Agora lendo: Pacific Drive inova o gênero de sobrevivência com uma station wagon –

Carregando
svg
Abrir

Pacific Drive inova o gênero de sobrevivência com uma station wagon –

fevereiro 16, 20249 Min. de Leitura

Muitos de nós já nos questionamos por que ninguém simplesmente entra em um carro e foge do perigo nos filmes e jogos de terror.
Pacific Drive, da Ironwood Studios é um jogo que permite vivenciar essa situação. Essa aventura de sobrevivência em primeira pessoa apresenta uma station wagon customizável para o gênero.

Preparando-se para o lançamento em 22 de fevereiro, conversamos com Alexander Dracott, diretor do jogo, sobre o processo de desenvolvimento e a inspiração por trás dessa proposta que subverte o gênero.

: Qual foi a inspiração por trás de Pacific Drive?

Alexander Dracott: A inspiração inicial veio de alguns dos meus hobbies e da minha experiência dirigindo station wagons para acampar nas florestas do Noroeste Pacífico. A semente da ideia veio das coisas que eu via enquanto dirigia sozinho pela floresta, na neblina, na chuva, passando por cidades abandonadas que nunca viram a luz do dia. O jogo começou com um carro de teste na floresta. Conforme adicionamos mais mecânicas, decidimos que os jogadores deveriam ser capazes de ligar e desligar o carro, se preocupar com a quantidade de gasolina e precisar reabastecer o veículo. Surgiu a ideia de combinar a manutenção de um carro com os desafios de um jogo de sobrevivência. Colocamos toda a pressão que normalmente recai sobre o jogador em jogos de sobrevivência no carro, e funcionou. O carro se torna um protetor para o jogador.

De onde surgiu a ideia da Zona de Exclusão Olímpica e como ela contribui para as mecânicas do jogo?

Sempre fui um grande fã de histórias ambientadas em zonas, onde os jogadores estão isolados em um espaço repleto de mecânicas interessantes. Por exemplo, as criaturas inimigas não são apenas zumbis nos quais você atira. Elas são únicas e intrigantes, e descobrir seu propósito faz parte da experiência do jogo. A ideia por trás da Zona de Exclusão, um local isolado pelo governo, foi imediatamente bem recebida, pois nos deu a liberdade de criar uma história interessante e preencher o mundo do jogo com coisas como essas criaturas, que os jogadores terão que investigar usando as mecânicas do jogo.

Por que a equipe optou por um loop de jogabilidade em uma escala menor em vez de um jogo de exploração totalmente aberto?

Inicialmente, estávamos considerando criar um jogo de sobrevivência tradicional em um mapa relativamente grande. Nossos mapas são grandes porque os jogadores têm um carro e podem viajar rápido. Porém, percebemos que, embora todas as mecânicas de sobrevivência estivessem funcionando, queríamos ter momentos de descanso no jogo. Queríamos que os jogadores tivessem a oportunidade de parar, saquear itens e consertar o carro. Foi quando surgiu a ideia de criar uma oficina como local fixo, onde os jogadores pudessem consertar o carro e interagir com os diferentes sistemas do jogo. Isso levou à ideia de ter a oficina como base, mas permitir que os jogadores também viajem para outras áreas do mundo do jogo.

Foi desafiador criar tantas mecânicas baseadas em um carro?

Pacific Drive é um jogo amplo, cheio de sistemas que se interagem. Portanto, há uma complexidade geral que sempre será difícil de gerenciar. De um lado, você quer entender todos os sistemas, mas, por outro lado, cada um deles precisa ser desenvolvido de forma independente. Não é possível ter uma noção clara até que muitos desses sistemas estejam presentes e interagindo individualmente. Além disso, a física automotiva é diferente de muitos outros jogos de carros, onde o foco é criar 300 carros que pareçam distintos e únicos. Para nós, é o oposto. Temos apenas um carro, mas precisamos que esse carro possa ser customizado de diferentes maneiras para que os jogadores possam se expressar. Como garantir que o carro pareça diferente para dois jogadores que o personalizaram de forma completamente diferente? Desenvolvemos ferramentas específicas para encontrar a melhor maneira de fazer isso.

Houve algum recurso que não conseguiu ser incluído na versão final de Pacific Drive, mas que você gostaria que tivesse sido?

Pode parecer que estou evitando a pergunta, mas a resposta é sempre “mais”. Independentemente do número de itens que criamos, sempre reduzimos para um número mais razoável. Isso também aconteceu com nosso jogo, que mesmo assim está cheio de itens diversos. São ferramentas que os jogadores podem usar, recursos que podem ser coletados, objetos com os quais é possível interagir no mundo, itens especiais para trazer para a oficina e muitas peças de carro, pois ele é altamente customizável. Planejamos incluir mais coisas, mas no final reduzimos para um número viável.

Qual é o seu recurso favorito em Pacific Drive?

Como alguém que ajudou a criar a ideia original, sou suspeito para falar da atmosfera. Os momentos em que a jogabilidade se alinha com a atmosfera são absolutamente incríveis. É uma imersão no mundo do jogo, com as condições climáticas, as paisagens e a sensação geral. Procuramos criar um ambiente único para a zona, com sua beleza isolada. Você está sozinho lá, mas ainda há desafios de jogabilidade. Você pode ver um prédio sombrio na neblina e pensar que é apenas um elemento de cenário, mas talvez haja algo lá. Talvez haja algo para ser coletado para o carro. Esses momentos são os destaques para mim.

Quais recursos exclusivos do PlayStation®5 os jogadores podem esperar encontrar em Pacific Drive?

Acredito que o maior destaque seja o controle DualSense. Percebemos que tínhamos algo especial quando começamos a ajustar a resposta tátil, principalmente para os gatilhos adaptáveis e como eles interagem com a suspensão e o comportamento do carro. Descobrimos uma forma inteligente de transmitir as mudanças na suspensão do carro para as vibrações do controle. Se você passar por um desnível, sentirá a reação apropriada no controle. Se uma roda do carro se soltar, você sentirá a queda. Também adicionamos ruídos à simulação para melhorar a sensação de realismo ao dirigir em estradas de terra. Estamos muito satisfeitos com as sensações proporcionadas pelo controle no jogo.

Pacific Drive combina elementos esperados em jogos de sobrevivência com a adição de um carro, proporcionando muita atmosfera, obstáculos e diversão. Assim que o jogo for lançado em 22 de fevereiro de 2024, será possível personalizar o carro e embarcar em uma viagem solitária.


Nosso blog Geek.etc, mergulha de cabeça no mundo do Playstation, sendo um amante fervoroso do assunto, explorando cada detalhe com paixão e entusiasmo.
Fotos por: Divulgação, Playstation Blog

Qual seu voto?

0 People voted this article. 0 Upvotes - 0 Downvotes.
svg

O que você acha?

Mostrar comentários / Deixe um comentário

Leave a reply

svg