aberto: a derrota para a fabricante do iPhone está aguardando revisão pela Suprema Corte dos Estados Unidos e, apesar da Epic estar confiante na vitória, ainda não há uma data para análise da documentação e reinício do processo.
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