Mais um ano que a Frontier tem a oportunidade de me mostrar que ela praticamente “aniquilou” qualquer chance de outro jogo de gerenciamento de automobilismo ter valido a pena. As últimas tentativas com “F1 Manager” não me agradaram tanto. Pelo menos “F1 Manager 2024”, disponível nesta terça-feira (23) a partir de R$101,99 no PC, PlayStation 4/5, Xbox One / Xbox Series S/X e Nintendo Switch traz algumas adições cruciais para a franquia.
Para aqueles que não acompanharam o anúncio e os blogs de desenvolvimento, “F1 Manager 2024” ainda é essencialmente um jogo de gerenciamento de Fórmula 1 para um público mais abrangente. No entanto, a principal adição da edição deste ano é a capacidade de criar sua própria equipe de F1, contratando pilotos da F2 e F3 e um novo sistema de “motivação”.
Embora eu ache que essa funcionalidade deveria ter estado presente desde o primeiro jogo, sei muito bem que o ritmo da “Frontier” em termos de adições não é dos mais rápidos. Criar minha própria equipe sempre foi um dos pontos altos de jogos de corrida como o próprio F1 23 e F1 24 – aliás, foram esses que me fizeram continuar jogando por tanto tempo, mesmo após eu já ter completado todo o “conteúdo” do modo carreira tradicional.
Já o sistema de “motivação” funciona como um “medidor” do quanto o seu piloto está disposto a realizar ultrapassagens arriscadas durante uma corrida ou a confiar no veículo que a sua equipe montou. As opiniões da comunidade estão um tanto divididas sobre o sistema. Alguns acham fantástico, outros apontam que um piloto pouco motivado pode custar a corrida.
Outras pequenas melhorias incluem um novo sistema de danos e problemas mecânicos mais realistas, como problemas com o motor ou outras peças do veículo – algo que raramente acontecia nas versões anteriores do jogo. Acho interessante que a Frontier não destaque esse aspecto ao falar do jogo, já que é o que mais me empolga para testar “F1 Manager 2024”. Se a simulação for boa e a resposta da IA na pista estiver melhor do que nos anos anteriores, já vale o investimento.
Veja o trailer de lançamento e mais imagens do jogo abaixo:
“Em um mundo cheio de cogumelos coloridos e cascos voando, nosso blog Geek.etc se declara grande admirador do bigodudo mais carismático do universo dos videogames, Mario Bros, e todos os consoles da amada Nintendo!”
Fotos por: Reprodução, Google e Hu3br