Agora lendo: Recursos explicados para PS4 e PS5 com nova arte promocional revelada

Carregando
svg
Abrir

Recursos explicados para PS4 e PS5 com nova arte promocional revelada

janeiro 16, 20249 Min. de Leitura

Há quase três décadas, Lara Croft deu os primeiros passos em sua jornada pelas montanhas geladas do Peru. Em aproximadamente um mês, os jogadores de PlayStation terão a oportunidade de reviver as descobertas e explorações das primeiras três aventuras de Lara com gráficos e efeitos atualizados em Tomb Raider I-III Remastered para PlayStation 4 e PlayStation 5. 

Como chegamos até aqui? Tudo começou em Austin, no Texas, em 1998.

A Aspyr, uma empresa de desenvolvimento de jogos, lançou Tomb Raider II para computadores Macintosh. Até 2003, a Aspyr continuou a franquia Tomb Raider, lançando Tomb Raider, Tomb Raider III, Tomb Raider: The Last Revelation, Tomb Raider: Chronicles e Tomb Raider: The Angel of Darkness.

Sempre tivemos o desejo de revisitar esses títulos, mas não sabíamos qual abordagem seria a ideal. Durante anos, trabalhamos para encontrar um equilíbrio entre preservação e modernização. E quando finalmente chegamos a um resultado, entramos em contato com nossos amigos da Crystal Dynamics.

Com a Crystal Dynamics expandindo constantemente a franquia Tomb Raider, este era o momento perfeito para trazer de volta ao público os jogos que moldaram a série. Nosso objetivo era honrar as bases da franquia, ao mesmo tempo em que tornávamos os jogos originais acessíveis ao público atual, mantendo sua essência.

Onde está o equilíbrio entre preservação e modernização? A resposta é “Tomb Raider I-III Remastered Starring Lara Croft”.

Na fase de pré-produção, dividimos as tarefas em três áreas: engenharia, jogabilidade e arte. Essas categorias também determinaram a ordem das discussões no desenvolvimento.

Objetivo da engenharia: desempenho e preservação perfeitos

Desde o início, decidimos manter o código-fonte e o engine originais. Essa magia é irreplicável. Assim, foi essencial, com as atualizações, adicionar a opção de ativar ou desativar os gráficos e a sensação originais de Tomb Raider I, II e III.

Esse recurso é uma homenagem às boas lembranças desses jogos, além de ser uma oportunidade para reconhecer as realizações do hardware da década de 90 que faziam o Tomb Raider funcionar. Essa experiência preservada continuará inspirando os engenheiros do presente e do futuro a criar jogos ainda mais imersivos e memoráveis.

Objetivo da jogabilidade: surpreender e agradar aos fãs de longa data

Acreditamos que a jogabilidade de Tomb Raider I, II e III é atemporal. Ao usar o código-fonte original, tivemos cada salto, segredo, inimigo e quebra-cabeça exatamente como planejado e realizado pela equipe de desenvolvimento original.

Assim, começamos a discutir como poderíamos surpreender e agradar aos fãs dos clássicos. Foi aí que começamos a desenvolver ideias de adições, em vez de apenas correções.

Opções de controles clássicos e modernos

Para as configurações de controle modernas, nos baseamos na geração de Legend, Anniversary e Underworld de Tomb Raider. Essas mudanças são evidentes no movimento de Lara: o stick direito controla a câmera completamente, e Lara se move na direção para onde a câmera está apontando.

Da mesma forma que fizemos com a apresentação gráfica, os controles originais de movimentação estilo tanque estão disponíveis como opção no menu.

Barras de vida dos chefes

Um dos pontos fortes de Tomb Raider era sua interface minimalista. No entanto, isso podia ser frustrante quando você se deparava com chefes mais difíceis que tinham muita vida. Por isso, adicionamos barras de vida para que você saiba quando continuar confiando na pistola ou trocar para o lança-granadas.

Substituição de sprites 3D de itens

Enquanto os menus em Tomb Raider utilizavam modelos 3D para os itens de vida e munição, os objetos em si eram sprites 2D no jogo. Essa era uma característica clássica que ajustamos para dar um pouco mais de estilo aos itens coletáveis.

Mais de 200 troféus

Este é um momento importante para a comunidade de Tomb Raider, então nos esforçamos para incluir o máximo de conteúdo possível no remake. Portanto, anunciamos que haverá mais de 200 troféus para serem conquistados, incluindo meu favorito: prender o mordomo no freezer. Desculpa, Winston! Confira abaixo alguns dos troféus que você poderá descobrir.

Modo Foto

Explorar as paisagens de Tomb Raider é algo mágico. Queremos que você possa compartilhar essas paisagens e momentos icônicos. Por isso adicionamos um modo de foto avançado que permite que você escolha as poses de Lara, congele o jogo, alterne entre os gráficos clássicos e modernos e registre os ambientes. Mal podemos esperar para ver o que a comunidade vai criar com esse recurso.

E mais algumas surpresas

Uma das coisas mais legais de Tomb Raider é a descoberta, e não queremos estragar essa parte.

Objetivo da arte: os gráficos de suas memórias

Após definirmos o plano para a engenharia e a jogabilidade, chegou a hora de enfrentar a parte mais desafiadora e que sofreria as maiores mudanças no projeto: a arte.

Nossa diretriz para a arte foi bem clara: queríamos que os jogos tivessem a aparência que tinham na mente de quem os jogou naquela época. Logo vimos que estávamos no caminho certo, pois em testes iniciais algumas pessoas mal perceberam que estavam jogando com a arte modernizada.

Colaboramos com a Crystal Dynamics nas seguintes reformas na arte:

  • Efeitos de iluminação com baking e em tempo real: essas mudanças contribuem para a imersão e atmosfera dos ambientes do jogo.

  • Alternância de gráficos: a qualquer momento durante o jogo, incluindo no modo Foto, você pode alternar entre os gráficos originais e modernos.

  • Novos modelos, ambientes e inimigos: como mostramos em nosso anúncio inicial, adicionamos novos modelos para dar coerência a esta nova versão moderna. Estamos felizes em poder mostrar como os ambientes do PS1 seriam com tecnologias e ferramentas modernas.

  • Novo modelo para Lara Croft: os looks originais são icônicos e sua silhueta é inconfundível. Precisa de mais alguma explicação?
  • Outras atualizações: adoramos as animações, texturas e efeitos visuais clássicos. Fizemos algumas melhorias nos elementos modernos para torná-los mais consistentes com os modelos atualizados, resultando em uma aparência final sofisticada.

Expressamos nossa admiração e gratidão à comunidade de Tomb Raider, que nos inspirou a criar esta edição amorosamente restaurada de Tomb Raider I-III. Nos vemos em 14 de fevereiro!

Pré-venda já disponível na PlayStation Store.


Nosso blog Geek.etc vive e respira o universo do Playstation, mergulhando de cabeça em tudo o que envolve esse fantástico mundo dos games.
Fotos por: Divulgação, Playstation Blog

Qual seu voto?

0 People voted this article. 0 Upvotes - 0 Downvotes.
svg

O que você acha?

Mostrar comentários / Deixe um comentário

Leave a reply

svg