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Chefe da Epic considera a possibilidade de trazer Fortnite para a plataforma Steam.

setembro 11, 20245 Min. de Leitura


A Epic Games tem o costume de disponibilizar o jogo Fortnite de duas formas: por meio de um aplicativo dedicado (hospedado em lojas como a PlayStation Network, Xbox Live e sua própria loja, a Epic Games Store) ou por side load, onde você baixa o pacote de instalação fora da Play Store do Google para dispositivos Android.

Entretanto, Tim Sweeney, CEO da Epic, afirmou que isso pode mudar em breve. E com “mudar”, ele se refere a disponibilizar Fortnite na concorrente Steam, da Valve Corporation.

Respondendo a um ex-desenvolvedor de jogos pelo X (ex-Twitter), Sweeney afirmou que, apesar da concorrência, ele está disposto a permitir o acesso ao principal jogo da Epic Games em qualquer loja, desde que as práticas sejam justas:

“Vamos competir, mas também vamos colocar o Fortnite em qualquer loja que ofereça ótimas condições para os desenvolvedores. Steam, Microsoft, OneStore, qualquer uma: dê condições espetaculares aos seus desenvolvedores e nós os apoiaremos. O fim dessas taxas ridículas de 30% está próximo.” – Tim Sweeney, CEO da Epic Games

A Epic Games, dona do Fortnite, comemora uma vitória após uma longa batalha judicial contra o Google. No último dia 12, um tribunal nos Estados Unidos decidiu a favor da Epic em um processo contra as taxas cobradas pelo Google pelo uso da Play Store. Essa situação é irônica, já que a Epic perdeu um processo semelhante contra a Apple.

No entanto, a vitória contra o Google fez a Epic expressar o desejo de uma segunda rodada de batalha contra a gigante de Cupertino.

Criações no UEFN do FortniteCriações no UEFN do Fortnite

Imagem: reprodução/ItsBlitz21

Compreendendo as diferentes taxas do Fortnite

30%.

É comum que as principais lojas digitais cobrem uma taxa de 30% sobre os aplicativos que são hospedados em suas estruturas. Isso inclui a Apple e o Google.

No entanto, o valor de “30%” não é fixo, mas sim uma porcentagem aplicada sobre a receita gerada pelo aplicativo dentro da loja, seja ele pago ou gratuito com anúncios de terceiros.

Por exemplo, se o Fortnite estivesse na App Store e faturasse US$ 1 milhão em um determinado ano, a Apple receberia US$ 300 mil. Se a receita aumentasse para US$ 2 milhões no ano seguinte, a Epic Games teria que pagar US$ 600 mil em taxas, e assim por diante. Outras lojas também cobram percentagens diferentes – a própria Epic Games Store cobra uma taxa de 12%.

Devido a isso, a Epic percebeu que estava gastando mais dinheiro com as taxas das lojas do que investindo no próprio jogo Fortnite. Foi por isso que eles ofereceram o side load para dispositivos Android (o que ainda não é possível no iPhone, a menos por meio de pirataria) e também entraram com processos contra a Apple e o Google.

A situação com a Apple ainda está em aberto: a derrota para a fabricante do iPhone está aguardando revisão pela Suprema Corte dos Estados Unidos e, apesar da Epic estar confiante na vitória, ainda não há uma data para análise da documentação e reinício do processo.



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Fotos por: Divulgação, TecMasters, Google

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