Agora lendo: Insomniac Games e Toys for Bob comemoram os 25 anos de Spyro the Dragon

Carregando
svg
Abrir

Insomniac Games e Toys for Bob comemoram os 25 anos de Spyro the Dragon

setembro 16, 202311 Min. de Leitura

No dia 9 de setembro de 1998, Spyro, o Dragão, fez sua estreia no PlayStation original, conquistando o coração de jogadores de todas as idades. Para celebrar os 25 anos de Spyro, nos reunimos com os desenvolvedores originais da Insomniac Games e a equipe da Toys for Bob, responsável pela remasterização Spyro Reignited Trilogy, para descobrir como o amado dragão foi criado.

Ted Price, Presidente, Insomniac Games: Após o lançamento de nosso primeiro jogo, Disruptor, estávamos pensando no que fazer em seguida. Nosso parceiro de longa data e produtor Mark Cerny chamou nossa atenção para a falta de jogos para todas as idades no PlayStation. Pouco tempo depois, Craig Stitt, o criador da arte de Disruptor, disse: “eu sempre quis fazer um jogo com um dragão”. E assim, começamos essa jornada.

Naquela época, os jogos de plataforma 3D ainda eram algo novo, o que trouxe muitos desafios para a Insomniac Games.

Brian Hastings, Chefe de Estratégia Criativa, Insomniac Games: No início, nosso objetivo era descobrir como fazer um jogo de plataforma em 3D. Parece óbvio agora, mas naquela época nunca tínhamos feito algo do tipo, e enfrentamos vários desafios. Como fazer movimentos rápidos funcionarem em 3D sem causar enjoo aos jogadores? Como criar controles intuitivos em espaços tridimensionais sem um controle analógico? Como criar desafios de combate e plataforma sem a precisão que temos no 2D? E quais métricas resultam em um design de nível divertido em 3D?

O que aprendemos com a trilogia original de Spyro the Dragon influenciou nossos jogos subsequentes na Insomniac, e ainda podemos ver os elementos dos primeiros fundamentos do design de níveis em nossa abordagem de exploração.

Brian Hastings: Spyro teve uma enorme influência na forma como pensamos e abordamos a exploração em nossos jogos. Aprendemos a importância de criar um mundo em que todas as partes sejam memoráveis e valham a pena serem exploradas. Essa mentalidade nos acompanha em todos os nossos jogos. A melhor parte é que isso incentiva cada membro da equipe a adicionar algo especial e significativo à parte do jogo em que estão trabalhando.

Embora hoje vejam Spyro the Dragon como um clássico do PlayStation 1, o jogo não teve um sucesso imediato no lançamento. Como uma desenvolvedora modesta trabalhando em um gênero totalmente novo, a Insomniac correu riscos ao criar uma nova franquia. Mas valeu a pena, já que o amor pelo Dragão Roxo se espalhou entre aqueles que tinham um PlayStation em casa.

Ted Price: Na verdade, ficamos surpresos com o sucesso de Spyro. No início, o jogo não vendeu muito bem, mas continuou vendendo. Sentimo-nos sortudos porque, de alguma forma, ele conquistou seu espaço, principalmente por ser acessível, ter controles diretos, combates divertidos e muita variedade no gameplay. Além disso, tinha um design de nível que incentivava os jogadores a explorar cada detalhe. Outro motivo para o sucesso foi o fato de ser um jogo para todas as idades, seguro para crianças e divertido para adultos.

Ao longo de três jogos, Spyro se tornou um ícone do PS1 e do gênero de plataforma 3D. Ao remasterizar os jogos clássicos para a Spyro Reignited Trilogy, a Toys for Bob enfrentou o desafio de manter a essência amada pelos fãs, ao mesmo tempo em que trazia suas próprias melhorias e amor pelo Spyro.

Paul Yan, Colíder do Estúdio, Toys For Bob: Era importante que o gameplay fosse perfeito. Precisávamos recriar o gameplay com extrema precisão. Sabíamos que havia jogadores que poderiam passar de fase de olhos fechados, e queríamos fornecer uma experiência que respeitasse essa memória muscular, para que eles pudessem jogar como se lembrassem do jogo original.

Além disso, a trilha sonora icônica de Stewart Copeland foi essencial para o jogo. Mantivemos as trilhas originais em sua forma pura, mas também adicionamos uma opção para uma interpretação mais dinâmica, que respondesse ao gameplay de maneiras sutis e modernas.

A parte visual do jogo foi um desafio. Testamos inicialmente uma versão em maior resolução dos personagens, mas percebemos que precisávamos ir além para desenvolver o charme e a personalidade presentes nos jogos originais. “Remasterização” não é suficiente para descrever o trabalho realizado na Reignited, pois reconstruímos o gameplay e refizemos ambientes e personagens, combinando nossas próprias interpretações dos designs originais com as memórias dos fãs e a intenção da equipe original da Insomniac. Foi um processo de arqueologia e muitas conversas com a Insomniac que nos trouxeram confiança para criar uma nova estética em cima dessa base.

A Spyro Reignited Trilogy atraiu fãs de longa data e conquistou novos fãs, permitindo que todos pudessem correr, planar e voar pelos belos mundos de Spyro. A equipe da Toys for Bob trabalhou em colaboração com a Insomniac para manter a essência clássica de Spyro em Reignited, ao mesmo tempo em que fornecia feedback sobre melhorias visuais.

Brian Hastings: Acredito que a simplicidade do gameplay de Spyro é o que o torna duradouro. Os jogos ficaram mais complexos ao longo dos anos, com mais botões, movimentos, melhorias e mecânicas. Mas a essência divertida de Spyro está na alegria de explorar esses mundos vastos e coloridos, coletar gemas e perseguir ovelhas. A fantasia de exploração e descoberta em um mundo cheio de segredos, magia e surpresas é algo que nunca envelhece.

No que diz respeito aos gráficos, a Toys for Bob fez um trabalho impressionante. Os mundos de Spyro parecem mais mágicos do que nunca, superando nossas expectativas da década de 90.

John Fiorito, Chefe de Operações, Insomniac Games: Não poderíamos ter escolhido uma equipe melhor para reimaginar os jogos originais do Spyro. Ficamos impressionados com a série Skylanders e queríamos ver o que eles poderiam fazer com Reignited. A equipe da Toys for Bob nos visitou no início do processo de desenvolvimento e percebemos que a reimaginação seria fiel aos originais, ao mesmo tempo em que atraía uma nova geração de fãs. A Insomniac colaborou no visual e na sensação do jogo, e a atenção aos detalhes em toda a Reignited foi fenomenal. Eu joguei os três jogos quando eles foram lançados!

Ted Price: Em nome de todos nós na Insomniac, gostaríamos de agradecer à Toys for Bob por serem fiéis à visão original do Spyro.

Aos jogadores que estiveram com o Spyro desde o início e aos novos fãs que estão embarcando nessas aventuras pela primeira vez, obrigado por tornarem os últimos 25 anos de Spyro tão mágicos!

Paul Yan: Spyro chegou em um momento formativo para muitas pessoas. Ele nos mostrou o que um dragão pode fazer no gameplay de plataforma 3D e deixou uma marca. A Insomniac criou um design imortal e atraente para o personagem, com uma atitude cativante de “vai lá, pegue-os”. É difícil não torcer pelo Spyro.

Sabia que existem mais de uma dúzia de jogos diferentes do Spyro? Com diferentes desenvolvedores assumindo a franquia, é interessante ver as diferentes interpretações e mudanças de ênfase. Mas sempre acreditei que os jogos do Spyro brilham quando se baseiam em ótimos controles de movimento, em mundos vastos e coloridos, cheios de charme e maravilhas, e com Spyro como um jovem corajoso, otimista e azarão, pronto para enfrentar qualquer desafio. Essa é a essência imortal que conheço e que sempre me atrai de volta.

John Fiorito: Spyro é um azarão que nunca desiste. Ele sempre tenta fazer o que é certo e ajudar a todos ao seu redor. E ele ainda consegue cuspir fogo. Como não amar?

Jogue Spyro Reignited Trilogy hoje no PS5 e PS4.


Nosso blog Geek.etc é totalmente obcecado pela aura hipnotizante e pela vasta gama de aventuras que o universo do Playstation nos proporciona.
Fotos por: Divulgação, Playstation Blog

Qual seu voto?

0 People voted this article. 0 Upvotes - 0 Downvotes.
svg

O que você acha?

Mostrar comentários / Deixe um comentário

Leave a reply

svg