Agora lendo: A Evolução de Tekken e PlayStation no Blog Brasileiro do PlayStation

Carregando
svg
Abrir

A Evolução de Tekken e PlayStation no Blog Brasileiro do PlayStation

janeiro 20, 202413 Min. de Leitura

A franquia Tekken da Bandai Namco Entertainment é uma das primeiras séries que vêm à mente quando a maioria dos jogadores pensa em jogos de luta. Sendo lançado nos fliperamas em 1994, Tekken chamou a atenção para jogos de luta 3D com seus personagens estilosos, comédia, jogabilidade inovadora e gráficos poligonais. Essas realizações continuaram ao longo da série, mantendo-a na vanguarda do gênero mesmo após a era dos fliperamas.

O sucesso de Tekken continuou no mercado de consoles com a chegada da icônica franquia ao PlayStation, e a série e o sistema evoluíram juntos. Cada jogo levou os novos consoles ao limite, tornando cada título uma demonstração primorosa da força de cada PlayStation.

Com o lançamento de Tekken 8 se aproximando, é hora de outra colisão entre o Torneio do Rei do Punho de Ferro e o PlayStation. Vamos dar uma olhada em como a série evoluiu e se tornou tão intrínseca a cada console.

Tekken: Origens de punho de ferro

Tekken | Lançamento nos EUA: 1995 | PlayStation

Depois de ser um sucesso nos fliperamas, Tekken estreou nos consoles com o PlayStation original. Lançado dois meses após a estreia do console, Tekken imediatamente refletiu seu sucesso inicial no mundo dos consoles domésticos.

Desde o começo, já era possível ver as bases para toda a série. O foco em superar os limites do hardware com gráficos detalhados e 60 quadros por segundo tornou o jogo essencial, com um esquema de controles fácil de aprender, mas difícil de dominar, com dois botões de soco e dois botões de chute, que a série ainda utiliza e que fez do jogo um sucesso competitivo e casual em lares de todo o mundo.

E quem não se lembra da lista de personagens memoráveis que a experiência do PlayStation tornou ainda mais notável? O jogo contava com cenas pré-renderizadas, e os jogadores podiam desbloquear subchefes como o Armor King e o chefe final, Heihachi, e jogar com eles.

Mesmo já estando disponível nos fliperamas há um ano, Tekken foi igualmente elogiado nos consoles. Decidir continuar a série por anos a fio foi uma escolha óbvia para a Bandai Namco Entertainment.

Tekken 2: Refinando a fórmula

Tekken 2 | Lançamento nos EUA: 1996 | PlayStation

Tekken 2 chegou aos fliperamas em 1995 e aos consoles PlayStation em 1996. Enquanto o primeiro jogo estabeleceu as bases para a série, as adições desta sequência tornaram o jogo imediatamente reconhecível para os fãs.

Os jogadores foram recebidos com um salto de 17 para 25 personagens jogáveis, incluindo novos personagens como Bruce, Roger e Jun Kazama. Muitos desses personagens vieram com novas mecânicas de combate, como esquivas laterais únicas, sequências de agarrões, arremessos para trás e ataques reversos especiais. Também foram adicionados novos modos essenciais, como Time Attack, Team Battle, Survival e Practice. Esses recursos levaram Tekken a um novo patamar e tornaram Tekken 2 um dos jogos mais vendidos do PlayStation.

Este jogo também marcou o começo do reinado de Kazuya como o vilão da série, e o final insinuou o futuro de Jin como protagonista.

Tekken 3: Um pouco mais familiar

Tekken 3 | Lançamento nos EUA: 1998 | PlayStation

Tekken voltou com outro sucesso no PlayStation em Tekken 3. Personagens marcantes, como Jin, Eddy Gordo, Xiaoyu, Bryan Fury, Hwoarang, Law e Julia, se juntaram ao elenco.

A maior adição aqui veio na forma de mudanças nos movimentos, como a redução na altura dos pulos. Também foram adicionados arremessos e esquivas laterais, assim como movimentos que podem ser executados durante uma esquiva lateral. Vários lutadores receberam golpes reversos e certos personagens ganharam combos de agarrão. Isso aproximou Tekken muito mais do jogo que conhecemos hoje.

Assim como em Tekken 2, a versão do PlayStation tinha modos exclusivos, tornando Tekken 3 a estreia do minijogo de luta Tekken Force e do Tekken Ball, que lembrava vôlei.

Tekken Tag Tournament: Diversão de 2 contra 2

Tekken Tag Tournament | Lançamento nos EUA: 2000 | PlayStation 2

Tekken estreou no PlayStation 2 com o primeiro jogo da série spin-off Tekken Tag Tournament. Desta vez, os lutadores desafiam uns aos outros em duplas. Agora, ao pressionar um botão, os jogadores podem alternar entre seus dois personagens, cada um com várias características secretas que dependem de seu parceiro, possibilitando combos de tag, arremessos e táticas diferentes. No entanto, quando um personagem em qualquer equipe é derrotado, a partida termina.

A versão do PlayStation implementou gráficos aprimorados em comparação com a versão fliperama e ainda mais modos. Em casa, os jogadores ganharam a capacidade de jogar no modo 1 contra 1 clássico, uma batalha de equipes com até oito partidas para decidir a vitória e a estreia do minijogo de boliche Tekken Bowl.

Tekken 4: Uma reintrodução dinâmica

Tekken 4 | Lançamento nos EUA: 2002 | PlayStation 2

Tekken retornou à série principal com Tekken 4, apresentando algumas das maiores mudanças na fórmula desde o início. O jogo ficou mais sombrio do que antes, trazendo de volta Kazuya, que estava morto. Isso só foi possível com um motor gráfico aprimorado que afetava dinamicamente a iluminação, as superfícies e a física. E não podemos esquecer da trilha sonora sensacional.

Os jogadores agora podiam se mover antes mesmo de uma partida começar, e o ambiente se tornou ainda mais importante. A introdução de estágios com paredes permitiu combos mais perigosos e longos. Isso levou à estreia de fugas pelos cantos, para permitir recuperações.

Mais uma vez, a versão do PlayStation incluiu o Tekken Force e um novo Modo História com cenas cinematográficas.

Tekken 5: Movimento moderno

Tekken 5 | Lançamento nos EUA: 2005 | PlayStation 2

Enquanto Tekken 4 deu ênfase a ambientes variados, Tekken 5 deu uma acalmada. Os terrenos irregulares foram removidos para tornar o movimento mais suave e rápido. Apesar disso, o número de personagens é outra história, com 32 personagens na lista de participantes inicial, incluindo a estreia do Devil Jin.

Este jogo também apresenta os movimentos “high crush” e “low crush”, pelos quais o jogo é conhecido. Pela primeira vez, os lutadores podiam ser personalizados com roupas, cores e itens diferentes obtidos com a moeda do jogo.

O novo modo exclusivo do PlayStation é o Devil Within, uma nova interpretação do Tekken Force em que os jogadores controlam Jin enquanto ele viaja por estágios labirínticos com a habilidade de se tornar o Devil Jin.

Tekken 6: Levando a batalha online

Tekken 6 | Lançamento nos EUA: 2009 | PlayStation 3

Tekken 6 introduziu a série ao PlayStation 3, mantendo a maior parte dos elementos anteriores da franquia e adicionando coisas como o sistema Rage. Isso permitia que os jogadores causassem mais dano à medida que a vida deles diminuía.

As dinâmicas de estágios também voltaram, permitindo que as paredes fossem destruídas e abrindo caminho para mais ambientes. Os “bound attacks” também foram adicionados, dando aos lutadores um novo movimento que derruba os inimigos no chão, fazendo-os quicar para cima e deixando-os vulneráveis a combos posteriores.

Mais uma vez, um modo de luta chamado Scenario Campaign era exclusivo das versões de console. A maior adição foi a possibilidade de jogar partidas online, proporcionando pela primeira vez experiências de batalhas à distância e um Scenario Campaign cooperativo.

Tekken Tag Tournament 2: A volta à tag

Tekken Tag Tournament 2 | Lançamento nos EUA: 2012 | PlayStation 3

Tekken seguiu o spin-off original com Tag Tournament 2, que manteve a maior parte das regras originais, mas com algumas atualizações. Agora era possível realizar combos de tag prolongados e combos em que ambos os personagens atacam o adversário ao mesmo tempo, chamados de Tag Assaults, o que abriu espaço para novas estratégias.

Modos extras com partidas de 1 contra 1, 2 contra 2 ou 1 contra 2 que permitiam que quatro jogadores diferentes controlassem cada lutador adicionaram mais variedade à mistura. A vida e o poder dos personagens eram ajustados de acordo com o tipo de partida. Esta também foi a primeira vez em que Tekken adicionou mais ferramentas de aprendizado, como um modo de tutorial, o Fight Lab.

Tekken 7: Novas alturas

Tekken 7 | Lançamento nos EUA: 2017 | PlayStation 4

Tekken marcou presença no PlayStation 4 de forma grandiosa. Novas mecânicas foram adicionadas para tornar o jogo ofensivo mais perigoso do que nunca.

Rage Arts trouxe superataques cinematográficos para o mundo de Tekken. Power Crushes deram aos jogadores a capacidade de absorver um golpe baixo ou alto, continuando a ofensiva mesmo quando o oponente reagia. Rage Drives adicionou mais decisões a serem tomadas, já que os jogadores podiam usar o Rage para obter uma versão mais poderosa de um golpe específico.


A Evolução de Tekken e PlayStation

A parte mais notável da história de Tekken 7 é a adição de vários lutadores convidados, incluindo Negan, de The Walking Dead; Noctis, de Final Fantasy XV; Geese Howard, da SNK, e Akuma, de Street Fighter.

Tekken 8: O futuro do punho de ferro

Tekken 8 | Lançamento nos EUA: 2024 | PlayStation 5

Agora estamos todos esperando por Tekken 8, o primeiro jogo da série a pular os fliperamas e ser lançado diretamente nos consoles PlayStation. O jogo começa onde Tekken 7 parou, com um foco pesado na ofensiva. O novo sistema Heat dá aos lutadores acesso a dano constante, mais ataques, quebras de defesa e até movimentos de arrancada canceláveis.


A Evolução de Tekken e PlayStation

Junto com essas mudanças, há também uma atualização para o motor gráfico com a implementação da Unreal Engine 5. Isso proporciona a Tekken 8 visuais e física ainda mais dinâmicos do que nos jogos anteriores.

Tekken 8 continuará o legado quando for lançado para o PS5 em 26 de janeiro.


“O nosso blog Geek.etc é mais “Playstation Lover” do que o Pikachu é fã de ketchup na Pokébola!”
Fotos por: Divulgação, Playstation Blog

Qual seu voto?

0 People voted this article. 0 Upvotes - 0 Downvotes.
svg

O que você acha?

Mostrar comentários / Deixe um comentário

Leave a reply

svg