John Travolta e eu temos uma longa história, rs. Foi minha paixão de infância durante o auge de Grease (tinha pôsteres dele cobrindo as paredes do meu quarto). Acompanhei de perto sua carreira por um longo tempo, assistindo a todos os seus filmes (hoje em dia não é possível, ele faz muitos filmes ruins, rsrs). Estive na festa de comemoração dos 25 anos de lançamento de Grease no estúdio da Paramount. Eu o vi de perto, junto com todo o elenco (foi talvez o momento mais incrível da minha vida). Grease é o filme que assisti mais vezes na minha vida. Sei todas as falas e as músicas de cor (sim, todo mundo tem suas loucuras, rs).
Então é claro que tenho que celebrar este dia 18 de fevereiro, quando John completa 70 anos. Por isso, escolhi aqui alguns de seus filmes que representam as várias fases – e renascimentos – de sua carreira. Há muitos outros que não estão disponíveis, como Embalos a Dois e Os Embalos de Sábado Continuam (todo mundo acha que são péssimos, mas eu amo!). E ainda outros como Perfeição e A Filha do General, que só estão disponíveis para aluguel e compra em plataformas digitais. Mas tudo bem, tenho todos eles em DVD, rsrs.
Então aqui vão as minhas sugestões de filmes para comemorar os 70 anos deste ator que eu adoro!
Grease – Nos Tempos da Brilhantina – Globoplay
Na Califórnia, na década de 50, Danny (John Travolta) e Sandy (Olivia Newton-John), um casal de estudantes, trocam juras de amor mas se separam, pois ela voltará para a Austrália. Entretanto, os planos mudam e Sandy por acaso se matricula na escola de Danny. Para fazer charme, ele infantilmente lhe dá uma esnobada, mas os dois continuam apaixonados, apesar do relacionamento ter ficado em crise. Esta trama serve como pano de fundo para retratar o comportamento dos jovens da época. O orçamento de Grease foi de 6 milhões de dólares, com arrecadação mundial de 396 milhões de dólares, sendo, até hoje, um dos filmes musicais de maior arrecadação de bilheteria nos Estados Unidos.
Os Embalos de Sábado à Noite – Globoplay
Os Embalos de Sábado à Noite foi o filme que tornou John uma estrela. E ele ensinou toda uma geração a dançar. John foi indicado ao Oscar por este filme e entrou para a história. O filme, dirigido por John Badham, conta a história de Tony Manero, um jovem que sonha em sair do Brooklyn e acredita que a única maneira de conseguir o que deseja é se tornar o Rei das Discotecas. A trilha sonora com músicas dos Bee Gees vendeu mais de 20 milhões de cópias.
Pulp Fiction – Netflix/Globoplay
Pulp Fiction – Tempo de Violência foi um novo renascimento para a carreira de John. Concorreu ao Oscar e ao Globo de Ouro, ganhando outros prêmios como o David di Donatello, Críticos de Londres e Críticos de Los Angeles. Como Quentin Tarantino também era fã, John ganhou uma cena de dança indispensável, desta vez com Uma Thurman. Na história, Vincent Vega (John Travolta) e Jules Winnfield (Samuel L. Jackson) são dois assassinos profissionais que trabalham fazendo cobranças para Marsellus Wallace (Ving Rhames), um poderoso gângster. Vega é forçado a sair com a garota do chefe, temendo passar dos limites. Enquanto isso, o pugilista Butch Coolidge (Bruce Willis) se mete em problemas por ganhar uma luta que deveria perder.
A outra Face – Star Plus
Sean Archer (John Travolta), um agente especial do FBI, vê seu filho ser morto por balas destinadas a ele, disparadas por Castor Troy (Nicolas Cage), um terrorista psicopata. Por seis anos, o agente tentou capturá-lo e, quando consegue, descobre que uma grande explosão está prestes a acontecer em Los Angeles por obra do criminoso, que, logo depois, devido a um acidente, entra em coma profundo. Assim, Sean Archer, utilizando uma técnica revolucionária, troca de rosto com Castor Troy para conseguir com o irmão deste (Alessandro Nivola) a localização da bomba. Mas o criminoso sai do coma, e agora ele tem o rosto do agente do FBI Sean Archer. O filme foi um grande sucesso de bilheteria, totalizando $245 milhões em nível global, e foi indicado ao Oscar de Melhor Edição de Efeitos Sonoros.
Olha quem está falando – HBO Max
Olha quem está falando foi a primeira virada na carreira de John Travolta. Ele está muito engraçado como um motorista de táxi que se envolve com uma mulher com um filho pequeno. Todos os pensamentos do bebê eram dublados por Bruce Willis. O filme foi um enorme sucesso de bilheteria e rendeu duas sequências. No filme, ele contracena com sua grande amiga Kirstie Alley.
O Rapaz da Bolha de Plástico – Looke
O filme feito para a TV se baseia na história dos meninos David Vetter e Ted DeVita. Eles nasceram sem o funcionamento do sistema imunológico, razão pela qual precisavam viver permanentemente confinados em tendas estéreis de isolamento. O filme conta uma história semelhante. A adolescência já não é fácil para um jovem normal, imagine para Tod Lubitch (John Travolta), que nasceu com uma deficiência rara no sistema imunológico e foi “condenado” a passar o resto de sua vida dentro de uma bolha de plástico. Lá, ele poderia ter um ambiente esterilizado e viveria a salvo de bactérias e vírus que para pessoas normais não representam risco, mas para ele poderiam levá-lo à morte. As coisas se complicam quando ele se apaixona. Diana Hyland, que interpretou a mãe de Tod, ganhou o Emmy de atriz coadjuvante postumamente. John, com quem ela estava namorando, aceitou o prêmio por ela.
Hairspray – HBO Max
Grande sucesso na Broadway, o musical Hairspray – Em Busca da Fama deu a John um papel icônico: Edna Turnblad. Sempre interpretado por um homem vestido de mulher, John deu a ela uma doçura que não existia anteriormente. Há ótimos números musicais como o dueto com Michelle Pfeiffer em Big, Blonde and Beautiful, Welcome to the 60’s, com Nikki Blonsky, e, é claro, o final, You can’t stop the beat. Tudo se passa em 1962. Tracy Turnblad (Nikki Blonsky) é uma jovem gordinha que tem paixão pela dança e sonha em aparecer no “The Corny Collins Show”, o programa de dança mais famoso da TV. Ao fazer um teste, ela impressiona os juízes e, assim, conquista um lugar no programa. Logo ela alcança o sucesso, ameaçando o reinado de Amber Von Tussle (Brittany Snow) no programa. As duas também disputam o amor de Link Larkin (Zac Efron), enquanto lutam pela coroa de Miss Auto Show. No entanto, os conceitos de Tracy mudam quando ela descobre o preconceito racial existente na TV, decidindo usar sua fama para promover a integração.
“Em nossa vasta galáxia de conteúdo geek, o blog Geek.etc emerge como um fervoroso amante, abraçando a magia do cinema, a emoção dos animes, a imersão dos seriados e muito mais, transportando cada leitor para um universo de entretenimento inigualável.”
Fotos: Reprodução, Divulgação, bloghollywood, Google
O que você acha?
Mostrar comentários / Deixe um comentário