Something Random, uma nova produtora criada pelos desenvolvedores do Superhot VR, vai lançar o seu mais recente jogo, “Toy Trains”, em 16 de janeiro de 2024. O que é “Toy Trains”, como surgiu e por que explorar novos gêneros resulta em jogos melhores? Continue lendo para descobrir as respostas.
O que é o “Toy Trains”? É um jogo divertido de montar pistas com mini ferrovias que ganham vida. “Basicamente, é um jogo sobre criar conexões”, diz Marcin Jóźwik, líder do projeto. “Em termos de jogabilidade, a ideia é combinar casinhas e canteiros de obras para criar locais de encontro para os habitantes desse mundo, os ‘Railies’. A história, por sua vez, é sobre a necessidade de construir conexões com outras pessoas, mesmo quando isso for difícil. E essa temática vai além do jogo em si. Nosso objetivo era desenvolver um jogo que pudesse unir várias gerações, capaz de divertir crianças, pais, avós e toda a família igualmente”.
“Toy Trains” não é a primeira coisa que vem à mente quando pensamos em um jogo desenvolvido pelos mesmos criadores do Superhot VR. Esses dois jogos não poderiam ser mais diferentes. O primeiro tem como foco principal o “lado sombrio” dos jogos, especialmente o seu poder de influenciar e cativar os jovens. Já o segundo prova que os jogos também podem ser relaxantes, tranquilos e ajudar a lidar com as dificuldades. O Superhot VR é um jogo de tiro para “jogadores frequentes”, enquanto o “Toy Trains” é feito para pessoas de todas as idades. O Superhot VR é predominantemente vermelho e branco, enquanto o “Toy Trains” tem uma aparência mais colorida e semelhante a uma animação. Existe algum aspecto em comum entre os dois?
“Os princípios de design dos dois jogos são basicamente os mesmos”, explica Cezary, escritor e designer da equipe. “Nosso principal objetivo é oferecer uma jogabilidade fácil de entender, fluída e descomplicada. Se o jogador não estiver se divertindo nos primeiros 15 segundos de jogo, então falhamos. O outro aspecto comum entre os dois jogos é que ambos fazem o tempo parar, mas de maneiras diferentes.”
O mundo e as mecânicas do jogo começam a cativar os jogadores desde o momento em que eles colocam a primeira peça de trilho na mesa. É provável que você se envolva tanto que fique surpreso com a quantidade de horas que já passou jogando. Com facilidade de uso, conforto e ausência de distrações, você realmente mergulha de cabeça em “Toy Trains”. A música ambiente, os sons dos trens e os sons da natureza criam uma experiência muito relaxante. Não há pressa, não há cronômetro, não há pontuação. É só você e o mundo que você cria na tela.
“Não queríamos que o jogo forçasse as pessoas a fazerem qualquer coisa”, diz Marcin. “Cada desafio que você encontra tem várias soluções possíveis. Em vez de apenas resolver um quebra-cabeça, você sempre pode usar a criatividade e a estratégia para criar seu mapa final”. Para enfatizar ainda mais o aspecto criativo, “Toy Trains” também permite que você se expresse. Depois de montar as trilhas, o jogador pode decorar o cenário como quiser. Adicionar fazendas ou montes de feno pode transformar completamente a miniatura, dando a ela um toque pessoal e único.
A criação e a resolução de quebra-cabeças do jogo, juntamente com a apresentação acolhedora e nostálgica, fazem de “Toy Trains” um jogo perfeito para curtir com a família ou amigos em uma tela grande. O momento e a plataforma em que será lançado também não são coincidência. As tardes frias deste inverno serão perfeitas para sentar na sala, passar o headset do PS VR 2 de mão em mão, conversar sobre os desafios e admirar as pistas e decorações que cada um escolheu. Com isso, a equipe quer provar que a realidade virtual pode unir as pessoas em vez de isolá-las.
A última pergunta a ser respondida é: por que a equipe decidiu criar “Toy Trains” em vez de outro jogo de ação, como o Superhot?
“Seria fácil continuar fazendo jogos de tiro pelo resto de nossas carreiras”, disse Kuba, programador principal da empresa. “Mas, para criar coisas verdadeiramente únicas, não podemos ficar parados. Precisamos nos desafiar e agitar as coisas um pouco. A criatividade vem do desconforto. Por isso começamos com ‘Toy Trains’, mas quem sabe qual será o nosso próximo projeto?”
“Toy Trains” será lançado em 16 de janeiro no PS VR 2.
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Fotos por: Divulgação, Playstation Blog
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