Os hipócritas podem reclamar à vontade, mas os pronomes neutros em Starfield vieram para ficar: a Nexus Mods, empresa que hospeda as modificações do novo jogo (e de todos os antigos) da Bethesda Game Studios, proibiu um mod que excluía a opção de usar pronomes neutros para pessoas que não se identificam com os gêneros tradicionais.
A situação ocorreu alguns dias após o lançamento de Starfield, quando um youtuber reclamou sem sentido sobre como os “pronomes” afetavam sua imersão no jogo. Ele mencionou que o jogo é muito “woke”.
Embora o youtuber, a Nexus Mods e o mod removido não tenham relação direta, o assunto repercutiu nas plataformas. A empresa de hospedagem de mods informou ao 404 Media que tem o direito de decidir quais criações aceita dos usuários. Por essa razão, optou por banir o mod que excluía a opção inclusiva e deixou claro que tentativas similares terão o mesmo destino.
“Hospedar esse mod não foi uma decisão nossa e temos total direito de ‘não’ hospedar esse tipo de conteúdo em nossa plataforma. Não é uma ‘declaração política’ nem estamos tomando partido de um lado ou outro dessa discussão. Apoiamos a diversidade e inclusão em nossa comunidade e a remoção de ambos, embora atraente para alguns, não promove uma comunidade positiva de mods.” – Nexus Mods, por e-mail
O 404 Media também destacou que não é a primeira vez que a Nexus Mods toma uma posição contrária à exclusão. A versão remasterizada de Marvel’s Spider-Man no PC possui uma bandeira LGBTQIAPN+ (arco-íris), que alguns mods tentaram remover. A empresa rapidamente os removeu de seus servidores, mostrando uma posição semelhante.
Felizmente, duas semanas após o lançamento, Starfield continua recebendo opiniões geralmente positivas. No review publicado aqui no TecMasters, a “Jejé” destacou que o jogo da Bethesda oferece muitas opções, mas algumas pessoas podem se sentir sobrecarregadas.
De forma geral, a parcela que reclama da inclusão em Starfield parece ser minoritária. Mesmo os mais vocais encontram argumentos que colocam em segundo plano frente ao sucesso do jogo.
A própria Nexus Mods concorda com essa percepção. Em resposta às críticas e ameaças de parar de usar a plataforma, a empresa reforçou sua posição:
“Uma confirmação de que foi a melhor ação está nas reações de ódio, agressividade e ameaças de violência provenientes de uma pequena minoria da nossa comunidade. Sinceramente, não estamos tristes em vê-los partir.”
Vale ressaltar que a questão dos pronomes é evidente apenas no início do jogo, quando o jogador está criando seu personagem. Durante o editor, o jogo pergunta qual pronome o protagonista deve utilizar. Depois disso, o assunto não é mais abordado.
Seria mais adequado discutir por que não adotar o pronome mais universal “Elu/Delu”. Mas, considerando que isso é abordado de forma tão pequena no jogo e já causa irritação em alguns, imagina se eles jogarem I Was A Teenage Exocolonist, um jogo também ambientado no espaço.
Desbravamos universos virtuais com paixão, enquanto nutrimos um amor incondicional pela arte dos jogos e alimentamos os nossos desejos geek, sendo fiéis admiradores do Xbox.
Fotos: TecMasters, Xbox e Google