Os antigos consoles da Nintendo – especificamente, o Wii U e o 3DS – estão tendo seu acesso a partidas online cortado pela fabricante japonesa. A medida já tinha sido anunciada pela empresa em outubro, mas na ocasião, ela informou que o término das interfaces online dos dois dispositivos aconteceria apenas em março de 2024.
A informação foi percebida por veículos nintendistas como o Nintendo Life e o site “Pretendo” – uma espécie de rede aberta que prometeu eventualmente reconectar os dois dispositivos. O gestor desta última, Jonathan Barrow, afirmou que o corte antecipado é parte de uma medida de desligamento “gradual” implementada pela empresa.
Reconhecendo a empresa, a Nintendo nunca afirmou que o acesso seria cortado “em abril”. Na ocasião, ela disse que o referido mês era a data final dos procedimentos de descontinuidade e, no próprio comunicado de outubro, ela também admitiu que os consoles poderiam ficar offline “antes do informado”.
No entanto, alguns canais – e vários usuários nas redes sociais – criticaram a medida, pois ela foi implementada sem nenhum aviso prévio.
Dos dois consoles mencionados, o Wii U é um tanto quanto negligenciado, tendo apresentado um número de vendas inferior ao seu antecessor (Nintendo Wii) e ao seu sucessor (o popular Switch) – isso foi atribuído principalmente a dois fatores: uma linha de jogos “da casa”, como Super Mario, Zelda ou Donkey Kong, considerada fraca, e o pouco suporte das editoras terceirizadas, que lançavam seus jogos com pouca compatibilidade com o console.
No entanto, ele foi o primeiro dispositivo da “Big N” a suportar gráficos de alta definição e apresentou o conceito de “gamepad com tela de toque”, além de melhorar a experiência online dos jogos em relação ao Wii – tudo isso foi incorporado ao Nintendo Switch de maneira eficiente.
Por outro lado, o Nintendo 3DS se mostrou um dos consoles mais populares da empresa japonesa – não apenas no campo dos portáteis, mas em geral: de acordo com o relatório financeiro da Nintendo de 2022, o 3DS atingiu a marca de 75,94 milhões de unidades vendidas em todo o mundo naquele ano.
O fim do suporte online dos dois dispositivos segue o corte de acesso à eShop, a loja online da Nintendo. A empresa não comentou as informações divulgadas.
“Através dos encanamentos tecnológicos, nosso blog Geek.etc transborda em admiração por Mario Bros e mergulha de cabeça no universo mágico dos consoles da Nintendo.”
Fotos por: Nintendo, Google e TecMasters